Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ANIMA INFO 1417 - Especial

T H O R

Chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira o longa-metragem Thor. Baseado nas histórias em quadrinhos de Stan Lee e Jack Kirby, o filme tem como atores principais: CHRIS HEMSWORTH, NATALIE PORTMAN e ANTHONY HOPKINS. Os estúdios de produção são a Paramount Pictures e a Marvel Studios.
No dia em que passará o controle de seu reino celestial Asgard para o filho Thor, o rei Odin é surpreendido por um grupo inimigo vindo de Jotunheim. Intimidado pela afronta e pela violação de um tratado de paz que Odin mantém com outros reinos do Universo, Thor decide buscar vingança, e suas ações levam a resultados quase catastróficos. Como consequência, Odin bane o filho e o manda para a Terra – um reino inferior conhecido como Midgard –, privado de tudo que o pertence, inclusive Mjolnir, o pesado martelo que ele empunha nas batalhas.
Thor cai direto do céu para o deserto do Novo México, onde a astrofísica Jane Foster investiga distúrbios celestiais. Enquanto isso, em Asgard, o rei adoece e seu outro filho, Loki, que cultiva uma relação de amor e ódio com o irmão Thor, herda a coroa. Determinado a impedir o que Loki planeja fazer quando assumir total controle de Asgard, um grupo de guerreiros vai ao novo e estranho mundo atrás de seu camarada Thor. Porém, logo que chegam ao Novo México e localizam seu líder perdido, eles descobrem que não são os únicos visitantes nesse canto do planeta. Agora Thor precisa encarar um dos inimigos mais mortais que já encontrou, e dessa vez sem os poderes que assegurariam sua vitória.
Este filme é um bom blockbuster e tem tudo para fazer o mesmo sucesso de Homem de Ferro ou Homem-Aranha. Mesmo tendo pouca correlação com as histórias em quadrinhos. O motivo é bem simples: é um bom filme de ação e não uma adaptação fiel. Raras vezes, adaptações "fiéis" viram bons filmes.
Thor mostra-se um título praticamente completo. Boa direção, bom roteiro e uma boa interpretação de atores. O desconhecido CHRIS HEMSWORTH encarnou bem o herói, deixando-o arrogante e simpático nas horas certas, além claro, de ser sempre muito bonito. A vencedora do Oscar NATALIE PORTMAN mostrou que também sabe ser "mocinha". Mas, o espetáculo realmente fica por conta de outro vencedor do Oscar: ANTHONY HOPKINS. Difícil imaginar alguém tão bom para fazer um deus maior como ele.
Vale a pena assistir a Thor com um grande balde de pipoca. E não precisa ser necessariamente a versão 3D. A tecnologia não faz muita diferença na visualização do filme, sendo apenas um "plus". Vale recordar que há cópias dubladas e legendas. E um aviso importante: o espectador deve esperar até o final dos créditos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ANIMA INFO 1416

FAZEN’DESENHANIMADO este sábado traz Sílvia Prado

O FAZEN’DESENHANIMADO – atividade mensal que acontece no Núcleo Paulistano de Animação no CCJ Ruth Cardoso - traz atividades bem interessantes neste próximo sábado. Para saber como chegar e outras informações, acesse este site.
Às 15h00: SITA SINGS THE BLUES é um longa metragem de 2008, criado, dirigido, animado e produzido inteiramente pela artista americana Nina Paley. Tornou-se instantaneamente uma referência clássica de humor, inovação e empenho.
Às 16h30: Silvia Prado é diretora executiva da CINEMA ANIMADORES. Graduada em Cinema pela FAAP e pós-graduada em Film & Television Business pela GV, tornou realidade a criação de muitos artistas. Os premiados SAPO XULÉ e ZICA E OS CAMALEÕES estão entre suas diversas produções.


ANIMA INFO 1415

Harry Potter: A Magia do Cinema é relançado

Devido ao sucesso de vendas , a editora Panini relança no dia 29 Harry Potter: A Magia do Cinema, publicação especial que revela os segredos da produção cinematográfica da série. Com artes e fotos inéditas, além de histórias exclusivas dos atores, o livro foi todo escrito e diagramado pelo elenco em colaboração com a equipe que levou os aclamados livros de J. K. Rowling para as telas. “Harry Potter: A Magia do Cinema” traz ainda cenas inéditas do filme final da série - “Harry Potter e as Relíquias da Morte” Parte 2, que estreia em julho. O relançamento chega às principais livrarias do País e custa R$ 76,00.
Por meio de fac-símiles removíveis de 13 objetos cênicos, como a carta de admissão de Harry Potter em Hogwarts, o Mapa do Maroto, o convite do Baile de Inverno, o catálogo de produtos da loja Gemialidades Weasley, o programa da Copa Mundial de Quadribol, entre outros, “Harry Potter: A Magia do Cinema” oferece uma visão privilegiada dos filmes de Harry Potter e do talentoso grupo que fizeram verdadeira magia no cinema, com informações, curiosidades e segredos de bastidores.
Na publicação o leitor descobrirá por que as esculturas do Baile de Inverno nunca derretem; como fazer um hipogrifo contracenar com atores; a inspiração por trás do castelo de Hogwarts e por que os dementadores se movem da maneira vista nas telonas, com impressão de alta qualidade, efeitos metalizados e alto-relevo, acabamento de luxo e sobrecapa.
Produzido simultaneamente em diversos países, o livro tem prefácio de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint e entrevistas exclusivas com atores, diretores, produtores, roteiristas, figurinistas e técnicos de efeitos especiais. O visual foi criado pelos designers Miraphora Mina e Eduardo Lima, responsáveis pelos objetos de cena dos filmes.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ANIMA INFO 1414

Filmagenss de Os Vingadores começam

Diversos sites internacionais informaram que as filmagens de Os Vingadores iniciam esta semana. O longa-metragem é baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo título e tem como heróis alguns dos principais personagens da Marvel.
Estão escalados Thor (Chris Hemsworth), o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Hulk (Mark Ruffalo), e o Capitão América (Chris Evans). Capitão América estreia ainda este ano.
Enquanto a Thor, o herói nórdico dá as caras nos cinemas brasileiros ainda nesta semana, estreiando antes dos Estados Unidos. E, ainda esta semana faremos um artigo sobre este lançamento.

