Desejo: Boas Festas...

sábado, 17 de dezembro de 2011

#TezukaDay - Por que Osamu Tezuka foi importante?


Navegantes,
Hoje está acontecendo um dia especial no mundo "mangático/ animático" nacional. É o Tezuka Day. Este é um "evento" que diversos sites estão participando de alguma forma: seja desenho, texto, resenha, etc... para falar de Osamu Tezuka, considerado o "deus do mangá".
Seria chover muito no molhado falar dele de uma forma tradicional. Até porque o fiz em meu livro (clique na imagem ao lado). Talvez, uma das maiores contribuições de Tezuka seja com algo que passa desapercebido por muita gente. Tezuka era um homem que sabia escrever histórias para mulheres. E daí? E daí que isso é muito difícil, especialmente em um momento de turbulência cultural. Lembremos que ele escreveu A Princesa e o Cavaleiro pouco antes da Revolução Sexual. Muitos podem dizer que é frescura, mas foram poucos os homens que conseguiram tal feito. O contrário é mais fácil. É só uma autora colocar uns "peitos" em uma história para homens que logo agrada (certo... há um certo exagero no comentário).
Já um homem entender o universo feminino parece muito mais complexo. E Tezuka, com sua princesinha, comseguiu. Afinal, até mesmo no Japão as mulheres querem seu "príncipe", mas, mesmo sem talvez conseguir, também querem sua liberdade. E Safire representa bem isso.
Por que meu foco nesta personagem? Bem... eu sou da leve que assistia a Princesa e o Cavaleiro quando criança. Gostava do jeito dela e esperava que ela fosse feliz com seu príncipe. Para mim, a "princesa" de minha vida não foi da Disney. Foi uma japonesinha... Enfim... infelizmente, não consegui encontrar um episódio que me marcou muito, em que ela usada uma máscara. Para mim, aquela máscara era horrível e até hoje lembro-me como eu detestava aquela máscara. Quem encontrar este episódio, coloque os comentários.
Enfim, era isso o que eu gostaria de dizer sobre Osamu Tezuka. Ele não foi SÓ importante por ser o "deus do mangá". Foi importante, sobretudo, por ser um homem com sensibilidade suficiente para entender verdadeiramente as mulheres. E saber escrever/ desenhar algo que nos agrade. Quiçá mais autores tivessem tal talento...

←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Patrick Raymundo disse...

Tezuka era tão versátil que ele escreveu para todos e em todas as idades. Ele era espetacular. Poderia tirar influências de outras produções, como Disney e Metrópolis, mas sempre fazia algo único. Ele tinha um toque especial! :)

gashaworld disse...

muito bom seu texto