Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ANMTV é a favor da censura

Atualização em 18 de junho de 2011, às 12h30: Apenas um acréscimo ao título: ANMTV (Anime, Mangá e TV) é a favor da censura.

Navegantes,
Todos sabem que sou contra censura. Raramente podo comentários no blog. Só não coloco os que são ofensivos a terceiros. Quem acompanha este blog sabe que até mesmo comentários contra mim costumo postar. Já tive diversos problemas em relação aos textos que copiam de mim! E não foram poucos os problemas que tive ao longo dos anos.
Por que estou escrevendo tudo isso? Bem, hoje, após muitos anos de quebra-paus, vi um site de animes CENSURAR outro site de animes e com uma justificativa, no mínimo retardada. Sim, retardada no sentido mais pejorativo que existe. O site ANMTV (Anime, Mangá e TV) solicotou a retirada de conteúdos do site MAIS DE OITO MIL. O motivo alegado é o de que o site da Mara "violou" os "direitos autorais" do ANMTV.
Agora... que direitos? Gente, o ANMTV tem autorização para fazer aquelas imagens do topo do site? Tem autorização dos sites internacionais para traduzir, e MUITO MAL traduzido, as notícias sem citar as fontes? Tem autorização para exibir trailers? Olha só a cara-de-pau: vejam esta notícia. Neste exato momento, às 00h22 do dia 15 de junho de 2011, pergonto: por acaso colocaram de QUAL site tiraram a informação? NÃO. E isso vale para 99% das notícias do site. E só para constar, grande parte das notícias saem do site TV Latina e a notícia em questão, provavelmente deste link.
É um verdadeiro festival de "control c contrl v" traduzido de sites internacionais e até nacionais. E sabe o que é mais ridículo? A cada duas linhas, "três" têm erros grotescos de língua portuguesa. É um verdadeiro assassinato para com a norma culta. A coisa é tão ruim que não é norma culta, nem popular, nem nada. Dá até para brincar: eles têm autorização para errar tanto assim no português?
E era tudo isso que a Mara ironizava. Como a Mara mesmo disse, ela já falou com algumas pessoas da área, já zoou com vários sites de animes! E nem eu escapei... Não escapou ninguém da Mara. Mas, o ANMTV é um prato cheio para ela porque os caras escrevem tanta, mas tanta, mas tanta merda, fossa, rio Tietê, que não tem como não zoar.
O que é mais triste é ver que usaram de um método nefasto para "calar" a Mara. Isso é censura disfarçada de "direito autoral". Um direito autoral, que, como provado acima, não existe. Ou melhor, existe para eles e só para eles. Uma vergonha sem tamanho. Lastimável.
Eles deveriam ter respeitado o MEU DIREITO tempos atrás. Direito que eles falaram agora, mas se esqueceram quando pegaram sem minha autorização prévia a entrevista feita com o James Mcleod. "Ah Sandra, mas não achei não banco de dados deles", claro que não vão achar. Por quê? Porque deletaram, pois eu já havia me queixado neste post, ano passado. Deletaram parte da "prova do crime"... Os e-mails estão bonitinhos, guardadinhos...
Este é todo o respeito de "direito autoral" que estes moleques ridículos têm. Inclusive, como eles não devem saber... a questão do direito autoral está sendo amplamente discutida pelo Ministério da Cultura. É, certamente, um dos pontos mais cavernosos da questão cultural atual. Mas, não dá para esperar que meninos de fralda saibam disso... O site do MinC deve ser sofisticado demais para a cabeça deles...
Aos leitores do Papo de Budega que são CONTRA qualquer tipo de censura, escrevam em seus sites, Twitters, Facebooks, etc:

O @ANMTV é A FAVOR da censura! vejam a nota http://maisdeoitomil.wordpress.com/2011/06/14/comunicado-do-mais-de-oito-mil-a-seus-leitores/!!

