Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 30 de março de 2012

ANIMA INFO 1519

Inscrições das oficinas de animação do NUPA estão abertas

As oficinas de animação do NUPA - Núcleo Paulistano de Animação no CCJ estão abertas. O pré-requisito é saber desenhar e ter entre 16 a 29 anos. Há três horários aos sábados: 10h às 13h / 14h às 17h / 17h às 20h.
As inscrições são feitas na recepção mediante amostra de seu trabalho (desenho, ilustração ou animação em qualquer estilo ou técnica). Veja mais detalhes acessando o link acima.

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANIMA INFO 1518 - Especial

O LORAX: Em Busca da Trúfula Perdida

O LORAX: Em Busca da Trúfula Perdida é uma animação produzida pelos criadores de Meu Malvado Favorito e saída da imaginação de Dr. Seuss, chega aos cinemas a aguardada animação em 3D O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, adaptação da clássica história do guarda florestal que ensina o poder duradouro da esperança. Sua estreia nos cinemas brasileiros acontece nesta sexta-feira.
O filme gira em torno do Lorax, personagem adorável que faz de tudo para proteger as árvores e os animais que moram nelas. Depois que Umavez-ildo derruba uma árvore, o Lorax sai irritado de um toco e manda um alerta sombrio. A paisagem pastoral do Vale da Trúfula abriga uma fauna variada.
O trabalho de Lorax como guardião da floresta é colocado em xeque quando o jovem ambicioso Umavez-ildo derruba uma árvore de Trúfula e ameaça derrubar outras para levar a cabo seu plano de negócios grandioso. Enfurecido com esse ato desrespeitoso, o Lorax repreende raivosamente as ações de Umavez-ildo. Desde sua primeira interação, o Lorax e Umavez-ildo se revelam opostos. Cada um quer se livrar do outro, mas ao longo do tempo também nasce o afeto entre eles. No fim das contas, o Lorax não é páreo para a ganância e ambição que começa a consumir Umavez-ildo, que não vê limites para a construção de seu empreendimento.
Anos depois, num mundo privado de árvores, Ted se aventura para além das fronteiras da perfeita cidade industrial Sneedville numa jornada para encontrar Umavez-ildo e descobrir como pode levar para casa uma árvore para a garota dos seus sonhos, Audrey.
Embora fique hesitante a princípio, Umavez-ildo enxerga em Ted algo que o inspira a contar a história de seu encontro como o Lorax, que por sua vez inspira a missão de Ted a restaurar o equilíbrio de Sneedville levando de volta árvores de Trúfula para a cidade toda.
No comando da equipe de animação está o produtor de arte YARROW CHENEY (Meu Malvado Favorito, George, O Curioso), o diretor de arte ERIC GUILLON (Meu Malvado Favorito) e os montadores KEN SCHRETZMANN (Toy Story 3, Carros), CLAIRE DODGSON (Meu Malvado Favorito, O Fantástico Sr. Raposo) e STEVEN LIU (Meu Malvado Favorito, Tá Chovendo Hambúrguer). Ao lado deles está o compositor JOHN POWELL (Horton e o Mundo dos Quem!, Como Treinar o Seu Dragão, O Ultimato Bourne), mostrando mais uma vez que talvez esteja na hora de ganhar um Oscar.
É uma animação que vale a pena pela sua mensgem de sustentabilidade e também pela sua estética. Todos os personagens são bem fofinhos. Fica-se com vontade de ter um Lorax de pelúcia, talvez por visualmente o personagem ter uma textura de maciez. O Lorax é um desenho animado com reais características infantis. Não há nenhuma mensagem subliminar adulta.
Entretanto, há algo curioso. É uma animação que necessita de uma certa 'explicação" dos adultos. Por ser bastante estilizado, talvez alguns detalhes possam passar despercebidos pelas crianças. E este é um filme que realmente necessita um diálogo dos adultos para com seus pequenos. Talvez, este seja o ato mais importante dos espectadores que levarem crianças: conversar para que elas entendam a importância da mensagem deste longa-metragem.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ANIMA INFO 1517

