Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Licensing Brasil Meeting 2011 parte 2


Navegantes!!! Continuando a matéria sobre o Licensing Brasil Meeting 2011, falaremos agora de algumas propriedades. Aqueles personagens que vão fazer a diferença nos próximos dois anos... E, no vídeo é possível ver um pouco dos expositores e uma entrevista com Marici Ferreira, diretora da editora Espaço Palavra e organizadora do evento.
A grande aposta são personagens que surgiram originalmente dos quadrinhos: os heróis. Tanto Disney como Warner deixaram claro que vão pegar pesado, respectivamente, em seus heróis Marvel e DC. Haverá um filme por ano deles. E junto vêm desenhos animados, DVDs, brinquedos, quadrinhos (especilamente DC), etc. Particularmente, acho que vai saturar muito rápido. Mas, é o momento que estamos vivendo. Talvez, porque o mundo precise de heróis, alguém em quem se espelhar.
Cheguei a mencionar que poderia haver brecha para animes. Não, não há. Enquanto lá fora a Toei negocia Toriko, mas sem a menor estrutura no Brasil para isso, não há como bater de frente com o marketing, logística e afins de Disney e Warner. Esta última ainda vai investir muito em parques, junto do Hopi Hari. Quem encara?
Também é inegável a força que As Princesas da Disney têm. E a empresa deixou claro que também investirá muito em sua nova animação: Valente. Esta que será a primeira princesa Disney/Pixar. Sim, isso mesmo, depois de um ano, ela vai se juntar a Branca de Neve, Cinderela e afins ao quadro das princesas.

Curiosamente, não é só nos animes que há um "movimento revival"... Aposta-se em personagens mais antigos para o próximo ano, como As Meninas Superpoderosas e Penelope Charmosa e sua vertentes como a Penelope Charminho (foto). Mas, aqui eis a diferença: há novos styles, novos guides, novo pensamento e nova estruturação mercadológica. Ou seja, diferente de certos animes como Sailor Moon, há alguns títulos mais antigos - de estilo variados - que têm tudo para dar certo comercialmente como: Bananas de Pijamas (agora em animação CG de 104 episódios), Ben 10 (com novo style), Asterix (com novo filme), Super Amigos e afins (tudo novo) e por fim, uma das grandes marcas da Warner: Thundercats.
Quando mencionei isso meses atrás, muita gente criticou. Olha, a empresa deve, mesmo, pegar pesado com todo tipo de produto da versão nova, da versão mais antiga (aque minha geração viu) e produtos com um style feito no Brasil. Muita gente pode até não gostar da ideia deste novo Thundercats, mas a Warner aposta e aposta pesado neste título.
Outro personagem bem sucedido que é antigo, mas que continua com a bola toda é ele, hehehehehe: Pica-Pau. A Exim informou que o Brasil é um dos lugares no mundo que o Pica-Pau mais tem sucesso. Tanto que para os produtos a empresa teve autorização para fazer novos guides.
Outro item curioso é o mercado de games. Alguns títulos parecem ser importantes as suas empresas e foram citados como o Club Penguin e os heróis - especialmente Batman. Pretende-se investir na imagem destes títulos. Isso também ficou claro...
Por fim, personagens brasileiros não ficaram de fora. Kasmanas talvez seja o agente licenciador que mais tem investido em personagens nacionais. Meu Amigozão é um exemplo. Já Patati Patatá foram os primeiros do segmento "palhaços". Tanto que aparentemente, "criaram" frutos...
E a Mauricio de Sousa Produções mostrou porque é uma das empresas nacionais de entretenimento mais bem sucedidas atualmente. Além dos diversos produtos já conhecidos, há dois novos que tem tudo para chamar a atenção no próximo ano: os "ícones", que será possível visualizá-los no vídeo acima. A outra inovação é Turma da Mônica TOP, um novo traço dos personagens muito, mas muito semelhante ao estilo South Park. A ideia é fazer este material - desenhos e produtos - em 2D e 3D para o público jovem.
Enfim, O Licensing Brasil Meeting 2011 é um evento extremamente importante, pois deles saem muitos negócios que ajudam na roda da economia. O Papo de Budega espera ter a oportunidade de participar no próximo ano e, não somente isso. Esperamos poder divulgar novidades, especialmente de produtos de personagens nacionais. Como dito no vídeo: é difícil, mas não impossível. É necessário muito trabalho.

←  Anterior Proxima  → Inicio

11 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito chateado de nao ter nenhum anime para a tv tanto aberta quanto fechada.. mas espero pelo menos FAIRY TAIL E TORIKO quem sabe chegue ao brasil.....

Anônimo disse...

Acho uma Droga, nao ter espaço para os animes nessa droga de pais que atualmente só investe em seriados idiotas teens e essa onde dos herois logo irá SATURAR mesmo. Se pelo menos Jewel PET chegase aqui no brasil, la em portugal o anime faz o maior sucesso e tem varios produtos licenciados por la....

Diogo Aires (Dood) disse...

Os animes não estão com a bola toda há muito tempo, desde 2010.

tamarus817 disse...

faça um favor para a tv brasileira:
MATE UM PICAPAU POR DIA..

sandra monte disse...

Enquanto o Pica-Pau der audiência, ele é imortal.

Diferente de muitos outros desenhos por aí... Como certos animes shoujos... :P

tamarus disse...

é, enquanto isso, em vez de animes
novinhos somos obrigados a aturar
porcarias de 80anos atras que ja
deveriam ter sido limadas da tv
faz tempo( vce sabe a quem me refiro)
proximos alvos :
mickey mouse, pato donald, pateta,
tio patinhas( o exterminio continua)..
tamarus
o Anti disney e inimigo declarado
do picapau

Ludmila Monteiro disse...

Sinceramente, tanto revival só me cheira a mais do mesmo, preguiça e falta de coragem de investir em algo novo, além de falta de criatividade contemporânea.

Quando é que a gente vai realmente sair dos anos 90?!?!!? @@

Diogo Aires (Dood) disse...

O fato é o que é bom, sempre será imortal. Pica Pau, Tom e Jerry, Caverna do Dragão (esse último pouco explorado pelo licenciadores, imagina a série toda em DVD venderia muito mais que certos animes que as pessoas fazem multirões pra sair em DVD e ninguém compra). :P

Mauri Link disse...

Sandra, como assim você acredita que "essa onda de heróis vai passar"? São mais de 80 anos de sucesso, crescendo exponencialmente.

E é muito engraçado ver o pessoal que curte animes feitos para o Japão esperneando por termos um mercado morto, já que os brasileiros mesmo sabotaram baixando tudo de graça indiscriminadamente!

sandra monte disse...

Nossa Mauri,
Deixa eu perguntar...
Você é louco ou só flooder mesmo?

Onde está escrito que "vai passar"?


Sandra Monte

Mauri Link disse...

Não disse exatamente passar, mas sim saturar, como mera "modinha".

E outra, não é que Marvel e DC terão só um filme por ano, mas sim vários, e novas séries de TV e desenhos animados também. E a Marvel possui mais títulos no Brasil do que a DC.

Só queria dizer isso para acrescentar informação, tá? Gosto de ti!