ANIMA INFO 1413

Warner lança filmes inéditos da Pucca no Facebook

Os fãs da coreana de maior abrangência no mundo têm agora um motivo extra para comemorar! A Warner Bros. Consumer Products (WBCP), divisão de licenciamento do grupo Warner Bros., anuncia o lançamento do projeto Curtinhas para Curtir. A iniciativa, que consiste na veiculação de 20 vídeos inéditos da Pucca na página da WBCP no Facebook, foi lançado no último dia 20 com o primeiro “curta metragem”.
Diariamente, durante 20 dias, um novo vídeo da série será apresentado. “Extremamente popular no Brasil, a Pucca é um personagem que nasceu no País, há mais de três anos, por meio da internet. Nada mais lógico do que lançarmos um conteúdo exclusivo nessa plataforma, aumentando a visibilidade da marca junto ao seu público-alvo”, explica Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da WBCP.
Os vídeos, com 20 segundos de duração cada, mostram a personagem em cenas divertidas e cheias de aventura, concentrando-se principalmente em torno das tentativas cômicas de Pucca para roubar um beijo de Garu, um menino ninja que tenta desesperadamente evitar os avanços da coreana.


ANIMA INFO 1412

Donald Duplo ed. 1 já está disponível

Já está disponível nas bancas de todo o país a primeira edição de Donald Duplo, lançamento da editora Abril. O superagente em uma nova missão. Este é o primeiro volume da minissérie em duas edições. Abaixo, algumas imagens desta edição. Clique nelas para ampliar.




domingo, 24 de abril de 2011

Akira: barraco anunciado?

Navegantes,
Fiquei fora estes dias! Voltei e achei que estava tudo na paz no mundo dos mangás e animes. Está? Está nada! Pelo que vi, nenhum site deu atenção ao fato, mas pode ser importante para o tal longa-metragem de Akira. Entonces...
Lembram do George Takei? Sim, aquele ator "japinha" da série clássica de Jornada nas Estrelas? Ele está promovendo uma petição online contra o cast de Akira. Se não entendi errado no site do Anime News Network, o "tio" não é lá muito a favor dos nomes cotados para fazerem Kaneda e Tetsuo. Nas listas que já saíram por aí, há figuras como Robert Pattinson - o vampiro dos filmes Crespúsculo e o cantor Justin Timberlake.
Como o George Takei é um fã conhecido, a petição pode ter algo positivo. Quem sabe, até o cacelamento deste troço a que chamam de filme, que para mim será uma bomba! Quer participar? Então, entre no Facebook e participe da petição internacional! Porque se é para fazer uma porcaria, é melhor nem fazer...


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sites legais para Páscoa!!!!!


Navegantes!!! Fato: não terei oportunidade de atualizar o site devidamente estes dias. Vou descansar um pouco e colocar algumas ideias em ordem!!! Mas, não quero deixá-los sozinhos. Por isso, abaixo vão algumas indicações de leituras para estes dias!
Um das leituras é Cultura Pop Japonesa: Histórias e Curiosidades, de Alexandre Nagado, Michel Matsuda e Rodrigo de Goes. Veja no link como adquiri-lo.
Outro link interessante é o O Mundo do Quel Etrelo. Na verdade, eu não entendi direito o que é esta história. Peço desculpas ao autor e espero que ele consiga realizar seus sonhos!!! Quem conseguir entender, avise, heheheheh!
Outro link maneiro é o SM Demension. Ei... não é SM de Sandra Monte, não... É SM de Sailor Moon, oras! Não sou tão egocêntrica assim... ainda!!! heheheheh É um blog sobre este anime e que traz novidades do mesmo. Tem fanfic, fórum, etc, etc e etc. Deem uma olhadinha! A gente acaba se esquecendo que há outros sites além do SOS Sailor Moon...
Que mais... Uhn, bem creio ser isso. Relembrando: quem quiser deixar comentários, fique à vondade. Vai demorar um tiquinho para eu colocá-los online, mas, tenham fé. É para uma boa causa. Meu descanso! Ué, que foi? Quero tirar uns dias de cochilo. A verdade é que a internet "come" um pouco de nossa atenção.
Assim, fica uma sugestaozinha: quando vocês estiverem com insônia, SAIAM da net. Vocês acham que é mentira minha? Não é, não. Oh, vejam este link também: TV e internet podem perturbar seu sono, confira. Beleza? Um super abraço. Eu volto (espero :P)!!! Ótima Páscoa!!!

E sim, galera... quem curte o Papo de Budega, divulgue, "retwitte", faça comentários legais em redes sociais. Porque é com o apoio de todos, que ideias positivas podem ser propagadas.
Por fim, mais uma vez, relembro a todos que meu livro, um estudo jornalístico dos animes na TV Brasileira, continua disponível em várias livrarias:

Livraria Beni: Rua Maria Candida 1229 - Vila Guilherme, São Paulo SP.