Quando a gente pensa que só político censura, usa a "lei" para calar um Estado de São Paulo, outros neste país também o fazem, igualzinho a época do regime militar. E é triste ver nos comentários do post da Mara que teve gente que gostou. Realmente, esta molecada atual não sabe o que é ditadura. E quando tem algo que pareça, aplaudem. É o fim.
←  Anterior Proxima  → Inicio

25 comentários:

panzer disse...

Otimo post sandra, concordo contigo em todos os pontos.

Alexandre Nagado disse...

Mas essa área "pseudo-profissional" da nossa "imprensa especializada" tem muito isso. E numa área tão carente de profissionalismo, é lamentável saber de atitudes assim. Não acompanhei toda a história e nem os bastidores, mas acho lamentável que tenham chegado a esse ponto, tendo as atitudes que tiveram no passado.

Anônimo disse...

Você tem toda razão... Mas enfim né. Eu proponho trollar o ANMTV. HAHAHA

Anônimo disse...

Sandra cadê a censura ? A Mara está impedida de repostar aqueles que foram apagados ? Que eu saiba não, então não é censura.

Robotmonster disse...

A ANMTV se superou com essa.

Concordo plenamente, a arrogancia de exigir "direitos autorais" de conteúdos copiados sem permissão chega a ser hilario de tão ridículo.

Prevejo um efeito dominó.

Diogo Aires (Dood) disse...

Recalque disfarçado de direito autoral: é o resumo do ANMTV.

Ruki disse...

Espera aí, que negócio é esse de censura? Olha o que a dona do blog MAIS DE OITO MIL mesmo disse na descrição do blog: " Caso você possua os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça neste blog, mande email para maisdeoitomil@gmail.com e ela será retirada."

Eles entraram em contato, ela que NÃO CUMPRIU A PALAVRA DELA.

Anônimo disse...

Fazem tanto escândalo por causa "de DESENHOS JAPONESES". É o cúmulo, isso é BRASIL, e depois falam mal dos argentinos....

Anônimo disse...

Excelente post, Sandra. Falou tudo com todas as letras. A infantilidade e amadorismo ético do ANMTV são de dar asco.

sandra monte disse...

Ruki,
Ao que consta, eles entraram em contato direto com o servidor, o Wordpress. Não com a Mara...

E mesmo assim, o argumento continua retardado, pois os caras pedem algo que não fazem.

Ikari387 disse...

Ruki,

Vai além do que a Sandra falou. Eles não podem cobrar direitos autorais de algo que não é deles.

Se o blog Mais de Oito Mil estivesse usando o logotipo do ANMTV e coisas afins, isto sim caberia uma ação por direitos autorais.

Agora, o MdOM utiliza prints para mostrar ERROS do ANMTV em relação à notícia original, que este último (ANMTV) utilizava (traduzido) sem citar fontes.

Enfim, esqueçamos de vez a existência daquele dito cujo. Vamos todos olhar o bumbum lindo da Mara! xD


http://yon-koma.blogspot.com

Pedro disse...

Esse é aquele site que copiou o estilo do Jbox? Sim, porque até me lembro os retângulos de cantos arrendondados na notícia eram uma marca do Jbox. As modificações visuais foram decalque do padrão do Jbox e não lembro de ter visto este fazer algum fuzuê por "apropriação indevida de design"...

Robotmonster disse...

Ruki, para de bancar o Troll especialista.

O que aconteceu foi que a ANMTV se cansou das materias zoadas pela mara e descobriu que poderia eliminar os posts exigindo "direitos autorais".

E pra quem chegou a incrivel conclusão logica de que isso não é censura, saibam que se ela postar as imagens denovo pode perder o blog, da no mesmo postar ou não.

Patrick Raymundo disse...

É a alegação mais ridícula que eu já vi. A Mara pode se defender, dentro da atual lei dos Direitos Autorais, e pedir que o Wordpress retorne com o que foi retirado, porque não houve violação de direito algum. O artigo no qual estou me baseando é o artigo 46 I A e, também, o III do mesmo artigo.

José Antônio Chiló disse...

