Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pauliceia (Paulicéia), mais uma grande animação nacional




Paulicéia - Mário de Andrade from Birdo Studio on Vimeo.






E D I T A D O em 06/01/ 2012 às 21h00, com correções da equipe do curta-metragem

Navegantes,
Como nem só de One Piece gira a vida, aqui fica uma dica bem interessante de animação nacional. Pauliceia é baseada na obra de Mário de Andrade, mais especificamente Macunaíma. O projeto começou como uma iniciativa do NUPA - Núcleo Paulistano de Animação, cuja sede é no Centro Cultural da Juventude na Vila Nova Cachoeirinha. O Núcleo é administrado pelo animador Céu D'ellia que assina a co-direção desse filme com Paulo Muppet e Luciana Eguti, do estúdio Birdo.
A primeira etapa do projeto foi um edital de roteiros de um minuto sobre o Mário de Andrade, realizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo. O vencedor do edital foi o Spacca, com esse roteiro que se chamava Frankenstein Antropofágico, que deu origem ao nosso filme. O Spacca é mais conhecido pelo seu trabalho como cartunista. Após a escolha do roteiro o NUPA organizou um workshop de design com alunos do Núcleo para fazer o que seria a concepção visual do curta.
Quando entrou no projeto, o estúdio Birdo teve que fazer um estudo detalhado da cidade de São Paulo dos anos 20. "O trabalho aqui dentro foi bastante meticuloso. A primeira cena envolvia uma perspectiva aérea do Vale do Anhangabaú nos anos 20 e fizemos uma extensa pesquisa arquitetônica para respeitar as características da cidade na época", diz Paulo Muppet.
Enfim, se você curte animação, está é uma boa oportunidade de ver um bom desenho animado nacional. E sim, curto o trabalho do Birdo, desde os tempos de Pato Fu - Uh Uh Uh La La La Ie Ie e Bonequinha do Papai. Ah, e coloquei "Paulicéia" entre parênteses porque a palavra agora não tem mais acento agudo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: