Desejo: Boas Festas...

sábado, 28 de janeiro de 2012

A tal pesquisa sobre o perfil do consumidor de anime no Brasil da JBC...

Navegantes,
A esta altura do campeonato, todos já devem saber que a JBC está fazendo uma pesquisa sobre o perfil do consumidor de anime no Brasil. Para quem eventualmente não lembra, a o JBC Group firmou uma parceria com o site de streaming Crunchyroll, para implementar animes com legendas em língua portuguesa em, obviamente, terras tupiniquins. A pesquisa faz parte do processo de implantação do serviço e se estenderá até o dia 18 de março.
Acho que a pesquisa pode ser válida para que a empresa tenha um leve perfil de tal consumidor. Mas, Sandra... por que você disse "leve"? Porque há algumas perguntas um tanto descabidas como a décima: "Qual a sua renda familiar?". Sério, não responda sinceramente a esta pergunta. A empresa solicita alguns dados que são relativamente pessoais demais, mas esta pergunta é surreal. E, não é só a JBC quem a faz... outras empreas também a fazem.
Não é nada pessoal contra ninguém, mas nunca se sabe quem está lá do outro lado da rede... E sim, eu sou meio desconfiada... Além disso, além de perguntar detalhadamente somente sobre "mesada", deveriam ter perguntado, em verdade, se a pessoa recebe mesada, se é assalariada, se é profissional liberal, etc.
Enfim... apesar destes detalhes, é importante para o mercado de animes. Como eu já mencionei diversas vezes, o futuro da animação japonesa no Brasil não é mais a TV, mas a exibição legal de títulos pela internet via streaming.

←  Anterior Proxima  → Inicio

7 comentários:

Felipe Nasca disse...

Também sou assim quando se trata de responder questionários. Tem certas coisas sobre mim que eu não quero que qualquer um fique sabendo...

Daicon disse...

A idéia até que é válida, concordo também que a enquete possui algumas questões um tanto absurdas... Agora resta saber quais animações serão exibidas com base no resultado deste concurso...

PS: gostei muito do blog, ainda não li seu livro mas já está em minha lista de afazeres ^^

Panino Manino disse...

Também achei um pouco estranho.

Parece mostrar que ainda estão com mentalidade de que vão vender um produto só para crianças.

Anônimo disse...

Além dessa pergunta 10 ser extremamente invasiva, é uma pergunta que não revela nada. Uma família de 4 pessoas pode ter a mesma renda de uma família de 8, p.ex., mas por óbvio não terão o mesmo poder de compra.

Além disso, é notável que esta pesquisa é voltada para o público infantil, um publico que sequer consegue ou gosta de ler legendas.

sandra monte disse...

Costumo não dar muita trela para "anônimos", mas seu comentário foi altamente pertinente.

Diogo Aires (Dood) disse...

Isso é pra lotar a caixa de SPAM dos e-mails com produtos a serem vendidos. Só vejo uma utilidade da pergunta "Qual a sua renda familiar?".

SaintARMOR disse...

Sou só eu que acho que essa pesquisa da JBGroup é um fail?
O que vai ter de spam e fake dando opinião lá não tá no papel, claro que uma pesquisa via internet pode ser positiva, mas seria melhor que eles fizessem pesquisa em eventos de anime e em lugares onde existe aglomeração de fãs, entrevistandos cara a cara, assim seria um modo muito mais confiável de fazer isso.