Até ontem,colocava matérias do ANMTV no Meu Blog"Tudo Variado".DE Repente veio Este Comunicado:
"Olá, Pedimos que retire qualquer post ou contéudo redigido pela equipe do ANMTV do seu blog. Conteúdo duplicado prejudica o seu site quanto o nosso nas buscas orgânicas do Google. Contamos com sua colaboração. Quer divulgar as notícias do ANMTV? Faça um comentário sobre o post e coloque o link para o artigo completo em nosso site. Aguardo pelo período de 1 semana para que nossos textos sejam retirados. Passado o prazo, sem ao menos um comunicado, iremos tomar as medidas necessárias e legais para retirada de nosso conteúdo. Att, Caio Lage webmaster ANMTV"
E daí tirei quase tudo só que por acidente exclui as postagens de dezembro até ontem.
Quer dizer,não posso divulgar as matérias no meu blog.
Que tal fazermos um abaixo-assinado ou uma petição contra a censura deste site.
Abaixo a Censura

Francisco Othon Pereira de Norões disse...

por que classificação indicativa não está telejornal …. ?

Fractos disse...

Quanto mais penso sobre isso, mas acho que o ANMTV deveria estar puto com a perseguição da Mara.

Não querendo defender o ANTMV, mesmo porque reprovo o que fizeram, mas essa coisa de imitar o design do JBOX não tem nada a ver.

Conheço ambos os sites (JBOX e ANMTV) já faz algum tempo e desde que o ANMTV tinha o formato de blog (como esse da Sandra) até o formato que é agora, é realmente difícil dizer que é algum tipo de plágio.

Raphael Soma disse...

Nagado, eu mesmo não tenho diploma de jornalista, mas sou blogueiro. Não sei se é o mesmo caso, já que não me proclamo como "mídia especializada"...Porém, eu mesmo sei quando ter bom senso e vergonha na cara, coisa que faltou ao ANMTV.

Pra variar, tô contigo e não abro nesse ponto, Sandra! Censura em pleno século 21 é patética, já não bastasse o governo ter tentado fazer algo assim no governo passado...

sandra monte disse...

José,
A melhor forma de boicotar este site é informando a todos que eles traduzem mal traduzido de sites internacionais e que eles também "adquirem informação" de outros sites nacionais.

Fora isso, é bobagem. Ajude a divulgar no Twitter o:

O @ANMTV é A FAVOR da censura! vejam a nota http://maisdeoitomil.wordpress.com/2011/06/14/comunicado-do-mais-de-oito-mil-a-seus-leitores/!!


Abraço.

Fractos disse...

Agora depois do post do josé tudo ficou claro.

O ANMTV pediu que retirassem de todos os blogs o conteúdo deles, não foi nada direcionado, como o pessoal tem falado. O Mais do oito mil e o blog do José foram apenas mais um de muitos.

Tenho certeza que a Sandra não iria querer que todo o conteúdo do blog dela parasse em outros, sem no mínimo um link.

Logo, não houve censura.

Anônimo disse...

crentes que uma reclamaçãozinha dessas vai mudar alguma coisa. huahauahau

se for pegar no pé de todo blog que traduz mal traduzido de sites internacionais.. então querida, arrume tempo: PORQUE SÃO MUITOS QUE FAZEM ISSO. KKKKKK

sandra monte disse...

A questão Fractos do Mai de Oito Mil com o outro site é diferente.
Não sei exatamnte o que o José fazia. Se era "copy paste", ele realmente não deveria fazê-lo.

Mas, o que a Mara fazia era algo diferente. Ela não copiava a notíca sem dar créditos. Ela dava, e muito bem dado, os créditos. Ela fazia print screen e em cima do print, ela tecia comentários.

O que pega para o ANMTV em relação a Mara eram os comentários dela. Porque créditos... ela dava sim.

E querido "Anônimo" da Paraíba (?), fico deveras feliz que você visite SEMPRE o meu site.

