Desejo: Boas Festas...

domingo, 24 de março de 2013

História dos animes no Brasil - quando a pesquisa é fundamental


Olá galáxia!!!
Estes dias fiquei fora, pois estava realmente bastante ocupada com o trampo. Além disso, ando com a cabeça meio cheia para continuar e - consequentemente - terminar meu trabalho final da pós. E sim, do tempo que tenho, estou vendo Cavaleiros do Zodíaco Omega. Criei coragem para assistir. Em breve, quiçá hoje, farei um post falando sobre esta animação...
Bem, em verdade, estou aqui somente para lembrar algo que alguns interessados - especialmente estudantes - podem ter. A história dos animes no Brasil. Este é o tipo de assunto que se vê muita bobagem escrita na internet. Os motivos são diversos: falta de conhecimento por preguiça, falta de dados - e isso vale para animação em geral no Brasil - e falta de boa vontade.
Lastimavelmente, há pessoas que por vaidade, propagam informações incorretas. Quando escrevi o livro A Presença do Animê na TV Brasileira (compre aqui), era claro: era sobre os animes na TV. Não mencionei, por exemplo, animações japonesas lançadas em vídeo. Foi um texto bem focado mesmo.
De 2010 até hoje, só existe este livro com caráter histórico social sobre a animação japonesa no Brasil. Nele, menciono os primeiros animes no Brasil, e a importância de Cavaleiros do Zodíaco, as viradas sociais, econômicas e culturais em nosso país. E, sabem o que é mais bizarro: depois de três anos, "A Presença" ainda é o único livro do gênero. Eu sinceramente, gostaria que existem mais e com mais pontos de vistas.
É uma pena... Bem... assim, quem tiver interesse no tema "História do Anime no Brasil", o que indico - além do meu livro, claro :P - é uma pesquisa de verdade. Porque infelizmente, a internet que poderia esclarecer, acaba se tornando um meio em que se diz o que quer, ignora-se os fatos reais por rixas ou vaidade. Busquem, não tenha preguiça, ok?
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

Natália Maria disse...

Olá!!

Ainda não tenho este seu livro, mais pretendo comprá-lo em muito breve!!

Esse seu post me lembrou da edição 40 da revista Mundo dos Super Heróis, que está nas bancas. Ela mostra os principais animes que fizeram parte da TV brasileira e de acordo com a matéria, por ter faltado alguns animes, já que é um assunto bastante complexo eles irão lançar em breve um livro sobre animes.

Não sei se você sabe, só achei legal comentar!!

E sim, pesquisar nunca é demais... Eu faço muito isso para poder compor meus posts (e não fico no copiar e colar).

Até mais, no aguardo pelo post de CDZ Ômega!!

sandra monte disse...

Vão lançar um livro?
Fiquei contente em saber!

Vamos aguardar!!!


Sandra Monte

Sérgio Peixoto Silva disse...

Olá Sandra Monte.

Retribuindo as suas visitas ao meu Blog, recomendo-lhe ler esta matérias que escrevi sobre os primeiros eventos para fãs de anime/mangá no Brasil, devidamente comprovados com fotos, recortes de jornais e links. Atualize-se pois!

http://animaxmagazine.blogspot.com.br/2013/03/os-primeiros-eventos-para-fas-de.html

E depois de ler, pode apagar esta mensagem se o desejar.

sandra monte disse...

Olha só...

Primeiramente: este blog só censura comentários quando são ofensivos a outros ou quando trazem links como possibilidade de vírus.

NÃO É TRAÇO CARACTERÍSTICO deste site deletar mensagens por links não ofensivos.

O objetivo do Papo de Budega é, desde sempre, melhorar o conhecimento e uma mobilização cultural "animada", seja de onde ela venha...

Enfim...

Fico feliz quando meus comentários ocasionem em efeitos. Se existem tais informações, Peixoto, elas não devem ficar guardadas em uma gaveta. Devem ser compartilhadas.

Por fim, lembremos que, apesar da tentativa de se minimizar a importância da Abrademi, esta associação teve importância que até hoje, nenhuma outra associação, mesmo que pioneira, teve no universo dos mangás. A Abrademi ainda é uma referência, gostem as pessoas ou não.

Aos interessados.

http://www.abrademi.com/
http://www.abrademi.com/?page_id=515
http://www.abrademi.com/?page_id=101 - quando "deus" veio ao Brasil...
http://www.abrademi.com/?page_id=108


Sandra Monte

Kelly disse...

Oie querida meu nome é Kelly estou no 6º semestre do curso de História da universidade regional do cariri URCA!
Então, estou escrevendo minha monografia sobre anime no Brasil, especificamente na minha região to comprando seu livro agora, espero que ele me ajude muito beijos!