HQ Mix: Praça Roosevelt nº.142, Centro – São Paulo/SP - Tel.(11) 3259-1528

Livraria Fonomag: Rua da Glória, 242 - Liberdade - 01510-000 São Paulo - SP
Fones: (11) 3104-3329 / 3399 Fax: (11) 3105-2641 e-mail: fonomag@uol.com.br

Pela internet:

Rika Store: http://www.rika.com.br/shop/catalog/product/view/id/4943/s/presenca-do-anime-na-tv-brasileira/

Editora Laços: http://www.editoralacos.com.br/presenca-do-anime-na-tv-brasileira.asp

Comix Shop: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=12377

Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/busca/busca.asp?nautor=1490337&refino=1&p=1


terça-feira, 19 de abril de 2011

Para estarrecer o dia...

Navegantes,
Esta dica foi do Jonathan do Baião de Notícias. Acho que vou criar uma tag "Para estarrecer o dia..." Vejam o vídeo abaixo, por gentileza, que vocês vão entender...


CQC - Vídeo Proibido de ser Exibido. por klauxx no Videolog.tv.



ANIMA INFO 1411

Ranma ½ #19: A memória perdida de Tatewaki Kuno

Ranma 1/2 19 tem lançamento previsto para o dia: 20/04/11 nas bancas de SP e RJ. Akane possui muitos admiradores, e sendo Ranma o seu noivo oficial, ele acaba recebendo muitas cartas de desafio dos fãs da garota. O veterano Kuno é um deles. Novamente ele desafiou o jovem Saotome para um confronto, porém, desta vez, algo bastante estranho aconteceu: o adversário surgiu com a cabeça enfiada em uma melancia e completamente sem memória.
Como se não bastasse a perseguição que Akane sofre, Ranma também têm de lidar com as suas próprias fãs apaixonadas. Uma delas é a jovem Ukyo, exímia cozinheira de okonomiyaki. Para lidar com a depressão causada por uma “frustração gastronômica”, ela se aloja na casa do senhor Tendo, ou melhor, no mesmo quarto de Ranma. Motivo suficiente para Akane explodir de ciúme.


ANIMA INFO 1410

Panini lança Frostbite – um romance de lobisomem

A Panini Books traz ao País Frostbite – um romance de lobisomem, de David Wellington. A publicação é a estreia de David no universo licantrópico dos lobisomens e um marco para os apreciadores da temática.
David Wellington é um autor versado no mundo sobrenatural. Vampiros, zumbis e lobisomens fazem parte das temáticas recorrentes de seu universo literário. Monster Island, Monster Nation e Monster Planet formam uma trilogia com temática zumbi – e o sucesso da série o levou a ser convidado para colaborar no projeto Zumbis Marvel, da editora de quadrinhos dos EUA. O gênero vampiresco foi trabalhado nos livros Thirteen Bullets, Ninety-Nine Coffins, Vampire Zero e Twenty-Three Hours, trazendo à visão do autor a mitologia das criaturas da noite.
Cheyenne Clark é uma jovem que, entre a vida e a morte, é transformada em lobisomen – a criatura que assombrou seus pesadelos durante anos. Ela agora vai enfrentar seu pior medo, e entre conturbadas e perigosas situações, escolher entre a humanidade e seu lado bestial.

FICHA TÉCNICA – FROSTBITE - UM ROMANCE DE LOBISOMEM
Capa: 04 páginas 4/0 cores – capa cartão
Páginas: 296 + 4 1/1
Valor: R$ 32,00
Lançamento: 29/04/2011


domingo, 17 de abril de 2011

Pelo preço e pela qualidade

Navegantes,
Como o assunto rendeu muitos comentários no Twitter, acho que se faz necessário tecer considerações... E importante: a questão aqui é do que sai legalmente no país e que se sabe que a qualidade do original é COMPROVADAMENTE, INFINITAMENTE, MASSACRANTEMENTE melhor.
Algumas pessoas podem lembrar do meu questionamento no post dos fansubbers. Muitos podem simplesmente falar que eu deveria ter uma opinião igual para tudo, que é tudo a mesma coisa. Não, não é. A situação dos animes e mangás no Brasil merece uma análise e percepção diferenciada por todas as questões narradas naquele post.
Vejam o seguinte caso. Na matéria da Folha Online: 55% da população urbana vê filmes piratas no Brasil, o número de pessoas que assistem a filmes piratas é gigantesco. E sabe o que é pior, de títulos que estão nos cinemas, locadoras, TVs pagas... O motivo de adquirir do porque é "caro" não cola. Uai, as pessoas saem por ai pegando roupa, joia, livro, carro, etc. por que é tudo caro? Por que com filmes a coisa é diferente? O preço não é justificativa. Se as pessoas usam o preço como justificativa, elas tendem a usar para outros produtos?
Por que estes 55% preferem dar grana ao crime organizado do que para o governo? O governo "come" nossa grana? Come. Mas, tirar de uma instituição e entregar direto nas mãos de bandidos é certo? E o mais bizarro: as pessoas simplesmente desconsideram completamente a qualidade. É preocupante saber que preferem ver um Avatar com uma imagem tosca, com gente "passando" na frente da tela (vide as gravações que fazem em salas de cinema). Perdeu-se o senso de qualidade, é isso?
Como falo: sou a favor (em cerca de 95% dos casos) de que as pessoas adquiram os produtos legalmente. Só assim há o respeito para com o realizador.
Quero comprar Tron Legacy? Quero comprar Lost Canvas? Quero e quero. Mas, só o farei quando eu tiver grana para comprar estes produtos originais. Porque a única forma de "homenagear" e bonificar seus realizadores pelo trabalho é por meio da grana. Mesmo que seja um centavo, quero dar a eles o que a eles pertencem... E, em respeito a mim mesma, quero ter um produto de alta qualidade em minha prateleira. Porque no final, há muita gente nos bastidores trabalhando para me entregar os produtos de altíssima qualidade que temos em mãos.

