Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Goten quer saber...

Olá queridos navegantes!!! Brincadeiras a parte com o título deste post... Vocês já estão carecas de saber que voltei a ver animes. Alguns devem ter notado que a maioria dos títulos que estou assistindo são curtinhos. Cerca de 12 episódios. Além claro, de serem animes "pra lá" de alternativos.
Mas, um fato curioso que notei é que animes curtos, por serem assim, não trazem traços característicos de roteiros longos (óbvio). Em animações mais longas, temos algumas características específicas. Tipo: um primeiro "ponto de virada" ser lá pelo episódio dez... Coisas do gênero...
Daí, como não custa perguntar... Há algum "Manual de Roteiro de Anime"? Tentei procurar algo em inglês, mas é tudo meio "breve demais"... Daí, alguns de meus queridos leitores, cuja maioria é bem inteligente, poderiam conhecer algum livro do estilo Manual de Roteiro de Syd Field. Tenho uma certa curiosidade, pois, eu poderia tecer um detalhamento melhor em minhas considerações.
Parece bobagem estes livros e textos, mas não é. Na obra do Syd Field, quando você lê a primeira vez, você pensa: "este cara é meio doido..." Mas, a verdade é que com o tempo, você percebe que os comentários dele são corretos e o que ele diz procede em roteiros de filmes hollywoodianos.
Em anime, por exemplo, percebo que aqueles que tendem a serem longos, têm um primeiro ponto de virada lá pelo episódio dez... Daí.. têm mais alguns pontos de virada - que não são necessariamente arcos - até se chegar ao clímax. Enfim... caso alguém tenha conhecimento de um livro do gênero, seja em inglês ou espanhol (até italiano dá para tentar ler), eu agradeço!
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Ligeirinho disse...

Cença, Sandra.

Não entendo nada de roteiro e não tenho um livro (se tivesse, lhe emprestaria correndo :D ), mas gostaria de deixar algo que pensei depois de ler seu texto.


Imagino que talvez exista uma "receita de bolo" para criar séries, seja animês ou como tu citou sobre o livro "Manual de Roteiro...", os filmes americanos.

Que eu saiba, as histórias tem sempre (ou quase sempre) um começo, um meio e um fim. Como séries tem números de episódios para fechar temporadas ou épocas, não é a toda que o clímax ou meio da série se dão depois de 10 episódios. Posso estar errado, mas os primeiros episódios (ou o primeiro trecho de alguma história) vai apresentar o universo daquele conto e dar o mote de pontapé inicial. Se a história é curta, rapidamente já chega o climax para dar o encerramento.

Das poucas séries e animês que vi ou lembro-me de ter visto, o conceito é sempre este. E imagino que é válido para qualquer história, seja escrita ou contada de outros meios. :)

Talvez por isso que muitas vezes que surge algo fora dos padrões das receitas de bolo de roteiros, ou faz um sucessão ou vira um fracasso total. :) Na dúvida, o pessoal segue a receita :).

Acho que se pegar outros livros sobre criação de roteiros, provavelmente vai encontrar sempre os mesmos conceitos. Posso estar errado. :)

Sucesso sempre :D

Will Ananias disse...

Manual, manual eu não conheço...mas a wiki http:/www.tvtropes.org lista praticamente TODOS os recursos de roteiro imagináveis em qualquer anime, desenho, série ou filme que você pensar.

O site é em inglês...mas já adianto que é viciante ^^

L.Karina disse...

Eu não conheço nenhum livro sobre roteiro de animes, mas li em algum lugar sobre livros de roteiro para animações são ocidentais,mas pode haver alguma referência, e livros de roteiro de games.
Creio que esse livros devam existir no Japão.