Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ANIMA INFO 1585 - Especial

Cartoon Network celebra 20 e ignora animes

O maior sucesso dos animes do canal:
Dragon Ball sagas
O canal de TV paga Cartoon Network emitiu uma nota para a imprensa celebrando seus 20 anos no Brasil e América Latina. A história do canal começa em dezembro de 1991, quando a Turner Broadcasting System, Inc. adquiriu a Hanna-Barbera Entertainment Co. Um ano depois, nós lançamos o primeiro canal dedicado a desenhos animados na América. Foi em 1993 que o Cartoon Network chegou à América Latina, em Espanhol e Português, com OS FLINSTONES, OS JETSONS, TOM & JERRY e ZÉ COLMÉIA invadindo milhões de casas. Com o tempo, o canal enriqueceu a sua programação e rapidamente se tornou a maior filmoteca do mundo e um líder de vanguarda em termos de inovação e revolução de formatos visuais.
A parte em itálico acima faz parte da nota original - que é maior e traz os números de sucesso do canal - que a emissora divulgou. Curiosamente, há um fato que chama a atenção: em nenhum momento há referências aos blocos de animes que o CN exibiu em outrora. Toonami e Adult Swin não foram lembrados. A nota também ignora a exibição de "live actions". Ou seja, o Cartoon Network nos trouxe grandes desenhos animados, como As Meninas Superpoderosas ou Ben 10. Mas, deixou para trás uma História rica de exibições de animações japonesas.
Pelo canal passaram Dragon Ball sagas, Cavaleiros do Zodíaco, InuYasha, Naruto, Ranma 1/2, Samurai X , Yu Yu Hakusho, Sailor Moon entre tantos outros. Porém, parece que o único desenho japonês sobrevivente e com exibição constante é Pokemon. E, por um motivo bem claro: a emissora também é co-produtora dos "bichinhos". O Papo de Budega deixa aqui o registro de celebração da data. Porém, deixa também um registro de lamentação do canal que exibiu vários animes em horários nobres. Mas, que hoje, aparentemente, tem vergonha destas exibições.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Anônimo disse...

Posso estar fugindo do assunto aqui proposto, mas eu não podia deixar de comentar.
Ultimamente no Estados Unidos tem produzido alguns desenhos no estilo japones, animes para ser mais exato. Entre o Ben10 e suas variações, Avatar, X-men Evolution (pode não parecer, mas sim está no estilo anime, as unicas diferenças são: os tons das cores utilizadas e os olhos.), entre outros. Mas eu, particularmente, vejo como vitória. Sabem o por quê? Muito simples, porque naquele os americanos só se valoriza no jeito deles, renegando qualquer influência ou estilo de outros paises afora. Só o fato de produzir um desenho no estilo japones mostra o fato que os desenhistas americanos estão dispostos a aceitar o novo. E talvez seja isso que no Brasil, além dos dos impostos e da internet, a oferta de animes na televisão brasileira seja aberta ou fechada esteja em baixa. Eu sei que as animações americanas tem não só um preço acessivel mas também marketing ajudando para vender os produtos a eles relacionados. Pode-se chegar ao ponto das emissoras que antes exibiam animes à não mais faze-la ou a renega-las parcial ou totalmente.
Bom é isso. Sei que tem muitos desenhos no estilo japones, mas eu não sei quais. Sandra, você pode me ajudar? E tambem queria saber a sua opinião sobre o assunto que falei aqui. Antes que eu esqueça vou falar que tenho uma certa dificuladade de me expressar, na mente formo um assunto mas para falar às vezes sai meio estranha. Por isso eu peço desculpas caso eu ofendi alguem aqui. Muito obrigado.

Digo disse...

Entao Sandra, nao vejo como "vergonha" e sim como desleixo em nao dar valor a um bloco que com certeza tinha publico. Lembra-se da epoca em que o Toonami alem de Sailor Moon, passava Sakura em seguida. E no auê que foi a volta dos Cavaleiros do Zodiaco no canal. Acredito que quem bolou esta estrategia de comemoração acabou ignorando, ou por falta de conhecimento, ou até talvez, por nao ter mais os direitos autorais de algumas obras, nao possam cita-los nas chamadas que estao sendo veiculadas no canal (onde reune a maioria dos personagens novos e antigos). MAs nem por isso o Toonami e o Adult Swin devesse ser esquecido, até pq acredito que o AS ainda faça parte da grade norte americana do canal se nao estou enganado.
É isso...

L.Karina disse...

Acho que o Cartoon deve ter perdido os direitos sobre algumas séries. Lembro que foi graças ao Cartoon que eu pude assistir Samurai X quase na íntegra e matar as saudades de Cavaleiros do Zodíaco e conhecer Yu Yu Hakusho, pois a Manchete tinha saído do ar na minha cidade na época que passava Yu Yu Hakusho. Além é claro de ter visto Inuyasha.