Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olha o Kenshin nos mostrando uma terra sem lei...

Navegantes! Apesar da ligeira sumida desta semana, estou vivinha! Bem, sumida aqui porque continuo firme no Twitter! Estes dias, houve uma notícia que me deixou muito contente: a vinda do filme Rurouni Kenshin ao Brasil.
Vocês sabem que gosto muito desta história. E, acho que o filme realmente deve ser bom. Os trailers, ao menos, dã-nos esta sensação! Houve uma overdose de notícias nas redes sociais. Mas, o que me chamou a atenção em diversos lugares foi a total falta de citação da fonte! E, depois do que li nos comentários deste post da Mara, só tenho uma coisa a dizer.
Para quem não percebeu... não se atentou... O correto é citar uma fonte, seja lá de onde ela for. Seja de site nacional ou internacional. Algum site foi efetivamente o primeiro. Além disso, há ocasiões que existem exclusivas. Mas, recentemente, vi sites pegarem sumariamente notícias exclusivas de outros sites. E não foi só caso citado. Foram "outros casos"...
Sério mesmo gente... vocês acham isso certo? Sempre que é possível, especialmente quando há uma única fonte, o correto é fazer uma citação. Não vai deixar nenhum site "menos site de notícias". Não vai deixar ninguém "menos" por isso. Ao contrário, dará mais credibilidade.
Fico chateada porque tenho falado disso há anos. Mudam sites, mudam os nomes, mas este tipo de procedimento continua, como se a internet fosse uma terra sem lei. E não é preciso "Lei de Imprensa" ou quaisquer outros tipos de artifícios. Basta que haja a "lei do bom senso e respeito".
Tenho certo receio, pois a falta de citações têm sido recorrentes. Especialmente na "midia especializada" que a Mara (lá do post) sempre comenta! Galera viu Kenshin e outros tantos animes, alguns destes que narram tanto a hombridade... Mas, na hora de aplicar na vida cotidiana... A internet só se faz terra "sem lei" quando falta sensatez... Tentemos, todos nós, ser um pouco sensatos. Para pensar gente...
←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários:

Pikachu-san disse...

Concordo plenamente. Vejo isso em diversos sites e acho muito errado. Colocar um 'Fonte:' é difícil?

Sempre coloco em minhas notícias pois tenho a humildade e integridade de dizer de quem eu peguei a informação.

Diogo Aires (Dood) disse...

Eu já dei umas bolas fora nisso, até porque muitas vezes eu esqueço, não gosto de agir de má fé assim.

sandra monte disse...

O ideal seria citar.

Mas, no seu caso Dood, seu site não tem característica informativa com alguns têm.

Anônimo disse...

Esta argumentação me lembra um pouco a questão da pirataria e em como isso foi trabalhado no seriado super sentai "Kaizoku Sentai Gokaiger". A série comemorava os 35 anos da franquia Super Sentai, e os personagens principais, os Gokaigers, tinham acesso a chaves que os permitia transformar-se em guerreiros de séries super sentai anteriores, coisa que eles fizeram desde o primeiro episódio. Só que isso não os permitia acessar o poder definitivo dos esquadrões coloridos anteriores: para fazer isso, eles precisavam da AUTORIZAÇÃO dessas equipes anteriores, o que rendeu momentos memoráveis e emocionantes.

DJ disse...

deixo o que falei no mais de oito mil:




Sandra, eu respeito o seu trabalho, mas no caso do Kenshin quem garante que o pessoal não sabe japonês? É um preconceito achar que o Brasil que tem uma enorme colonia niponica não tem uma pessoa que saiba japones….. nem tudo é ANN, já vi muita coisa sair aqui antes….

O Omelelete não é exempo pra ninguem, segue a mesma linha dos otakus: rouba noticia de site internacional na cara dura. O Cinema com Rapadura conseguiu uma notícia do Robocop e um monte de site gringo citou eles, mas aqui ninguem o fez….

No caso do Nurarihyon no Mago foi uma sacanagem que fizeram com o JBOX… esse ChuNan se mostrou como todos os outros blogs da imprensa especializada (pff)…. LIXO!!!!

Parei de me molhar nessa chuva, fico no JBox…. visitaria mais o Papo de Pudega se tivessem mais postagens….

sandra monte disse...

DJ...
Só para constar...
Não faço mais postagens por alguns motivos citados neste post: http://www.papodebudega.com/2012/01/quando-internet-e-nociva-ou-bbb-no.html

Além disso, muito de meu tempo, eu leio. E tento compartilhar com vocês minhas leituras. Diferente de outros sites, não faço resenhas de mangás e nem de animes, pois acho desnecessário fazer o que já estão fazendo.

Prefiro analisar o mercado, já que ninguém o faz. E, quando o fazem... não entendem o que os mesmo estão dizendo...

E, como eu disse, alguém tem que ler e compartilhar coisas boas que não sejam só animes. Porque senão... a galera fica muito alienada.

E eu meio que vejo isso como uma missão. Não deveria, mas é assim que vejo o PB.

Abraços,


DJ disse...

não estou criticando a sua periodicidade... o Papo de Budega é um dos melhores sites sobre anime, é um diferencial... mas não custa sonhar ler mais coisa aqui hehehe

enfim, comentaria mais aqui se o capicha não fizesse eu achar q sou um robo pq demoro mais tentando colocar as letras do que comentando....


já pensou em usar os comentarios do facebook?

sandra monte disse...

Não... porque nem sempre tenho acesso ao Facebook. Já ao Blogger eu tenho.

Alguns lugares bloqueiam as redes sociais... então, é melhor manter o controle por aqui mesmo. ^^x