ANIMA INFO 1409

Tromba Trem estreia na TV Brasil


A animação nacional Tromba Trem já estreou na TV Brasil, hoje às 12h30 e também passará na TV Cultura, dia 23 às 11h30. O título foi o vencedor do projeto Anima TV do governo federal. Segundo o diretor Zé Brandão, já há negociações para a exibição de Tromba Trem também na TV paga. Entretanto, ele não revelou qual emissora. Quem esteve no Dia Internacional da Animação assistiu ao episódio piloto, que agora poderá ser visto logo acima.

Para alegrar o dia 79

DITADOS POPULARES EM LINGUAGEM JURÍDICA

A fêmea ruminante deslocou-se para terreno sáfaro e alagadiço.
(A vaca foi para o brejo)

Desejo veementemente que V.Sa. receba contribuições inusitadas em vossa cavidade retal.
(Vá tomar no cu)

Desejo veementemente que V.Sa. performe fornicação na imagem de sua própria pessoa.
(Vá se fuder)

Creio que V.Sa. apresenta comportamento galhofeiro perante a situação aqui exposta.
(Você tá de sacanagem)

Prosopopéia flácida para acalentar bovinos.
(Conversa mole pra boi dormir )

Romper a face.
(Quebrar a cara)

Creditar um primata.
(Pagar um mico)

Inflar o volume da bolsa escrotal.
(Encher o saco)

Impulsionar a extremidade do membro inferior contra a região glútea de outrem.
(Dar um pé na bunda)

Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de acampamento.
(Chutar o pau da barraca)

Deglutir um batráquio...
(Engolir um sapo)

Colocar o prolongamento caudal em meio aos membros inferiores.
(Meter o rabo entre as pernas)

Derrubar com intenções mortais.
(Cair matando)

Eximir de qualquer tipo de sorte.
(Azarar)

Aplicar a contravenção do Senhor João, este deficiente físico desprovido de um dos membros superiores.
(Dar uma de João sem braço)

Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira.
(Nem a pau)

Sequer considerando a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais.
(Nem que a vaca tussa)

Sequer considerando a prática de conúbio carnal.
(Nem fudendo)

Derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente.
(Chutar o balde)

O orifício circular conjugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea de um individuo em avançado estado etílico, deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade.
(CÚ DE BÊBADO NÃO TEM DONO)

ANIMA INFO 1408

Anime de Yoshitaka Amano chega em breve ao Brasil

Segundo o site Animation Info, o anime Yasai no Yousei: N.Y. Salad (Fadas Vegetais N.Y. Salad) está em fase de produção. A história é do autor Yoshitaka Amano, que anos atrás cedeu uma entrevista exclusiva ao Papo de Budega. O título está em fase de dublagem no estúdio DuBrasil, com tradução de Marcelo Del Greco, da JBC (Japan Brazil Communication).
O título faz parte de um mega projeto de uma empresa de comunicação do setor e a tradução deste anime confirma alguns rumores lançados no Twitter meses atrás. Os fãs mais atentos ao "estilo de divulgação" da empresa, certamente já perceberam qual é a responsável pelo projeto, que agora, promete entrar no mercado de animes.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Anime na Cultura?

Navegantes, Quem acompanha o Papo de Budega deve lembrar do programa Anima TV, um projeto do Ministério da Cultura que tem por objetivo contribuir para a produção de animações no Brasil. Já teci alguns comentários sobre o assunto. Acredito que é válido o governo dar apoio financeiro a alguns trabalhos.
Mas, também acho que é importante mostrar aos profissionais como se desvencilhar dos incentivos fiscais e andarem "com as próprias pernas". Ao que parece, o projeto foi positivo neste sentido. Muitas produções têm possibilidades positivas no futuro, que foram levadas ao mercado internacional (as famosas feiras) por meio de órgãos especializados em animação.
Outras duas animações: Carrapatos e Catapultas e Tromba Trem, estreiam na TV Brasil, dia 17 de abril, às 12h30, e na TV Cultura, dia 23 de abril, às 11h30. E curiosamente, um site da TV Cultura chama a atenção.
Motivo, seu nome: Anime!. Este site traz informações sobre produção, licenciamento e produção. É fundamental para quem quer conhecer melhor o assunto. Chega a ser curioso porque no vídeo licenciamento, os profissionais comentam exatamente o que tenho dito já faz meses: a necessidade do licenciador conhecer o próprio produto.
Aliás, a escolha do nome do site não foi muito feliz. Ou foi? Anime, como todos sabemos, é um termo designado para animações japonesas. Então, a escolha do termo seria proposital, para chamar a atenção? Ou foi um descuido? Bem, de qualquer forma, vale a pena visitar e assistir ao seu conteúdo. E baixar gratuitamente o livro Dramaturgia de Série de Animação, que traz um conteúdo interessante da produção de animação.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANIMA INFO 1407

Peixonauta estreia no SBT

Um das animações nacionais mais bem sucedidas da História finalmente estará na TV aberta. Trata-se de Peixonata, o simpático "peixinho" que vive diversas aventuras. O desenho animado é o maior sucesso do canal pago Discovery Kids e ser um grande êxito também no SBT.
Segundo o site Outro Canal da Folha Online, a data de estreia ainda não foi divulgada. Mas, fica o registro de que a animação faça sucesso e possa abrir portas para outras animações nacionais nas grandes redes de televisão aberta.


