Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

E no mercado de mangás e animes, um puxão de orelha?

Navegantes,
Quem acompanha este blog sabe que faço diversas explanações acerca do mercado. Seja ele de animes, da televisão, etc. E, algumas de minhas ideias - ou convicções - são pertinentes, apesar de algumas pessoas não admitirem ou simplesmente me "ignorarem"... Mas, enfim...
O que tenho percebido é que estamos em um bom momento em nosso mercado. Não é excepcional, mas é bom, mesmo com a crise externa. Vi algumas entrevistas de gente "querendo crescer". Agora é a hora. E um bom lugar para aprender é no Licensing Brasil Meeting 2011, o maior evento de licenciamento do país.
Muita gente me pergunta: há público? Ou.. "estamos interessados em saber o que o público pensa...". Sério? Sério mesmo que tem que perguntar o que o público pensa? Quando a gente vai nestes eventos, percebe que não é bem assim que uma Disney ou Warner trabalham. Elas sabem o que o público quer, pois há pesquisas, um departamento de comunicação (marketing).
Pessoas deste meio que quiserem crescer, conhecer realmente a engrenagem do mercado, sem precisar ficar "mendigando" sugestão do público - opinão que normalmente é volátil - vão a este evento. Importante para conversar com outros profissionais e conhecer o lado de "lá", o lado empresarial.
Às vezes, tenho a impressão que falta um pouco disso. No fórum de licenciamento que houve em maio, ninguém do tal mercado de mangás e/ou animes estava lá para "ouvir". Tá... só eu. Mas, eu não quero ganhar grana e nem trabalho em empresas do setor. Só sou interessada no assunto para poder divagar e tecer comentários.
Ou seja, acordem e prestem atenção um pouco mais para "fora" deste mercado. É um pouco caro entrar no evento? É. Mas, não é custo, é investimento. Tem gente aqui que se "sacar" o que estou falando, vai saber que parte deste post foi para si. Só para constar...

←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

Patrick Raymundo disse...

Falta tanta gente de peso nesse encontro. Empresas que querem tornar seus investimentos em lucro não deveriam deixar esse encontro passar.

dragondiego7 disse...

Infelizmente Sandra acho que nenhuma editora faz um pesquisa de opinião ou esta preocupada em saber o que os leitores pensam.

Fazem uma seção de e-mail (cartinhas no meu tempo) para os leitores de 12 anos.
Colocam no final da mídia (se tiver conteúdo faltando para encher linguiça) somente elogios ou críticas banais e isso já mostra o perfil de leitor... assim pensam...

Bom alerta para editoras que eu acho que deveria ser mais debatido. Não só pela ausência em eventos mas, como vc disse, pela falta de conhecer o "cliente" como somos realmente observados pelas editoras.

Esperar para ver se um dia aprendem!

Francisco Othon Pereira de Norões disse...

Agora é vez Cartoon network vai sofre e acabar em canal... :(

Anônimo disse...

Bom sandra queria te falar sobre o Anime Bakugan que é sucesso em vendas e licenciamento mas tem uma Dublagem horrivel realizada pela centauro... Imagine um anime voltado para crianças com os personagens falando as habilidades das cartas em ingles e algumas tem nome extenso , olha fica bem ruim de entender...