Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A marcha da corrupção. Dos políticos e da nossa também?

Navegantes,
O que vou escrever será muito pesado, mas é justamente para fazer-nos a todos pensar. Hoje, ocorreram diversas marchas contra corrupção. Li seus vários significados no Houaiss... Pensei um pouco em uma série de comentários e coisas que a gente acaba tomando conhecimento. Lembrei deste post: Classes A e B são as que mais consumem pirataria daí cheguei a uma conclusão triste. Quem somos nós para falar mal de nossos políticos? Não seriam eles... reflexo da corrupção de 90% dos brasileiros?
Dentre os vários significados está "oferta em dinheiro ou vantagem em troca de um benefício". Daí pergunto: tem que ser político para ser corrupto? Quantas pessoas não se beneficiam com a pirataria em troca do baraeamento do produto adquirido? Quantos não tentam bular ou burlam os impostos? Quantos aqui se beneficiaram por algo que não deveriam?
E isso em escala de classe média para cima. Porque muitas pessoas nas chamadas classes populares querem aproveitar-se de sua condição para continuar com "seus benefícios". Dos mais variados. Deste fazer gatos, a não pagar impostos, não pagar IPTU.. burlam benefícios sociais...
Muitas vezes fiz críticas a nossos políticos. Provavelmente farei em algum desabafo. Hoje, não as faço tanto por um grande motivo: nossos políticos são reflexo do povo que vota neles. Se pararmos para pensar, uns 90% dos brasileiros não têm moral alguma para falar deles. Por quê? Porque fica a questão: quantos estando lá não fariam a mesma coisa? Quando paramos para pensar em tudo o que foi citado acima, percebemos que, possivelmente, nem marchas deveríamos fazer. Cobrar quando nós mesmos cometemos os mesmos erros, em uma escala diferente?
Os brasileiros têm mesmo condições de cobrar algo de seus políticos? Uma pena que, quando se menciona cobrar de si próprio, as pessoas encontram várias justificativas para a sua corrupção. Um pouco mais de decência, não somente deles, mas de nós mesmos. As pessoas deveriam perceber: estas marchas não são somente para os políticos, mas sim para os brasileiros. Para pensar...


←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Felipe disse...

Nos últimos dias, vi uma expressão que eu acredito sintetizar bem isso. "Fominha", no sentido informal com que geralmente é usada nos jogos de futebol, para se referir ao jogador que nunca passa a bola para o outro e quer fazer os gols sempre sozinho. Somos um povo de "fominhas".

Bruno J. Silva disse...

pra mim só se combate corrupção com patriotismo

Diogo Aires (Dood) disse...

Enfim, o que você falou tem verdade. Não só em questão da pirataria, mas também com questão de educação. O que vivemos em minha opinião é uma sociedade com grupos egoístas. É passeata pra religiosos, gays e qualquer outro grupo querendo ser mais igual que outro. Ninguém pensa na coletividade e na ética.