ANIMA INFO 1406

Panini lança Thor

Aproveitando o lançamento do filme Thor no final do mês, em abril a PANINI lança uma nova obra da coleção Marvel Deluxe, e leva às livrarias e comic shops de todo o país Thor Vol. 1: O Renascer dos Deuses, em edição especial encadernada e capa dura. O roteiro do premiado J. M. Straczynski (Homem-Aranha, Poder Supremo), com arte do aclamado desenhista Olivier Coipel (Dinastia M), traz de volta o poderoso Thor em 164 páginas emocionantes. A publicação custa R$42,00.
Resgatado do esquecimento pós-Ragnarok por seu alter ego mortal, o Dr. Donal Blake, o deus nórdico do trovão retorna ao panteão dos grandes heróis Marvel. Juntos, eles devem resgatar o legado do mítico reino de Asgard e despertar os heróis imortais da Cidade Dourada — mesmo que o mundo não os queira de volta.

FICHA TÉCNICA – Marvel Deluxe Thor volume 1: O Renascer dos Deuses
Formato: Americano 17 x 26 Páginas: 164
Valor: R$ 42,00
Distribuição: nacional
Lançamento: 29/04/2011

ANIMA INFO 1405

Televix licenciará animação de Gogo´s Crazy Bones

Segundo o o site TV Latina, a Televix vai licenciar uma série animada de Gogo´s Crazy Bones. A Magic Box Int e a PPI Worldwide fecharam acordo com o estúdio Aronnax Animation Studios para a produção do título.
No Brasil. os Gogo´s são conhecidos por serem bonequinhos colecionáveis, cujo objetivo é o jogo de "lançamento" de Gogo´s (algo parecido com jogo de bolinhas de gude).
Houve diversas séries de Gogo´s lançadas no país. Uma delas foi Gogo´s Power Bands (clique na imagem para ampliar), cujas historinhas foram feitas pela redatora que vos escreve. Quanto à animação, o lançamento deve ocorrer em 2012.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ainda dá tempo: Debate Público da Classificação Indicativa

Navegantes,
Depois da tragédia no Rio de Janeiro na última semana, o tema: "games influenciam a violência" voltou à tona. Não adianta muito bradar no Twitter. Descabelar-se e tals. Há um lugar mais do que propício para defender games, desenhos animados, filmes, propagandas, etc.
É no site do Debate Público da Classificação Indicativa. É lá que devemos expor - positivamente - nossas opiniões. Já deixei a minha faz algum tempo. Mobilizem seus amigos e conhecidos em defesa do entretenimento. Por que as mazelas da sociedade são culpa da sociedade!!!
O debate vai até o dia 27 de abril!

ANIMA INFO 1404

FanZines nas Zonas de Sampa: Oficinas de HQ

O projeto Fanzines nas Zonas de Sampa está no sexto ano de existência e busca levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura (personagem, história e roteiro).
As aulas acontecem em 20 unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas e têm diferenciação entre iniciantes e avançados (para quem já tem experiência com a linguagem dos quadrinhos). Além das Bibliotecas, o projeto FanZines também acontece no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Outras informações no blog do projeto.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mercado de animes no Brasil: Sailor Moon, o erro foi de quem?

Navegantes, há algumas coisas importantes a dizer. Espero não ser prolixa..  Peço a todos que leiam atentamente, pois o texto será um "tico" longo...
Já está mais do que na hora de fazer novos apontamentos dos problemas no universo do anime no Brasil. Nem vou citar os mangás. A coisa no mercado editorial não está tão ruim assim. Mas, no tocante dos animes está horrível!
O que ocorreu com Sailor Moon talvez seja o caso mais emblemático de todos os problemas que citei até nestes últimos meses. E sabe o que é pior? Parece que a "culpa" – se me permitir usar este termo – é de todo mundo. Todo mundo quem? (e isso abaixo não é uma ordem de culpa, mas uma ordem para estruturação de meu texto :P)

Um: dos fãs. Sim, Que o ocorrido com Sailor Moon sirva de exemplo para fãs de outras séries, em possíveis outras ocasiões. A galera do SOS Sailor Moon até teve boas intenções. Procuraram ou foram procurados, agora não sei pelo licenciador brasileiro. Para quê? Para que eles pudessem ajudar no retorno de Sailor Moon. Certo... Eles tiveram trabalho, gastaram seu precioso tempo, gastaram o precioso tempo dos outros para quê? Para nada. O que tanto lutaram não foi para frente, a questão da redublagem.
De antemão, acho que não deveriam ter aceitado nada. Por quê? Fã tem sim que exigir. Mas, não tem que fazer o trabalho alheio. Fã deve pedir o melhor. Fazer texto para empresa, fazer pesquisa...? PARA!!! Chega disso. Fã tem que pedir pelo melhor, exigir que as empresas façam sua parte. Não devem fazer o que não lhes cabem.

Dois: a Angelotti Licensing. A empresa tinha ou tem, sei lá, interesse em ganhar grana com um desenho. Se tem, é OBRIGAÇÃO da empresa se inteirar com a Toei o que é a animação, do que se trará, etc. É obrigação da empresa fazer enquetes, é obrigação da empresa fazer o necessário para conhecer o próprio produto. Não pedir ajuda de fã. Ou aceitar sumariamente.
Eu já disse diversas vezes, não se vê Disney, Warner, etc. pedindo de nenhum grupo de fãs. Estas empresas sabem o que fazem. E sabem o que querem e sabem o que têm que fazer.

