Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novelas: Empreguetes e animes, tudo a ver!!!

Editado em 19/07/2012, às 19h55. Em A Viagem, a novela foi somente escrita por Ivani Ribeiro. A dica foi do jornalista David Dennis Lobão do site Cultureba.
Caro navegante, parabéns!
Se você entrou aqui por causa do termo Empreguetes... vai perceber que muita gente fala da novela Cheias de Charme. Inclusive jornalistas fora do "eixo" como eu... Sério... se você quiser informações sobre a produção, inclusive com imagens, vá ao site oficial da rede Globo. Se você não encontrar imagens e informações lá, não acha em lugar algum...
Mas, aproveitando o post, decidi juntas novelas com animes... Sim, se você entrou aqui por acaso, animes são os desenhos animados japoneses. Ao contrário das besteiras que já deve ter lido por aí, a maioria dos animes NÃO é violenta. Inclusive, o desenho animado mais longo da História é um anime, é bem família e é exibido no horário nobre no Japão: Sazae-san, só para constar...
Bem, depois desta aulinha "tera" básica do que são animes, o comentário legal do post: quais novelas dariam ótimos animes? Fiz uma seleção de dez produções que se tornariam ótimos desenhos animados japoneses. Vou delimitar em produções dos últimos 30 anos. O motivo é simples... devido minha idade, não alcancei novelas mais antigas... Logo, só lembro de produções nesta faixa.
Nesta lista não há só novelas brasileiras. Há de outros países também. Detalhes dos enredos podem ser encontrados na net, oras... Vamos lá? E deixe seu comentário...

10ª Brega e Chique

Novela das sete exibida em 1987, trazia como protagonistas as atrizes Glória Menezes e Marília Pera. Basicamente, eram uma rica e pobre que tinha o mesmo marido (safado, óbvio). O grande achado desta novela talvez fosse  justamente suas atrizes principais.

9ª O Cravo e a Rosa
Novela de Walcyr Carrasco, este título foi baseado em A megera domada. A personagem de Adriana Esteves era sofisticada e teve que se casar com um caipirão interpretado por Eduardo Moscovis. Muito divertida a trama. Foi a novela de época que fez sucesso em meados de 2000 e impulsionou o estilo na rede Globo.

8ª A Viagem
A versão que minha memória alcança é o remake de 1994. Originalmente, a obra foi escrita por Janete Clair, mas esta versão era de Ivani Ribeiro. Era um título com temática espírita, que viria a ser comum anos depois em outras novelas, mas sem o brilhantismo de A Viagem.

7ª Xica da Silva
Novela exibida na falecida rede Manchete, salvou a emissora por um bom tempo. Era exibida depois das 22h, tinha cenas fortes tanto em violência como em sexo. Lançou Taís Araújo, na época com 17/18 anos. O bom em Xica da Silva é que, devido ao horário avançado, podia exibir um monte de coisas "proibidas"!

6ª Que rei sou eu
Quem não ia querer um rei como Edson Celulari? A história tinha como pano de fundo um mundo semelhante ao da Revolução Francesa. Tinha umas figuras totalmente carismáticas como o bruxo Ravengar. Esta novela trouxe-nos uma das grandes atrizes da atualidade, Vera Hotz como a assistente do Ravengar (Antônio Abujanrra)!.Genial...

5ª A gata comeu
Não fiz uma pesquisa detalhada, mas que minha memória lembre, só cinco novelas foram exibidas duas vezes no "Vale a pena ver de novo": Roque Santeiro, A Viagem, Mulheres de Areia, Chocolate com Pimenta e esta quinta da lista. Não é a toa. "A gata comeu" foi uma das obras mais divertidas feitas até hoje em nossa dramaturgia. Trazia Cristiane Torloni e Nuno Leal Maia como protagonistas. (imagem do site da revista Contigo)

4ª Carrossel
As crianças de hoje não têm ideia do sucesso que foi a versão clássica de "Carrossel". O motivo era simples: um bando de crianças em uma escola com uma professora legal que só poderia existir na ficção. Atores e atrizes mirins carismáticos deu no que deu, uma novela que conseguiu a façanha de bater uma produção da Globo!

