Desejo: Boas Festas...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Bíblia: por que lê-la?

Navegantes,
Esta semana foi um tanto agitada no mundo cristão. O motivo foi o anúncio da renúncia do Papa... Algo realmente a ser discutido e pensado, já que há séculos um Papa não renunciava! Séculos atrás, quando isso ocorreu, a Igreja Católica estava em grande mudança. Pouco antes, ou pouco depois - agora não lembro - foi quando houve a primeira grande cisão ocidental da Igreja. Qual o impacto que a atual renúncia terá, não sabemos. Mas, que certamente chegarão mudanças, não tenham dúvidas.
Mas bem... o motivo do post não é nem bem este... Estou aqui para dizer algo que chega a ser curioso. Finalmente, decidi ler a Bíblia inteirinha. Tem a ver com o fato da semana? Não. Decidi isso no final do ano passado: que eu leria um pouquinho da Biblía. Sempre que possível, todo dia. Por quê?
Porque percebi que era necessário. Primeiro e mais importante: Deus me deu condições para lê-la. Sei ler, posso comprar meu próprio livro sagrado. Leio de um tudo um pouco. É um desrespeito não ler justamente a Bíblia, com todas as possibilidades que Deus me deu. Segundo motivo: nós católicos não damos atenção a esta leitura, criticamos os evangélicos que saem com seus livros embaixo do braço. Mas, eles leem...
Daí vem a grande questão: nós podemos criticá-los quando dizem algo relacionado à Bíblia? Ou exaltá-los? Não. Porque a verdade é que católico não tem este hábito. E deveria ter, já que os fundamentos do verdadeiro cristianismo estão lá... Daí vem um terceiro ponto: não são mais só evangélicos que falam do livro. Na internet, temos diversos grupos que pegam trechos da Bíblia e tomam aquele trecho como verdade absoluta. Li, dias destes, um comentário de um gay sobre um suposto trecho de "Levítico". Pelo trecho, a lógica do cara estava certa.
Entendem como tudo hoje em dia está fortemente manipulável? TODOS, sem exceção, têm pego os trechos que lhes favorece, que lhes interessa, sem ao menos entender os fundamentos do que quer dizer cada livro, cada momento e, principalmente, as diferenças do Velho e Novo Testamento. Por tudo isso, decidi eu ler a Bíblia.
Como é um livro longo... Não tenho a "obrigação" temporal de lê-lo - como ocorrem em livros de estudos - estou calmamente lendo-o para entendê-lo. Lendo-o para compreender seriamente tudo o que está nele e não me deixar levar pelo que fulano diz, sicrano grita, beltrano relata. Acho que este é um exercício que todo cristão deveria fazer. Porque todo livro sagrado é extremamente perigoso quando mal interpretado. TODO. Por isso, não se deixe levar pelos textos soltos da net. Leia!!! Só assim vocês mesmo poderá dizer algo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

L.Karina disse...

Eu já li alguns trechos da Bíblia e justamente para não ficar tomando como verdade o que fulano ou sicrano dizem sobre ela.
Boa leitura.:)

Filippo Saverio disse...

Mais um motivo para se ler a Bíblia: ela é um dos fundamentos da literatura ocidental, junto com a obra de Homero.

Patrick Raymundo disse...

Olá! É realmente uma questão importante aliar a leitura da Bíblia com estudos culturais e sociológicos da época. Como você disse, pegar trechos e sair interpretando é muito comum nos dias de hoje, mas o pessoal esquece de ligar aquelas palavras ao tempo em que elas foram escritas. Muita bobagem já foi dita, simplesmente porque um trecho foi tirado de seu contexto. Acredito também que as pessoas tenham que ler a Bíblia e estudar o seu conteúdo de forma histórica e sociológica. Assim sendo, a Palavra se transforma em escudo contra o fanatismo e seu conhecimento se transforma em luz para entender o que realmente as Escrituras queriam dizer.

Nádia disse...

Olá, Sandra! Sempre acompanho seu blog e gosto bastante dos seus textos, mas nunca havia comentado em nenhum deles antes. Resolvi comentar nesse por que acho que posso contribuir de forma mais concreta, em vez de só deixar minha opinião sobre o assunto (não que isso não seja importante, claro). Eu fiquei muito feliz por você ter registrado a sua decisão aqui, pois isso serve de incentivo para que mais pessoas adquiram esse hábito. Acho que todo cristão que deseja ser coerente com a sua fé deve fazer da leitura da bíblia algo rotineiro. Não sei qual tradução você tem disponível, mas eu gostaria de indicar a da Editora Ave-Maria, pois logo no início há uma seção com dicas de como ler a bíblia, qual ordem de leitura dos livros adotar se, por exemplo, o seu objetivo é descobrir a marcha ascendente da revelação para Cristo. Outras traduções interessantes são a da Bíblia de Jerusalém e a da TEB, que são ricas em notas explicativas quanto ao contexto histórico, referências e etc. Existe ainda a Edição Pastoral, que possui um texto com uma linguagem mais simples. Outra opção é acompanhar a Liturgia Diária, aí você vai ler um pouquinho a cada dia e, no espaço de um ano, terá lido as principais passagens de toda a bíblia. Bom, é isso! Desculpe um comentário tão grande e boa leitura! ;)