Três: a Toei Animation, que não se instala fisicamente no país. Se a empresa tivesse um escritório no Brasil, como Disney, Warner, etc, têm, as coisas não seriam tão difíceis como são. Porque no final das contas é um "telefone sem fio" danado.
Diversas empresas japonesas vieram ao Brasil e se instalaram. Vide as automotivas. "Mas Sandra, é diferente..." Não é. A premissa do capitalismo é muito semelhante para diversos setores. Para conhecer o gosto do brasileiro, fazer carros e ter lucro local, Toyota e outras, por exemplo, instalaram-se no Brasil.

Quatro: a menos "culpada", mas também culpada é a CD & DVD Factory. A empresa pouso de boazinha. Legal. Tentou pagar pela redublagem? Legal. Só que saiu falando demais para uma coisa que não tinha certeza. Acabou dando esperanças aos fãs. E de forma desnecessária.
Em sites que a empresa deu entrevista, o senhor Márcio Reginette – dono da mesma – disse que sabia do anseio dos fãs e tals... Cara, se sabia, porque não tentou resolver tudo antes, como a dublagem? Foi a primeira tentativa da empresa no universo dos animes. Que sirva de exemplo para futuras ocasiões.
Ah, e agora? Vão fazer um evento com pelo menos uma dubladora que 90%  dos fãs não gostam? E em um local difícil de chegar, como o shopping Morumbi? Para pensar, ok?

Quinto (talvez): se for verdade o que saiu em sites como o Jbox News, a própria autora, Naoko Takeuchi. Se ela não autorizou, ela é doida. Não quer ver seu trabalho melhorado e consequentemente, não quer ganhar bufunfa.
Mas, por que coloquei um "talvez"? Será mesmo que as coisas foram explicadas direito para ela? Será que ela está sabendo de tudo mesmo? Porque é curioso ver que uma autora tem tanto "poder", em um país tão patriarcal como o Japão. Curioso que o "contrato" dela com a Toei dê tantos poderes a ela, Naoko...
Será que não estariam culpando sumariamente a pessoa mais "distante" de todo o processo? E isso é outra coisa para se pensar.

Sexto (talvez): minha culpa talvez. Por quê? Porque demorei muito tempo para ver que certas coisas realmente estão erradas, mas fiquei quieta. O sistema estava todo errado já faz muito tempo. Mas, vi tudo e não "alertei" antes. Só comecei a ver que as coisas estavam erradas e caiu a fica com o fracasso de Kamen Rider – Cavaleiro Dragão.  Enfim, sinto muito. E infelizmente, sou eu sozinha neste barco, porque tem um monte de gente no mercado que sabe das coisas erradas, mas fica quieto. Concorda comigo, mas fica quieto...

Espero que todos parem para pensar. OK? Desculpas por eventuais erros de português. E por fim, não, depois de tudo isso, não vou comprar o DVD de Sailor Moon.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O papel da jornalista...

Navegantes, algumas palavras sobre o Dia do Jornalista que, por acaso, é hoje... Eu gostaria de agradecer a todos que me felicitaram pela data. A profissoão tem passado por muitos "perrengues". Não é fácil ser jornalista no Brasil hoje. Temos que enfrentar diversos problemas, como concorrência desleal, baixos salários e desprestígio.
Certo, há maus jornalistas sim. Mas, os que são bons, ou tentam ser, não podem ser colocados no mesmo nível dos maus, dos sensacionalistas... É muito difícil. E, para mim, especialmente, tem sido muito complicado.
Eu talvez seja a única da área do entretenimento jovem - mangás, animes, cinema, etc - que tem alertado para alguns problemas. E claro, tento apontar soluções. Não é fácil, gente. Você acaba arrumando inimizades por dizer a verdade, ou somente por mostrar algo que quebra com este sistema viciado que vivemos.
Basta ver todos os casos mal sucedidos de mangás mal traduzidos, animes mal trabalhados e por aí vai. Ser jornalista é, além de informar, opinar sim. Há quem ache que eu não possa dar minha opinião por minha posição. Mas, se os jornalistas - especialmente os independentes como eu - não se posicionarem por medo de não ser aceito no mercado, por ser taxado de arrogante por falar a verdade, enfim, por querer pura e simplesmente melhorar as coisas, aí sim tudo está perdido mesmo.
É necessária uma voz para informar e alertar os leitores, mesmo que isso desagrade alguns. Acho que estou indo bem em meu caminho. Porque muitos de vocês sabem que o que desejo é ver as coisas melhorarem. É para isso que estou aqui.

Muito obrigada. E sim, galera... quem curte o Papo de Budega, divulgue, "retwitte", faça comentários legais em redes sociais. Porque é com o apoio de todos, que ideias positivas podem ser propagadas.
Por fim, mais uma vez, relembro a todos que meu livro, um estudo jornalístico dos animes na TV Brasileira, continua disponível em várias livrarias:

Livraria Beni: Rua Maria Candida 1229 - Vila Guilherme, São Paulo SP.

