Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 28 de março de 2012

ANIMA INFO 1518 - Especial

O LORAX: Em Busca da Trúfula Perdida

O LORAX: Em Busca da Trúfula Perdida é uma animação produzida pelos criadores de Meu Malvado Favorito e saída da imaginação de Dr. Seuss, chega aos cinemas a aguardada animação em 3D O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida, adaptação da clássica história do guarda florestal que ensina o poder duradouro da esperança. Sua estreia nos cinemas brasileiros acontece nesta sexta-feira.
O filme gira em torno do Lorax, personagem adorável que faz de tudo para proteger as árvores e os animais que moram nelas. Depois que Umavez-ildo derruba uma árvore, o Lorax sai irritado de um toco e manda um alerta sombrio. A paisagem pastoral do Vale da Trúfula abriga uma fauna variada.
O trabalho de Lorax como guardião da floresta é colocado em xeque quando o jovem ambicioso Umavez-ildo derruba uma árvore de Trúfula e ameaça derrubar outras para levar a cabo seu plano de negócios grandioso. Enfurecido com esse ato desrespeitoso, o Lorax repreende raivosamente as ações de Umavez-ildo. Desde sua primeira interação, o Lorax e Umavez-ildo se revelam opostos. Cada um quer se livrar do outro, mas ao longo do tempo também nasce o afeto entre eles. No fim das contas, o Lorax não é páreo para a ganância e ambição que começa a consumir Umavez-ildo, que não vê limites para a construção de seu empreendimento.
Anos depois, num mundo privado de árvores, Ted se aventura para além das fronteiras da perfeita cidade industrial Sneedville numa jornada para encontrar Umavez-ildo e descobrir como pode levar para casa uma árvore para a garota dos seus sonhos, Audrey.
Embora fique hesitante a princípio, Umavez-ildo enxerga em Ted algo que o inspira a contar a história de seu encontro como o Lorax, que por sua vez inspira a missão de Ted a restaurar o equilíbrio de Sneedville levando de volta árvores de Trúfula para a cidade toda.
No comando da equipe de animação está o produtor de arte YARROW CHENEY (Meu Malvado Favorito, George, O Curioso), o diretor de arte ERIC GUILLON (Meu Malvado Favorito) e os montadores KEN SCHRETZMANN (Toy Story 3, Carros), CLAIRE DODGSON (Meu Malvado Favorito, O Fantástico Sr. Raposo) e STEVEN LIU (Meu Malvado Favorito, Tá Chovendo Hambúrguer). Ao lado deles está o compositor JOHN POWELL (Horton e o Mundo dos Quem!, Como Treinar o Seu Dragão, O Ultimato Bourne), mostrando mais uma vez que talvez esteja na hora de ganhar um Oscar.
É uma animação que vale a pena pela sua mensgem de sustentabilidade e também pela sua estética. Todos os personagens são bem fofinhos. Fica-se com vontade de ter um Lorax de pelúcia, talvez por visualmente o personagem ter uma textura de maciez. O Lorax é um desenho animado com reais características infantis. Não há nenhuma mensagem subliminar adulta.
Entretanto, há algo curioso. É uma animação que necessita de uma certa 'explicação" dos adultos. Por ser bastante estilizado, talvez alguns detalhes possam passar despercebidos pelas crianças. E este é um filme que realmente necessita um diálogo dos adultos para com seus pequenos. Talvez, este seja o ato mais importante dos espectadores que levarem crianças: conversar para que elas entendam a importância da mensagem deste longa-metragem.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: