Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mercado de animes no Brasil: perdendo até para tartaruga?

Navegantes,
Na última terça-feira, a Viacom International Media Networks The Americas (VIMN) divulgou uma parceria com a Bandeirantes. A emissora terá os direitos da maioria dos títulos do canal Nickelodeon, como Tartarugas Ninjas e ICarly. A exceção fica por conta de Bob Esponja e Os Pinguins de Madagascar. Motivo: estes ainda pertencem a rede Globo (que diga-se de passagem, é prioridade para qualquer empresa) [valeu Gabriel Siqueira] .
O fato só reforça o que tenho dito faz algum tempo... Há chance de retorno dos animes na TV brasileira? Não... Imaginem que o SBT tem contrato com a Warner, a Record não está nem aí e no máximo tem o Pica-Pau... A Globo já lavou as mãos para com animação. RedeTV nem conta. Daí, resta-nos a Band.
Mas, esta fechou este acordo importante para ela e sua audiência. Fora que como eu disse no ano passado, a Bandeirantes tende a dar atenção ao esporte. Tanto que Cavaleiros do Zodíaco deu lugar ao programa esportivo no período da tarde nos pouco lugares que era exibido.
Assim, os otakus devem realmente procurar a internet como possibilidade. Esqueçam a TV. A chance de animes à noite até poderia existir, afinal temos Os Simpsons no período noturno. Mas, isso é mais um delírio do que fato. A internet está aí. Demos apoio aos projetos onlines legais que têm aparecido. Só assim poderemos ter produtos originais em nosso mercado. A internet tem se mostrado cada vez mais forte... Ainda resta dúvida disso?

ANIMA INFO 1561

JBC anuncia mangá Another

Another é o novo lançamento da Editora JBC, que chega as bancas em fevereiro. O mangá foi lançado originalmente como uma light novel (livro) em 2009, no Japão. Devido ao seu sucesso, foi transformada em um mangá de quatro volumes, depois ganhou um anime com doze episódios e ainda virou filme em 2012.
No títullo, tudo começa com uma historia contada pelos alunos do Colégio Yomita: há 26 anos, havia um aluno chamado Misaki que, desde o primeiro ano, era uma pessoa querida por todos ao seu redor, bom aluno e ótimo atleta. Mas no terceiro ano ele caiu na turma 3-3 e perdeu a vida em um acidente.
Os colegas de Misaki, sem saberem como lidar com a morte repentina do amigo, decidiram “fingir que Misaki estava vivo”. Porém, no dia da formatura... na hora que a foto da turma 3-3 reunida foi revelada, Misaki estava presente. Foi aí que tudo começou.
Seguindo a linha dos outros dois lançamentos da JBC em 2013, Diário do Futuro (12 volumes) entre outros, o acabamento traz páginas coloridas e impressão nas capas internas, Another terá 4 volumes e chega às bancas em fevereiro, capa com laminação fosca (também virá embalado com plástico) e 4x4 (impressão colorida também no verso da capa), cerca de 190 páginas + 4 coloridas, papel brite 52g, formato de 13,5 x 20,5 cm, ao valor de R$ 13,90 e com periodicidade mensal.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Quando João e Maria descem o cacete...

Navegantes,
Vim aqui falar brevemente do filme João e Maria - Caçadores de Bruxas, em cartaz nos cinemas brasileiros. Bem... quando houve a cabine do filme, não tive oportunidade de vê-lo. Assisti hoje e posso dizer que é um show!!! Esqueçam a história "meiga" de sua infância...
Sim!!! Show de sangue, porrada, com uma pitada de romance e um extraordinário 3D. Eu poderia comentar da sinopse, mas vocês podem ler isso em qualquer outro site que já tenha falado do longa-metragem. Que, diga-se de passagem, nem é tão longa assim. Dá cerca de uma hora e meia de filme. Um tempo ideal.
Acredito que Hollywood finalmente está aprendendo a não fazer filmes "quilométricos" como Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia e afins. São filmes, ao meu ver, desnecessariamente longos, sonolentos. João e Maria tem um "time" bem adequado!!!
Os figurinos, os efeitos visuais, a música estão ideiais para um filme de ação, que é isso que João e Maria, em verdade, é. Não faltam socos, pontapés, sangue, muito sangue. E olha que tem umas cenas um tanto fortinhas...
E sério, quem tiver grana, veja em 3D. Este é o primeiro filme que o 3D é desnecessário, mas que impressiona de tão bom que é. O sangue, os pedaços de corpos e tudo mais caem no nosso rosto!!! Se perder, no futuro você se arrependerá!