HQ Mix: Praça Roosevelt nº.142, Centro – São Paulo/SP - Tel.(11) 3259-1528

Livraria Fonomag: Rua da Glória, 242 - Liberdade - 01510-000 São Paulo - SP
Fones: (11) 3104-3329 / 3399 Fax: (11) 3105-2641 e-mail: fonomag@uol.com.br

Pela internet:

Rika Store: http://www.rika.com.br/shop/catalog/product/view/id/4943/s/presenca-do-anime-na-tv-brasileira/

Editora Laços: http://www.editoralacos.com.br/presenca-do-anime-na-tv-brasileira.asp

Comix Shop: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=12377

Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/busca/busca.asp?nautor=1490337&refino=1&p=1


quarta-feira, 6 de abril de 2011

ANIMA INFO 1403

DVD de Sailor Moon não terá nova redublagem
Editado: 07/0411 às 7h02. Inclusão da informação do estúdio de dublagem.
O Papo de Budega entrou em contato com a Toei Animation para obter novidades. Infelizmente, uma delas não é nada positiva. Quem esperava uma possível redublagem da terceira fase de Sailor Moon, pode esquecer. A empresa nos confirmou que não haverá redublagem dos episódios que a CD & DVD Factory adquiriu. Ou seja, a versão que haverá nos DVDs é a do Cartoon Network, feita nos estúdios da BKS. O fato chama atenção por vários motivos.
Um deles é que a empresa nacional, em sites como o SOS Sailor Moon, informou que poderia fazer (pagar) a redublagem. O site em questão também fez, a pedido do licenciador brasileiro, uma pesquisa cujo resultado foi pela redublagem. Ou seja, tudo desnecessário. Vale ressaltar que o evento que ocorreria para o lançamento de Sailor Moon S está em suspenso até o momento.

Para alegrar o dia 78

Um prisioneiro escapou do presídio, depois de 15 anos enclausurado. Durante a fuga, encontrou uma casa, arrombou e entrou. Ele deu de cara com um jovem casal que estava na cama. Arrancou o cara da cama, amarrou-o numa poltrona e depois amarrou a mulher na cama. O marido viu o bandido deitar-se sobre a mulher, beijar-lhe a nuca e logo depois, levantar-se e ir ao banheiro .... Enquanto ele estava lá, falou para sua mulher: - Amor , ouça, esse cara é um prisioneiro, olhe suas roupas! Ele provavelmente passou muito tempo na prisão e há anos não vê uma mulher, por isso te beijou a nuca.
Se ele quiser sexo, não resista, não reclame, apenas faça o que ele mandar, dê prazer a ele para que ele se satisfaça e vá embora nos deixando vivos. Esse cara deve ser perigoso, se ele se zangar, nos mata. Seja forte, amor, eu te amo! E a mulher respondeu: - Estou feliz que você pense assim. Com certeza ele não vê uma mulher há anos, mas ele não estava beijando minha nuca; estava cochichando em meu ouvido que te achou muito sexy e gostoso e perguntou se temos vaselina no banheiro. Seja forte, amor. Eu também te amo !!!

Moral da história: PEDIR CORAGEM AOS OUTROS, É FÁCIL!!


terça-feira, 5 de abril de 2011

ANIMA INFO 1402 - Especial

RIO


Estreia esta semana a esperada animação RIO, do diretor brasileiro Carlos Saldanha. Blu é uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda, sua dona e melhor amiga, na pequena cidade de Moose Lake, em Minnesota. Blu e Linda pensam que ele é o último de sua espécie, mas quando ficam sabendo que há outra arara azul que vive no Rio de Janeiro, eles partem para a terra distante na expectativa de encontrar Jade, uma fêmea da espécie de Blu. Mal eles chegam a seu destino, Blu e Jade são sequestrados por um bando de atrapalhados contrabandistas de animais.
O Blu foge, ajudado pela escolada Jade e por um grupo de aves espertalhonas e brincalhonas da cidade. Agora, com seus novos amigos a seu lado, Blu precisa descobrir a coragem para aprender a voar, enganar os sequestradores que continuam em seu encalço e voltar para Linda, a melhor amiga que uma ave já teve.
RIO, da Blue Sky Studios e Twentieth Century Fox Animation, é a maior e mais ambiciosa animação produzida por esses estúdios. O filme é ambicioso e grandioso, e rico em personagens, cores, música, emoção e diversão. A história tem como pano de fundo uma floresta colorida, uma praia paradisíaca, uma metrópole esfuziante e uma festa de arrasar qualquer festa chamada Carnaval.
RIO é destas animações que impressionam. Não pela técnica, que é bem normal. Nem há tanta necessidade de assistir ao desenho em 3D. Há muitas cores, especialmente nas sequências com as aves. Mas, impressiona por não decepcionar. Espera-se muito e ganha-se bem em humor e emoção.

Diferente de alguns comentários ou opiniões vistas na internet, RIO não é um esteriótipo da cidade maravilhosa. Tanto que Saldanha tem o cuidado de colocar diversos defeitos do local. Se alguém poderia se sentir "ultrajado" seriam os habitantes de Minnesota nos Estados Unidos. A descrição do lugar não é das mais felizes, sendo um local frio e aparentemente triste.
Outro ponto que chama a atenção em RIO, especialmente em seus trailers e conteúdo é a ausência de tucanos e papagaios verdes. Apesar dos tucanos serem aves também típicas brasileiras, poucos são mostrados nos trailers, talvez pelo bicho ter uma representação partidária forte. Em relação aos papagaios, talvez hajam poucos no longa-metragem para não remeter ao Zé Carioca, personagem da concorrente Disney.

A trilha sonora também é uma atração a parte. Sérgio Mendes dá o toque brasileiro para a música, com muito samba e bossa nova. Já John Powell mostra, mais uma vez, que é um bom compositor de trilhas instrumetais. Foi dele a trilha sonora de Como Treinar o Seu Dragão.
Por fim, apesar dos diversos comentários quanto a dublagem americana com Anne Hathwary, o fato é que a maioria das pessoas assistirá à animação em versão nacional. Daí, o espectador poderá ouvir o grande trabalho feito por Gustavo Pereira. O dublador fez diversos personagens conhecidos do público jovem como Peter Punk do seriado da Disney, Soluço do filme Como Treinar o Seu Dragão e Nemo de Procurando Nemo.