Animação Sítio do Pica-Pau Amarelo estreia em abril no CN


Em 1920, o escritor brasileiro Monteiro Lobato publicou o livro “A menina do narizinho arrebitado” – cujas protagonistas, Emília e Narizinho, rapidamente se transformariam nas personagens principais do universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das mais importantes narrativas da literatura infanto-juvenil brasileira. De lá para cá, os habitantes mágicos do sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, ganharam uma dezena de encarnações não apenas nos livros, mas também em mídias tão diferentes quanto as histórias em quadrinhos e a televisão.
A mais recente delas, o desenho animado nacional SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, chega ao Cartoon Network em abril. Com exibições todos os domingos, às 9h30, a série atualiza o visual das criações de Lobato, tornando-as ainda mais dinâmicas, simpáticas e carismáticas. Oficialmente, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO começa a ser exibida no dia 29 de abril – mas será possível conferir uma première especial no dia 15, no mesmo horário. O desenho é uma co-produção original da Mixer e Globo.
Além da boneca falante Emília, que tem uma esperteza fora do comum, o sítio é povoado por tipos como o Visconde de Sabugosa (um sabugo de milho que tem ares de sábio), o Conselheiro (um burro falante que está sempre cheio de boas dicas), o Quindim (um rinoceronte repleto de doçura) e o Marquês de Rabicó (porquinho que ganhou um título de nobreza apenas para poder escapar da panela) – sem falar, é claro, na bruxa que atende pelo nome de Cuca, um jacaré fêmea cuja principal diversão é assustar os habitantes do local. Além deles, passarão por lá visitantes como o aventureiro chamado Capitão dos Couraceiros e o Doutor Caramujo, responsável pela pílula que fez a Emília começar a falar. E usando o encantado pó de pirlimpimpim, Pedrinho, Narizinho e toda a turma visitarão outros belíssimos e inesquecíveis lugares – como o Reino das Águas Claras, que fica debaixo d’água.
A partir do dia 29 de abril, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO vai ao ar todos os domingos no Cartoon Network, às 9h30, como parte do bloco de produções nacionais do canal. E, fica aqui o registro que este é um dos melhores, quiçá melhor, títulos nacionais dos últimos anos. Com uma técnica inteligente, a produção captou bem o conceito original do Sítio e a linguagem das novas animações. Espera-se que a Globo Marcas consiga disseminar comercialmente o título como ele merece. Acima, visite o site e veja mais informações sobre o Sítio.

Também vale recordar que o Papo de Budega fez no ano passado, uma entrevista com o diretor de animação Humberto Avelar. Acessando o vídeo acima, Avelar conta-nos como foi feito o desenho animado e outros detalhes da produção.

ANIMA INFO 1516

Thor – Em Nome do Pai chega ao mercado

A editora PANINI lança o novo volume da coleção Marvel Deluxe: Thor – Em Nome do Pai. Com roteiro de J. M. Straczynski (o mesmo de sucessos como Homem-Aranha e Poder Supremo), e arte de Olivier Coipel (de Dinastia M) e Marko Djurjevic, a edição especial encadernada apresenta um panorama completo da difícil relação entre pais e filhos no panteão nórdico e desvenda mistérios jamais revelados sobre Thor e Odin. O volume com 204 páginas em couché e capa dura já está nas principais livrarias e comic shops do País por R$ 48,00. Thor – Em Nome do Pai reúne as histórias originalmente publicadas em Thor 7 a 12 e 600, e esclarece questões antigas. O poderoso Thor trouxe todos os asgardianos de volta à vida, menos um.


sexta-feira, 23 de março de 2012

ANIMA INFO 1515

Assassin’s Creed – A Queda chega ao mercado de HQs

Os respeitados Karl Kerschl, de Wednesday Comics, e Cameron Stewart, de Batman & Robin, transformam em história em quadrinhos o game Assassin’s Creed – A Queda, que chega ao Brasil pela PANINI, com uma aventura que expande a mitologia da série. A publicação em formato americano, com capas cartão e miolo couché, estará nas livrarias e comic shops das principais cidades do País a partir de 26 de março, por R$ 12,90.
Durante o século 19, o assassino russo Nikolai Orelov entrou em conflito com a famigerada Ordem dos Templários para decidir quem possuiria um artefato de tremendo poder, o que terminou por colocá-lo em rota de colisão com o impiedoso czar Alexandre III. Centenas de anos depois, um dos descendentes de Orelov, o viciado em recuperação Daniel Cross , está prestes a descobrir o segredo mais bem guardado de sua família e assumir a briga de Orelov contra os templários, representados em nossos tempos pelas misteriosas Indústrias Abstergo.


domingo, 18 de março de 2012

Um livro para entender um pouco a vida na net...

