Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Utakoi 超訳百人一首 うた恋い, esteja de bem com a vida para assistir!!!

Queridos navegantes,
Excepcionalmente, esta semana escrevo sobre dois animes. Um foi na última segunda-feira (veja posts abaixo). O outro segue agora porque, conforme uma votação no meu Facebook e também no meu Twitter, a galera prefere que as resenhas ocorram no final de semana. Que assim seja então. Pelo menos, tentarei seguir desta forma...
A animação desta vez é Utakoi (超訳百人一首 うた恋い), cujo site oficial é este, é baseado em uma coleção de 100 poemas românticos que são usados em tradicionais jogos de cartas e memória no Japão. As histórias acontecem em uma interpretação muito liberal da antologia de poemas Hyakunin Isshu, tais como Murasaki Shikibu, de Os contos de Genji, entre outros.
O que é importante ao se ver Utakoi (超訳百人一首 うた恋い) é estar de bem com a vida. Sério. A maioria dos "contos" (divididos em episódios) são tristes. Muitos amores que não deram certo... É natural, acredito, que o espectador fique um tanto chateado, mesmo com bom humor. Imagine se estiver com problemas... E, há situações um tanto quanto curiosas da cultura japonesa, como a questão do curte de cabelo ou mostrar o rosto.
Do ponto de vista estético, os personagens são visualmente lindos. Tanto masculinos como femininos. As mulheres, inclusive, apresentam um desenho com aquela maquiagem clássica oriental. O desenho das roupas - especialmente os quimonos femininos - são deslumbrantes. Dá vontade de ter um. Pena que aquelas roupas são muito caras no Brasil.
Uma peculiaridade é uma linha de traço forte (ao estilo Padrinhos Mágicos), no desenho dos personagens. E os cenários são bonitos, já que há muita cena com jardins. Há um estilo semelhante a pintura... E também no episódio 6, há uma certa tirada de sarro da história até então, quebrando o tom de seriedade do título.
Fica um outro registro... Ao término da animação, dá uma certa vontade de conhecer os tais poemas. Inclusive, dá um certo interesse em conhecermos os nossos próprios poemas. Utakoi (超訳百人一首 うた恋い) também tem um mangá é de 2010. O anime é de 2012. Assim, como todos estes apontamentos, vale assistir ao título, mesmo que muitos episódios tenham argumentos um tanto quanto melancólicos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

Rafael S disse...

Eu vou me programar pra ver este animê. me lembrou um pouco o anime dos 12 reinos.

The Fool disse...

Parece interessante.
Se eu te falar que eu também fico enrolando pra falar dos animes que tenho visto... >_>
Bom Review Sandra!

L.Karina disse...

Parece muito bom esse anime. Vou procurar assistir. Pelo que eu vi nessa imagens a arte desse anime é linda.
Boa resenha Sandra.

Old_Nash disse...

Já leu um livro antigo auto-biográfico chamado As Confissões de Lady Nijo?