Deve-se lever RIO a sério não por ufanismo. Mas, por todas as particularidades que o filme apresenta de comportamento humano e questões socais. Afinal, de forma sutil e sem pieguice, o longa-metragem animado fala de tráfico de animais e dos problemas sociais que a cidade, mesmo maravilhosa, enfrenta.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Costelas flutuantes!!


Navegantes, O assunto é um tanto bizarro, mas acho interessante comentar. Muitas pessoas ou não estudaram ou não lembram das nossas gloriosas costelas flutuantes. São as costelas que não têm nenhum tipo de ligação ou com o osso esterno ou entre si. Ou seja, elas ficam "soltas" em nosso corpo.
Pode parecer um comentário totalmente sem noção, mas o fato é que devemos ter muito carinho para com elas. Quando acontece um acidente, por exemplo, são as costelas flutuantes - muitas vezes - as responsáveis por perfurações internas. Oh, mas elas são vilãs? Não... claro que não. Tanto que a retirada delas pode ocasionar problemas sérios no equilíbrio corporal. É um ato extremo que muitas pessoas usam para "afinar" a cintura. Mas, que não se dão conta do risco que correm ao tirarem suas gloriosas costelinhas!!!!
Alguns devem estar pensando: "mas, Sandra... por que raios você está falando de uma coisa tão... tão bizarra?" Bem, porque hoje fizeram "cocegazinha" em mim. Mas, pegaram bem nas costelas flutuantes, que são bem sensíveis (em mim, pelo menos). Daí, quando falei o termo "costela flutuante", ficaram com cara de "hein"? Por isso, nunca tirem sarro das costelas flutuantes. Elas são muito importantes no equilíbrio de nosso corpo! Bah.............

Blu Ray impulsiona o mercado de vídeo doméstico

Passada a época de festas e o Carnaval, e com o nosso segmento engrenando mais um ano com a expectativa de melhores resultados, apresentamos os números de 2010 no rental e no varejo, com grande destaque para o crescimento do Blu-ray na preferência do consumidor, tanto nas locadoras quanto nas prateleiras do comércio varejista.
Em comparação a 2009, em que 19 mil unidades foram adquiridas por locadoras, os títulos em Blu-ray apresentaram crescimento impressionante em 2010, alavancando o consumo da alta definição no Brasil batendo a marca das 260 mil unidades vendidas, apenas no rental. Isso nos dá o total de 1.300% de aumento.
Falando sobre o varejo, que inclui também os sites, o Blu-ray também apresentou em 2010 crescimento significativo em vendas comparado ao ano anterior: foram vendidas 230 mil unidades em 2009; já no ano passado, 880 mil – crescimento de 275%.
Com base nesses números, estamos diante do melhor ano para o home vídeo desde 2006. A aceitação do novo formato pelo mercado está acontecendo de forma gradual e consistente, e a tendência é que, com a queda dos preços dos players de Blu-ray e a consolidação da popularização desta mídia, 2011 seja tão positivo quanto foi 2010.
Com locadores, varejistas e distribuidoras fazendo sua parte, como fizeram em 2010, disponibilizando os produtos para os consumidores, temos nas mãos o material necessário para ver de camarote um ano muito bom para todos em 2011.

Fonte: UBV - União Brasileira de Vídeo e Madalena Martins, assessoria da Paramount

domingo, 3 de abril de 2011

ANIMA INFO 1401

Novidades na grande do canal Sony

A grade de programação do mês de abril do canal Sony apresenta algumas novidades e também mudanças em dias e horários de exibição da sua programação. Entre as novidades estão: a estreia da 11ª temporada de CSI: Crime Scene Investigation (foto), no dia 4 de abril, às 21h; The Defenders, dia 5 de abril, às 22h; e da 5ª temporada de Rules Of Engagemnet, dia 6 de abril, às 23h.
Grey´s Anatomy, The Defenders e CSI a partir de abril ganharão mais um dia de exibição durante o horário nobre do canal. Grey’s Anatomy ganha replay na terça-feira, às 21h; The Defenders na quarta-feira, às 21h e CSI na sexta-feira, às 21h.
As mudanças são resultados da nova estratégia dos canais do grupo Sony Pictures Television (SPT), no Brasil. “Estamos direcionando o nosso conteúdo para atender diretamente ao gosto e hábito do assinante brasileiro que se distingue do perfil de público dos outros países da América Latina”, afirma Alberto Niccoli Junior, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da SPT no país.

Site legais?

Navegantes, Não... Não morri. Sei que alguns aí até gostariam disso, mas como diria o velhinho: "vocês vão ter que me engoli", heheheh! Só para constar, tenho quatro dicas legais de sites, para dar uma animada no dia. A primeira é o Baião de Notícias, blog sobre assuntos do momento comentados com o típico humor cearense e, por que não, muita acidez.
Apesar da total e mais completa e absoluta malvadeza de 1º de abril, o XDragoon continua sendo uma grande "pedida" quanto à HQs digitais. Acho que tem grande potencial. Viu senhor Marcantonio? :P
Também não sei se já comentei, mas em julho haverá o Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos em Pernambuco. Para ver todas as informações do evento, que acontecerá em parceria com o Super-Con, é só clicar no link acima, oras...
Por fim, o site de um amigo e de uma personagem que, diga-se de passagem, é minha. O Mário fez uma versão da Lisa Freitag, uma personagem que criei, coloquei no papel, masque acredito, nunca comentei aqui. Originalmente, ela é para parecer mesmo com a Lady Oscar. Deem uma olhada no site do Mário, ele também faz o fanzine Insistência. É isso aí!!!

←  Anterior Proxima  → Inicio