Navegantes!
Finalmente, após um bom tempo lendo este livro, finalmente terminei o Cultura da Interface, do autor americano Steven Johnson. Talvez, junto do Sociedade em Rede do Manuel Castells, uma das obras mais importantes dos últimos anos sobre o mundo atual e também digital.
O autor conseguiu sintetizar o que tem acontecido em nossa Era. O livro nos aponta alguns comportamentos sinistros que as pessoas têm tido na net. Podemos inferir algumas coisas. No início do ano, mencionei muito o Twitter, mas o Facebook parece ainda pior... Por quê?
A internet, especialmente as redes sociais, viraram alguma coisa indefinida. As pessoas fazem questão de dizer, e especialmente visualizar, tudo o que fazem, o que estão fazendo naquele exato momento. Um mix de solidão (não tenho com quem falar, por isso, falo com meu computador) e egocentrismo (o que importa sou eu e foda-se o que os outros pensam, desde que saibam o que faço). Um verdadeiro BBB. Tem gente que, sério, pensa que é celebridade esbanjando todo o "glamour" de sua vida.
Só que isso mostra um lado obscuro. Por que há pessoas que fazem tanta questão de colocar infinitas fotos, comentar sobre sua infinita felicidade, sua infinita alegria ante a vida? O autor Zygmunt Bauman até explica melhor o fenômeno em suas obras. Mas, Johnson nos aponta uma mudança de nossa relação da internet.
No final, as pessoas querem mostrar, tornar visual o que talvez nem devesse ser. O nosso mundo tem sido demonstrado por imagens das mais diversas. Tudo tem que ser registrado. Uma Era que só o visual importa, só o que é registrado (ainda mais se for no Facebook) é o importante.
O livro foi escrito em 1997, mas há alguns pontos realmente proféticos, que já estamos presenciando nos dias atuais. E tais pontos são um tanto assustadores, especialmente se pensarmos na questão do "controle". Não um "SOPA" da vida... Mas, um tipo de controle ainda pior. A necessidade das pessoas se mostrarem, ao final, é um controle externo. Uma necessidade que não é real... Mas, quem sabe, imposta.
Um livro importante para entender um pouco nossa sociedade. Uma pena que uma das máximas de Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe esteja sendo esquecida... "O essencial é invisível aos olhos". Hoje, muitos olhos têm que ver tudo. Realmente, a Era do BBB...

sexta-feira, 16 de março de 2012

ANIMA INFO 1514

Nova animação de Heavy Metal está em produção

Segundo o site Animation Magazine, já está em produção uma nova animação baseada nos quadrinhos Heavy Metal. Originalmente, as histórias em quadrinhos foram lançadas na França e para o público adulto, com muita ficção e fantasia.
Esta nova animação tem a direção de Robert Rodriguez, que foi co-diretor de filmes como Sin City. Ele fundou um novo estúdio chamado Quickdraw Animation, que está fazendo o desenho animado. Ainda não há data para o lançamento de Heavy Metal, que, anteriormente, já tivera duas outras animações.

quinta-feira, 15 de março de 2012

ANIMA INFO 1513

Fernanda Takai narra poemas para o Disney Junior

A cantora Fernanda Takai - vocalista da banda Pato Fu - empresta a voz para o programa " Um Poema É...'', com duração de dois minutos, a ser veiculado na programação do Disney Junior. Há poemas como “Minha Sombra” (23/3), A Estrela” (30/3), “A Lua”(27/4),”A Flecha e A Canção” (4/5).
A ideia do programa é apresentar para as crianças poemas que já fazem parte da cultura pueril, nas vozes de artistas renomados e que possuem conexão com o público infantil. O formato do programa é sucesso na Europa e EUA, onde esses poemas já foram declamados por personalidades como Katie Holmes e Jennifer Garner.
O Disney Junior é um canal com foco no desenvolvimento de crianças entre 2 e 7 anos, com uma programação repleta de filmes e animações como, A Casa do Mickey Mouse, O Jardim da Clarilu, A Floricultura da Nana, Manny, Mãos à Obra, Jake e os Piratas na Terra do Nunca, entre outros.

ANIMA INFO 1512

Chega ao mercado X-Men: A Era do Apocalipse 1

A Panini lança hoje, o primeiro número de X-Men – A Era do Apocalipse. A saga que traz os Assombrosos X-Men liderados por Magneto terá seis volumes mensais, em formato americano, capas cartão e miolo couché. Um dos lançamentos mais aguardados do ano pelos leitores da Marvel, a história criada por Howard Mackie, John Francis Moore e Brian K. Vaughan, entre outros, altera profundamente o universo mutante, conquistando crítica e fãs. O primeiro volume, com 264 páginas, estará à venda nas bancas, livrarias e comic shops por R$ 19,90.
Num mundo em que Charles Xavier , o Professor X, foi assassinado antes de formar os X-Men, a humanidade acabou escravizada pelo ditador mutante Apocalipse. A única resistência ao domínio absoluto do tirano cabe a um pequeno grupo de mutantes renegados liderados por Magneto. Um grupo conhecido como os Assombrosos X-Men.