Não dá para reclmar de todo blog. Mas, dá para mostrar quem é maldoso, infantil, idiota, demente, reacinário, a favor de censura, que é incompetente e pega entrevistas alheias, traduz, fica com raiva e tira do ar...

Estas coisas, bem, só alguns blogzinhos fazem.

Coisa de gente minúscula, que até tenta, mas não consegue o respeito que outros sites têm. Que até tenta, mas nunca tem ideias próprias e quando algum "crítico" escreve, escreve o que os outros já disseram. Só que escreve muito, mas muito mal...
Nem ideias próprias têm...

E almejam respeito que, até mesmo um site de humor conseguiu em menos de dois anos!
Site de humor que fez entrevistas "interessantes" que blogzinhos não fizeram ainda... Por que será que ainda não o fizeram?

No final, o Mais de Oito Mil mostrou competência que muita gente NUNCA terá... Só isso.


Sandra Monte

Jonathan Soeiro disse...

Gosto sempre de partir pro dicionário, então segundo a consulta, censura é(o significado que melhor se encaixa):

"Exame de qualquer texto de caráter artístico ou informativo, feito por censor (3), a fim de autorizar sua publicação, exibição ou divulgação."

Então pelo que li e pelas informações passadas, houve sim censura.

Sandra você está de parabéns. Seu blog é muito bom.

Pessoal visitem meu blog: http://baiaodenoticias.blogspot.com

Vejam o post que fiz sobre a Copa de 2014, que nossos deputados querem fazer sem transparência.

Anônimo disse...

Essa guerrinha vai acabar quando? hein?
Tá na cara que o Jbosta está atrás disso, já que vc Sandra é amiguinha deles.
Deixe o ANMTV em paz!!!Eles pelo jeito estão incomodando vcs pra vc postar uma coisa dessas. tá parcendo a Record que fica atacando a Globo.
Poxa, não precisa ficar descendo a lenha, já não basta ficar falando da censura além do mais critica e pede para outros boicotar o site, isso é coisa do jbox né eles pediram pra vc fazer isso.
quero ver se vc vai censurar o que eu disse.
QUERO QUE TODO MUNDO SAIBA QUE A SANDRA MONTE É CUMPLICE DO JBOX CONCORRENTE DIRETO DO ANMTV, POR ISSO PEGARAM UM DESLIZE E AUMENTARAM O ASSUNTO PARA PREJUDICAR O ANMTV.

J.R.Pereira disse...

Olha, crianças, choradeiras a parte, ou se pode dizer TUDO... Ou não se pode dizer NADA. Não existe meio-termo, doa a quem doer.
O que acontece é que a Mara errou, sim, em dar Print Screen no site dos caras.
Pode sapatear, pode choramingar, mas a IMAGEM do site é deles. E ela usou sem autorização.
"Ah, mas eles fazem isso! Ah, mas eles fazem aquilo. Mas o propósito do humor é..."
Foda-se.
A Lei do Direito Autoral é bastante clara e não tem choro.
A Mara estava errada, fez merda e até que teve sorte de não ser processada. (e olha que eu manjo de processo!)
O que acontece é que o +de8000 deveria deixar de ser um troço amador e retardado e se tornar um site de resenhas SÉRIO!
Tem que parar com essa merda de zoação, "minna" e o caralho e começar a escrever que nem adulto.
E SE PORTAR como adulto, no sentido de obedecer a Lei brasileira.
Eu já avisei a Mara uma vez e aviso de novo: ela tem que parar com essa merda de usar imagens dos outros e zoar em cima.
Tem que parar dar Print na tela dos caras ou, quando fizer isso, PARAR DE ZOAR COM O TEXTO DELES!
Porque fica configurado DANO MORAL e depois quando o Oficial de Justiça for na casa dela (que tem como acha-la pelo IP), quero ver como é que fica!

É censura?
Sei lá.
Mas é a Lei.
E se você fosse séria, Sandra, explicaria como CONTORNAR a Lei e não simplesmente bater o pezinho e fazer birra.