3ª Cheias de Charme
A única em exibição atualmente, "Cheias de Charme" merece estar nesta lista porque a história é bem leve, cheia de exageros, especialmente oriundas de Chayene, e como um tom de "sonho a difícil, não impossível". Há uma empatia clara do tema com seu público. E mais... uma ligação do público com a obra na internet. Aqui, fica  o registro de um vídeo que nos mostra a força que uma novela tem com todos as pessoas, mesmo as que "não" são tão público-alvo. Veja as Vestibuletes...


2ª Betty, a Feia
A novela em questão não é a versão mexicana, brasileira, americana... E nem nenhuma das versões que foram feitas mundo afora... É versão clássica colombiana de Fernando Gaitán, com a Beatriz Pinzón Solano, interpretada por Ana Maria Orozco, seu chefe safado Armando Mendoza, interpretado por Jorge Enrique Abelló e todo um "quartel das feias", um amigo Nicolas, uma "Patty". Nenhuma das demais versões foram minimamente boas como esta novela colombiana. "Betty, a feia" poderia ser um ótimo anime. Mas, já teve uma versão animada...


1ª Vamp
Crepúsculo? Vampire Diaries? Que nada... vampiro de verdade era o "Vlad". Como sucesso avassalador de "Carrossel", exibida pelo SBT, a Globo viu-se "obrigada" a fazer uma novela mais voltada para o público juvenil. Qual a melhor "deixa" do que uma história com uma roqueira vampira? E um vampirão todo cheio de pose como Vladymir Polanski? O título - de 1991 - traz muita saudade de uma época em que os argumentos eram realmente pensados... Recentemente, quem tem TV a cabo pode rever. Bons tempos em que a Globo apostava em histórias originais. "Cheias de Charme" nos mostra que é possível. Basta querer!!!
←  Anterior Proxima  → Inicio

7 comentários:

Ippo disse...

Talvez não "animes"... mas bem que poderíamos ter umas "empreguetes" em desenho animado, pela Globo mesmo. Ou um Vamp (nunca assisti), ou outras que você comentou. Será que só eu achei genial "Sitio do Pica-Pau Amarelo" em desenho?

sandra monte disse...

Não foi só você.
O Sítio é uma das melhores animações já feitas. Quiçá... talvez a melhor da atualidade.

O problema é que nem a Globo está dando o devido crédito que o título merece....

Anônimo disse...

Incluiria na sua lista a novela Lalola, argentina. Muito bem bolada tbm. Um machão, galinha, é almaldiçoado por uma das mulheres que usou e descartou, e acorda no corpo de uma linda mulher, tendo que aprender a conviver com isso, um mundo machista e os sentimentos por outro homem. Muito doida, é a cara de um anime.

Nekomimi disse...

Que bom que você voltou das férias na Espanha, Sandra. Espero que tenha feito bom proveito da sua estadia por lá. Falando nisso, como estão as coisas por aqueles lados? Pelo noticiário nacional, parece que a situação dso povo por lá está feia, devido á crise.
Aproveitando para perguntar: teve um "Anônimo" que postou um comentário cheio de preconceitos contra os mangás e animes e seus fãs naquele seu artigo sobre o remake de Sailor Moon. E pelo modo como ele escreveu, parece se tratar do mesmo "Anônimo" de Floripa que, num outro artigo seu sobre a saída de Marcelo del Greco, colocou um comentário ameaçando de agressão física os fãs de mangás.
A pergunta é: será que o tal "Anônimo" do artigo sobre a Sailor Moon é o mesmo do artigo sobre Marcelo del Greco? Isso é o que eu queria saber. Se bem que tudo indica tratar-se da mesma pessoa.
Quanto ao seu artigo sobre animes e novelas, qualquer novela que tenha um quê de shoujo mangá pode virar anime. Depende do público.

sandra monte disse...

Olá Neko...

Então, que eu tenha visto... não é o mesmo não.

Acabei por não ver de onde o dito cujo é... Mas, não é o mesmo.

Para mim, é só um otaku bobo que quer fingir ser diferente. Tanto que conhece bem o universo. Parece-me um caso diferente do sujeito de Floripa...

É isso aí.

Atma Weapon disse...

Gostei muito do seu Top Ten de novelas que poderiam se tornar animes! Respeito a sua opinião, só que para mim eu tiraria "Cheias de Charme" e colocaria "A Indomada" no lugar, a novela por si só já é "um anime".

Dio Brando disse...

Eu colocaria Camaleões, daria um bom anime "shonem"