terça-feira, 13 de março de 2012

ANIMA INFO 1511

Editora Abril lança a 2ª edição do Prêmio de Personagens

Depois do êxito de estreia, que gerou o lançamento de dois novos gibis, a editora Abril anuncia a 2ª edição do Prêmio Abril de Personagens. “Ele tem como objetivo descobrir pessoas talentosas e que gostem de criar”, diz Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infanto-Juvenil da Abril Mídia. Podem participar pessoas de qualquer região do país, que se interessem por narrativas infanto-juvenis em forma de histórias em quadrinhos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de abril pelo site do prêmio.
O Prêmio Abril de Personagens elegerá um único vencedor, que celebrará contrato com a Editora Abril para publicação de HQ com seus personagens e receberá R$ 5 mil. Como destaca Mietto, o mercado brasileiro reagiu ao Prêmio com grande entusiasmo. “Ficamos felizes com a quantidade de trabalhos criativos da última edição, e queremos continuar incentivando o desenvolvimento de personagens voltados a crianças de 7 a 12 anos”. Mietto reforça a meta desta edição de dobrar o número de inscritos.

Incentivo ao talento brasileiro
Na primeira edição, o concurso teve mais de 600 inscritos, entre roteiristas, artistas, desenhistas, designers ou mesmo pessoas com talento de sobra e uma boa ideia na cabeça. Após sagrarem-se vencedores do prêmio em junho de 2011, o cartunista Lucas Lima e o designer Fabrício Pretti assistiram no final do ano o nascimento de suas próprias HQs, respectivamente UFFO — Uma Família Fora de Órbita e O Garoto Vivo.
Lucas conta que o prêmio é a realização de um sonho. “Desde criança eu escrevia histórias em quadrinhos, com caneta e papel A4, mandava xerocar e tudo”, diz ele. “Muito bacana essa oportunidade que a Abril me deu para desenvolver gibis, sinto que me preparei a vida inteira para isso.” Fabrício conta como a concretização do Garoto Vivo trouxe um diferencial na sua vida profissional. “Quando vou a reuniões com clientes e mostro o gibi que está nas bancas, isso passa muita credibilidade”, diz. Seu futuro nos quadrinhos não vai parar por aí, avisa: “Ganhar o Prêmio Abril me deu ainda mais vontade de criar personagens. Tenho outras ideias que quero desenvolver no futuro.”

Inscrições e prazos
Para concorrer ao Prêmio Abril de Personagens, pessoas jurídicas ou físicas acima de 18 anos devem desenvolver histórias de qualquer gênero — humor, aventura, ação, mistério etc. —, com personagens voltados para crianças de ambos os sexos, entre 7 e 12 anos. O participante deve apresentar o projeto, descrição do personagem principal, e três argumentos de histórias em quadrinhos.
Uma comissão formada pelos organizadores irá julgar o material. Feita a análise — baseada em questões como adequação do projeto ao target, originalidade de personagens e roteiros e grau de atratividade que exercem — os inscritos passarão por uma pré-seleção e três finalistas serão divulgados em agosto. Passada essa fase, o público terá a oportunidade de apontar, por votação online, seu personagem predileto. Em outubro, será feito o anúncio do vencedor.

Para alegrar o dia 91

NUNCA DIGA NÃO AO PANDA!!!

As propagandas são excelentes! Mas, se fosse no Brasil, algum chato tentaria proibir dizendo que prejudica a imagem dos pandas...

quinta-feira, 1 de março de 2012

ANIMA INFO 1510

Especial MTV – Whitney Houston: In Her Own Words

Na próxima segunda-feira, dia 05 às 22h30, a MTV Brasil homenageará a cantora Whitney Houston com o especial "Whitney Houston: In Her Own Words", mostrando trechos de apresentações e entrevistas exclusivas.
Por forte influência de sua madrinha, Aretha Franklin, e de sua mãe, Cissy Houston, também cantora de Soul, Whitney começou a se interessar por música desde pequena. Aos 11 anos cantava no coro gospel de uma igreja em Nova Jersey e mais tarde já acompanhava a sua mãe em alguns shows.
Descoberta pelo produtor Clive Davis em 1983, a cantora só chegou ao sucesso em 1985, quando o single “You Give Good Love” atingiu a terceira posição dentre os mais vendidos e as vendas de seu álbum “Whitney Houston” dispararam.
Durante o especial, o apresentador Sway Calloway irá compartilhar histórias pessoais de celebridades da música, como Fergie, Amber Rose e Kings Of Leon, sobre o impacto de Houston e sua voz inigualável.

Estreia: 05/03
Exibição: Segunda-feira, às 22h30
Reprises: Segunda-feira, 05/03, às 00h30 ; Terça-feira, 06/03, às 14h30 e domingo, 11/03 às 21h00.
Classificação Indicativa: Livre

←  Anterior Proxima  → Inicio