Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ANIMA INFO 1486

Falece quadrinista Jorge Kato

Texto: Fernando Ventura ("Especialista em Design Gráfico" pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com o trabalho "Zé Carioca no Traço do Canini - As Histórias em Quadrinhos Disney de Renato Canini").

Faleceu em São Paulo, na última segunda-feira, 7 de Novembro, o quadrinista Jorge Kato, primeiro desenhista brasileiro a criar histórias em quadrinhos Disney. A informação é da família do artista a Primaggio Mantovi, amigo pessoal e colega de profissão.
Kato nasceu em Bastos, interior de São Paulo, em 1936. Iniciou carreira na Editora Abril, na década de 50, como letrista e capista das revistas Disney. No final da década desenhou as primeiras histórias Disney brasileiras, com textos de Alberto Maduar e Claudio de Souza, publicadas em O Pato Donald e em Zé Carioca (revista lançada em 1961).
Com Kato, a editora - que até então produzia apenas eventualmente capas, histórias e passatempos ilustrados - daria seu primeiro passo na produção regular de histórias em quadrinhos, se tornando uma gigante do meio nas próximas décadas. Kato teve no período como assistentes, Alberto de Mello, que faria carreira no exterior na área de animação, e Waldyr Igayara, que se tornaria diretor editorial da Abril. Sempre fiel aos model-sheets fornecidos pela Disney, Kato supervisionou a produção de histórias para o "Studio Program" e a produção local nos anos 70, além de importante participação na criação das ilustrações dos manuais Disney no mesmo período. Durante os anos 80 Kato esteve a frente do setor de transfers e figurinhas, onde continuou desenhando os personagens Disney até sua aposentadoria.
Kato se tornou conhecido do público em matérias sobre Zé Carioca publicadas nas próprias revistas da Abril. Na década de 2000, suas capas e histórias foram identificadas e listadas no Inducks, base de dados dos quadrinhos Disney. Curiosamente Kato foi um dos poucos brasileiros a conhecer pessoalmente Carl Barks, criador do Tio Patinhas, em uma visita aos estúdios Disney.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Anônimo disse...

Bonita capa! Capa dos desenhos desenhados. Bons tempos...!
Por Francisco Ronaldo.

The Fool disse...

Sandra, vou comentar do que li lá no Facebook, aproveitando o tópico aqui.
É engraçado pensar que até na hora da gente honrar os mortos, a gente despreza o Brasil!
Triste isso.
Valeu!