ANIMA INFO 1560

Adaptação de Dom Quixote sairá em mangá

Na edição de março de Comic@Bunch será lançado um mangá baseado no romance clássico Dom Quixote de Miguel de Cervantes. Esta adaptação é escrita por Yūshi Kawata e arte de Yukito, com o título de Don Quijote -Ureigao no Kishi: Sono Ai-. Na história clássica, o personagem que dá nome à obra é um cavaleiro errante, que "devaneia" nas diversas histórias que leu ao longo da vida. Ele tem a companhia de seu amigo Sancho Pança.

Fonte: Anime News Network

domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Maria: qual é a graça?

Navegantes...
Estou aqui para dizer algumas poucas palavras acerca do ocorrido em Santa Maria. Uma tragédia. Não há muito o que dizer. Espero, de coração, que Deus dê perseverança, sabedoria e força a estas famílias. Pois, saber que seu filho, irmão, sobrinho, amigo querido foi a um lugar se divertir e morrer terrivelmente não deve ser fácil.
Também quero lembrar um fato curioso. Tempos atrás, queixei-me da falta de noção das pessoas que ficavam insistentemente falando, "chorando, doendo-se" pela tragédia do tsunami no Japão. Houve muita falsidade naquela hora... Mas, hoje, coisa pior aconteceu e ainda está acontecendo: as piadinhas imbecis, de gente estúpida e sem o menor pingo de amor no coração.
Sério mesmo que esta gente acha engraçado tirar onda com o sofrimento alheio? Sério mesmo que esta gente cretina acha que "tem que ser policitamente incorreta" para tudo? Sério... vão se foder todos vocês que acham isso. Meus leitores sabem não gosto do "politicamente correto". Acho que daí sai muita hipocrisia. Mas, com tragédia... não tem como ser "engraçadinho", não tem como achar graça.
Que vocês que estão tirando onda, nunca passem por uma situação como os que morreram, e nem estejam no lugar destas famílias. E, que algum dia, vocês possam minimamente, ter um pouco de consicência. Nem tudo é para tirar onda. Nem tudo é para ser engraçado. Nem tudo, gente, é para ser incorreto.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Só para informar...

Navegantes!!! Sei que estes dias estou sumida aqui... Mas, a verdade é que estou um tanto atarefada. Estou divagando em projetos aqui do trampo. Mas, claro.. não é só isso. Também estou lendo firmemente para poder começar os textos de meu trabalho final da pós...
Além disso, há sempre empecilhos no caminho... Como problemas que tive com o pagamento de meu celular na porcaria da Lotérica aqui perto e com a Vivo... Como eu já disse, somos reféns de empresas que não sabem trabalhar direito...
E também, minha cabeça também está ocupada com outras duas coisas. Uma delas tem a ver com o mercado de animes. Perguntaram-me se era sobre um anime ou magá específico. Não é. Tem a ver com o mercado como um todo - a ver comigo - e como as coisas são porcarias porque pessoas e empresas são sacanas.
Enfim, retorno em breve com novidades. Só preciso organizar minha cabeça com todos estes fatores externos. Beleza, gente?

domingo, 13 de janeiro de 2013

Cultura da mídia: você faz parte dela...

