Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ANIMA INFO 1452 - Especial

SUPER 8


SUPER 8 é uma produção da Paramount Pictures que chega esta sexta-feira aos cinemas em cópias dubladas e legendadas. No verão de 1979, um grupo de amigos de uma cidade pequena de Ohio resolve fazer um filme de zumbis com uma câmera Super 8 e acaba testemunhando uma batida catastrófica de trem. Logo eles descobrem que aquilo não foi um acidente. A partir daí desaparecimentos estranhos e eventos inexplicáveis começam a ocorrer na cidade, e o policial Jackson Lamb tenta desvendar a verdade – algo mais aterrorizante do que se possa imaginar. Se no coração de SUPER 8 estão seis garotos cujos sonhos de filmar um curta-metragem de monstros são de repente interrompidos.
O filme conta com dois pesos pesados do entretenimento atual: Steven Spielberg e J.J. Abrams. O primeiro dispensa apresentações, já o segundo co-criou uma das séries de TV mais importantes da história: Lost. Abrams descobriu as alegrias da câmera Super 8 aos oito anos, quando começou a fazer filmes caseiros com os temas que adorava quando garoto: perseguições, batalhas e monstros.
Várias sequencias e fatos da prdução chamam a atenção. Em especial a batida do trem.


Boa parte de SUPER 8 foi realizada com discrição, em um esforço para manter as cenas decisivas um segredo para o público. O supervisor de efeitos especiais Steve Riley conta: “Quando o trem bate, tivemos uma sequência de explosões para criar o tipo de destroço que um acidente de trem causaria. Usamos em torno de um quilo de pólvora e aproximadamente 120 metros de estopim, algo fortemente explosivo. Ele age muito rápido e cria um grande estrondo quando é acionado. É muito intenso.” E é realmente impressionante esta cena.
SUPER 8 não fez tanto sucesso quanto poderia nos Estados Unidos. A história é interessante. Vê-se claramente a inspiração de filmes como Contatos Imediatos do Terceiro Grau, do próprio Spielberg. Houve jornalistas que compararam este filme com o clássico dos anos 80 Os Goonies. Difícil dizer que SUPER 8 alcançará tal "status" de clássico. Deveria por ser uma boa produção. Mas, possivelmente, os jovens atuais não se sintam atraídos pelo jeito "retrô" do longa-metragem. SUPER 8, provavelmente, será bem recebido pelo público com mais de 30 anos. E fica a dica para que o espectador não saia "correndo" sem ver os créditos.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: