Desejo: Boas Festas...

domingo, 21 de agosto de 2011

Crise do mercado de animes: Samurai X

Criatividade...
Pois é, navegantes, parece que é isso mesmo o que tem faltado no mercado de animes. Isso parece ser meio cruel, mas, depois de ler sites internacionais, dá para entender porque o mercado de animes teve uma ligeira queda de influência no mundo.
O atual motivo deste comentário? Samurai X. A nova animação é um OVA remake da fase Shishio... E mais: do ponto de vista da Misao? Sério... para que fizeram isso? Eu já havia falado da crise de criatividade em dois posts: neste de 2010 e neste deste ano.
E sabe o que é pior? Parece que conseguem "piorar" o que era bom... Tá, certo... Ainda não vimos esta animação. Mas, já fica um gostinho amargo ao ter-se ideia da sinopse. Daí pergunto: mais do mesmo, novamente? Por que as produtoras não pensam algo novo? Baseiem-se em livros ou tentem bancar algo diferente! Pô... já imaginaram um anime de Harry Potter baseado nos sete livros? Sem "spoilers", só com tudo o que acontece nos livros e não houve nos filmes? Ou alguma outra história... Sei lá.
Fico com a sensação que o mercado de animes está em um ciclo vicioso e não consegue sair dele. Daí, quando os animes atuais não dão certo no ocidente e não agradam a "massa", a massa é que é burra por não curtir animes? É preciso uma mudança. Qual, não sei, não sou produtora e não moro no Japão. Mas, do jeito que está, nenhum "aquisidor" das emissoras vai trazer animes. Parece tudo igual aos olhos dos "leigos". O sucesso depende de marketing. Mas, depende mais ainda da criatividade.
Para pensar, otakus...

←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários:

Rafael Kaen disse...

Pensei que fosse uma coisa inédita, era melhor fazer assim que repetir uma história já feita!

Patrick Raymundo disse...

Também não me agradou, principalmente sabendo que Samurai X tem uma fase inteira que poderia ser contada de maneira decente, em anime, e não foi ainda: o arco final. Aliás, o arco final teve um OVA muito do resumido, com final diferente do mangá, ou seja, para mim aquilo não contou. Agora, eles me chegam com essa bomba. Faltou criatividade e coragem.

Dário disse...

Estou escrevendo aqui também motivado pelos posts anteriores sobre a possível crise de criatividade dos animes/mangás

Sobre a (possível) atual crise é válido lembrar que muito já foi escrito erroneamente.

Por exemplo, como assim a indústria de games vai bem no japão? Nos anos 90 ela representava 80% do mercado, e hj não representa nem 20%. Basta pesquisar sobre isso e perceber que o encolhimento vem ano a ano.

A crise na realidade afeta todas as mídias que já existiam antes da Internet.

Com a universalização do conhecimento e das culturas que a internet proporcionou, veio também a falta de tempo para curtir tudo isso. Apesar dessas várias mídias não serem concorrentes diretas, a pessoa que vai consumir tudo isso é somente uma, e logicamente irá escolher o que consumir.

É também pedir demais para que absolutamente TUDO que venha do Japão seja de excelente qualidade. Pouca gente tem "tato" para perceber isso.

Nos anos 90 tínhamos conhecimento APENAS do que "já era de exportação", ou seja, qualidade já comprovada.

Hoje em dia acompanhamos tudo que é lançado no Japão, e quando falo tudo é tudo mesmo, por isso é pedir demais que os cerca de 30 animes que são lançados por temporada, sejam todos bons.

A propósito, existe muita coisa boa saindo este mês/ano. Como o remake de Hunter x Hunter (by Madhouse), Gundam Unicorn, entre outros.

O problema, é que , quem é fã de animes, quer que tudo seja bom, E ISSO NÃO EXISTE EM NENHUMA MÍDIA!

Sobre a OVA do Samurai X não vi ainda, mas é bom não se apegar somente as séries do passado para avaliar a qualidade do que esta saindo no Japão.

L.Karina disse...

Puxa!Que chato isso.Eu achei que seria a animação da fase final do mangá com direito a final feliz e tudo.
Concordo com você quando diz que os animes estão cada vez mais do mesmo.Faz um bom tempo que não me interesso por animes.

dragondiego7 disse...

Esse ciclo vicioso realmente eu tb acho que existe e sinto falta de animes que inovam e conquista o mercado por caminhos diferentes.
Torço para que seja apenas uma fase. Realmente para pensar...

Atma Weapon disse...

E eu pensando que iria acontecer o mesmo que co Saint Seiya na época da Saga de Hades..., decepção mesmo.

reginalolipop disse...

Parece proposital, 10 anos depois vão inventar outro Remake pra recontar a mesma historia.

O mais recente é Hunter X Hunter, achei que era sobre a saga nova, so que vão refazer tudo denovo.

O mercado hoje é muito previsivel, eles pegam algum Mangá pouco popular, inventam um final generico e o autor agradece por conseguir gente pra acompanhar o embromation dos volumes da obra, até ele ficar rico e se cansar.

Panino Manino disse...

É mais questão de não animarem mangás criativos ou simplesmente bons (se não quiserem se dar ao trabalho de criar uma animação original).