Navegantes,
É chegado o momento de mais um comentário de um livro. Em verdade... não escrevo sobre todos os livros que leio, não... Só os que acredito serem interessantes. Há um, por exemplo, que li no ano passado, tinha uma 100 páginas e demorei uns três meses para ler. Motivo da demora: o livro era difícil e muito chatinho...
Mas, não é o caso de Cultura da Mídia, de Douglas Kellner. O autor, da escola inglesa de "estudos culturais", fez diversos estudos acerca da cultura que nos cerca e que estamos envolvidos diariamente. Mostra-nos os lados positivos e negativos desta cultura midiática que está a nossa volta. Sim, nem ao céu, e nem ao inferno. Ela é causa e efeito das ações humanas em diversos âmbitos e campos.
Costuma-se julgar a cultura midiática somente pelo seu lado extremamente negativo, que é a questão da manipulação. Isso é fato, acontece. Mas, muitas vezes, a cultura da mídia só reproduz aquilo que é latente e comum na sociedade. O autor apresenta-nos diversos exemplos para tecer seus comentários, tais como Rambo e Madonna!!!! Há outros...
Só para se ter uma ideia dos equívocos em relação ao tema, quando procurei na net imagem do livro para ilustrar este post, encontrei uma mão saindo da TV, manipulando o espectador como marionete. Certamente, quem fez esta ilustração não leu o livro. E, talvez o mais interessante é ver que Kellner deixa claro que seu campo é mesmo, dos estudos culturais e que estes, não podem se restringir unicamente em uma linha. Mas, que deve-se ser coerente em uma metodologia.
Como eu disse, cada vez mais tenho repensado algumas de minhas posições. Estas leituras ajudam-me a reavaliar coisas que eu acreditava e hoje, meus antigos pensamentos já não são tão "reacionários" quanto antes em relação à cultura. Devemos pensar no conjunto do todo.
Por fim, fica a dica aos "otakus": leiam o livro inteiro, claro, mas especialmente o capítulo 9: cyberpunk. Minhas das histórias que vocês bradam, falam em seus resenhas que são revolucionárias... Não são tão revolucionárias assim. OK?

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sugestão para quadrinistas se matarem? Não... nada disso, mas...

Algumas pessoas me pedem opinião de como estão seus mangás. Eu até tento, mas não dá para falar nada quando um texto longo não tem ponto final. Galera quer escrever mangá ou outro tipo de quadrinho, inventa um monte de nomes e loucuras na história, mas o texto de apresentação é horrível, o que posso pensar?
Quer escrever mangá (HQ)? Escreva. Mas, antes, aprenda minimamente um pouco da gramática portuguesa do Brasil. Porque texto sem ponto final não dá! Não estou dizendo para escrever "norma culta" em uma história em quadrinho. Estou dizendo para fazer o texto ser compreensível. Dez linhas ou mais sem ponto final? Só vírgulas? Desculpem, mas, não desce.
A cabeça da maioria das pessoas precisa de uma "pausa" mental na fala e na escrita também. O que causa esta pausa não são as vírgulas. São os pontos finais. Porque em um texto contínuo, a nossa (ou minha) tendência é ler sem dar pausa, sem parar mesmo. Daí o que acontece? Perdemos o fio da meada e temos que recomeçar algo que deveria ser simples...
Galera que me envia seus quadrinhos, por gentileza, tenha mais atenção com a gramática. Apesar de um monte de gente propagar que na internet "vale tudo"... A coisa não é bem assim. OK? Pensem nisso antes de escrever, especialmente as sinopses e textos de apresentação. Se isso for ruim, não dá nem vontade de ler o restante... Afinal, a maioria quer ser quadrinista (seja qual estilo for) e não "quadrineiro"...

ANIMA INFO 1559

Academia divulga indicados para melhor animação
A Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou hoje a lista de filmes indicados ao Oscar, entre eles as melhores animações. Os títulos na disputa da cateogria são: Valente, Frankenweenie e Detona Ralph (todos da Disney), Piratas Pirados (Sony) e Paranorman (Focus/Laika).
Curiosamente, a grande ausência da categoria foi a não indicação de títulos da Dreamworks como A Origem dos Guardiões ou Madagascar 3. E, certamente, a grande surpresa ficou por conta de Paranorman (imagem acima), animação que fugiu dos "padrões" morais do conservadorismo americano (veja artigo clicando aqui). A premiação acontece em 24 de fevereiro.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ANIMA INFO 1558

Convenções de filmes e "series" acontecem em 2013

Diversas convenções de filmes e seriados acontecem este ano. A RTA Global e a KLZ Events fecharam parcerias para a produção de eventos - com a vinda de artistas das obras -  Rising Con Brasil – Supernatural e Bloodlines Con – The Vampire Diaries. Nos dias 22 e 23 de junho, os atores de Ian Somerhalder, Torrey Devitto e Paul Wesley, de “The Vampire Diaries”, participarão da “Bloodlines”, convenção da série no Brasil.
Além destes eventos, também está previsto para ocorrer no segundo semestre, Gleek Convention, convenção baseada na série Glee e, Hogwarts Convention, baseado na série de livros e filmes Harry Potter. A RTA Global anuncia a vinda dos atores de ambas as séries. Entretanto, os nomes ainda não foram revelados. Em breve mais informações.
←  Anterior Proxima  → Inicio