Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Maoyuu Maou Yuusha まおゆう魔王勇者,, sem conhecimento histórico não dá...

Caros navegantes,
Aproveitando minhas férias, vi alguns animes no Crunchyroll. Um deles foi Maoyuu Maou Yuusha (まおゆう魔王勇者 ou Archenemy and Hero). Ou, pura e simplesmente MAOYU. O título é baseado em livros com ilustrações em estilo mangá, também conhecidos como light novels. Como fez algum sucesso, ganhou versão em histórias em quadrinhos, games e este anime.
Na história, quinze anos se passaram desde que a guerra entre humanos e demônios começou. O exército humano que marchara pelo portão para o mundo dos demônios conseguira conquistar um dos pontos vitais do clã demoníaco, mas deixou uma vulnerabilidade da qual o clã inimigo se aproveitou para ocupar parte do território dos humanos. Conflitos frequentes entre os seres humanos e os demônios nos reinos intensamente frios do sul causaram muito sofrimento e confusão a todos.
Aqui uma ressalva importante, especialmente para aqueles que fazem buscas pelo Google e acham informações sobre o termo "demônio". Para os japoneses, demônios são criaturas da cultura (folclore e religião) com características diferentes da figura judaico-cristã do ocidente. Eles são iguais - ou bem próximos - aos seres humanos, podem ser maus ou bons. Aqui, fica um registro acadêmico para se ter conhecimento das diferenças culturas do conceito "demônio".
Óbvio que pode assustar um pouco, inclusive porque o título do anime seria traduzido como "O demônio e o herói". Mas, é justamente por esta estranheza que vale a explicação acima. Bem, indo para o anime... É uma boa animação. Com técnicas normais, nada extraordinariamente bom ou ruim. Em alguns momento é um tanto quanto confuso. Mas, algumas das circunstâncias são baseadas em fatos reais.
Há referências histórias claras ao período medieval ocidental e a Era moderna também ocidental. Quem estudou o mínimo de História geral, certamente vai conhecer estas referências. Ou seja, para ver este anime, é importante ler e conhecer História. Este não é um título pura e simplesmente com lutinhas e um romancezinho aqui e ali...
As músicas de abertura e encerramento são muito bonitas. São somente 12 episódios, o que infelizmente, dá-nos a impressão que falta algo. Uma pena que algumas produções parem tão cedo. Este desenho (veja site oficial) merecia - ao menos - uns três episódios a mais para ter um desfecho melhor nas batalhas... Enfim, um bom anime que, como já dito, para ser visto, precisa-se ter um pouco de conhecimento histórico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: