Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O papel da jornalista...

Navegantes, algumas palavras sobre o Dia do Jornalista que, por acaso, é hoje... Eu gostaria de agradecer a todos que me felicitaram pela data. A profissoão tem passado por muitos "perrengues". Não é fácil ser jornalista no Brasil hoje. Temos que enfrentar diversos problemas, como concorrência desleal, baixos salários e desprestígio.
Certo, há maus jornalistas sim. Mas, os que são bons, ou tentam ser, não podem ser colocados no mesmo nível dos maus, dos sensacionalistas... É muito difícil. E, para mim, especialmente, tem sido muito complicado.
Eu talvez seja a única da área do entretenimento jovem - mangás, animes, cinema, etc - que tem alertado para alguns problemas. E claro, tento apontar soluções. Não é fácil, gente. Você acaba arrumando inimizades por dizer a verdade, ou somente por mostrar algo que quebra com este sistema viciado que vivemos.
Basta ver todos os casos mal sucedidos de mangás mal traduzidos, animes mal trabalhados e por aí vai. Ser jornalista é, além de informar, opinar sim. Há quem ache que eu não possa dar minha opinião por minha posição. Mas, se os jornalistas - especialmente os independentes como eu - não se posicionarem por medo de não ser aceito no mercado, por ser taxado de arrogante por falar a verdade, enfim, por querer pura e simplesmente melhorar as coisas, aí sim tudo está perdido mesmo.
É necessária uma voz para informar e alertar os leitores, mesmo que isso desagrade alguns. Acho que estou indo bem em meu caminho. Porque muitos de vocês sabem que o que desejo é ver as coisas melhorarem. É para isso que estou aqui.

Muito obrigada. E sim, galera... quem curte o Papo de Budega, divulgue, "retwitte", faça comentários legais em redes sociais. Porque é com o apoio de todos, que ideias positivas podem ser propagadas.
Por fim, mais uma vez, relembro a todos que meu livro, um estudo jornalístico dos animes na TV Brasileira, continua disponível em várias livrarias:

Livraria Beni: Rua Maria Candida 1229 - Vila Guilherme, São Paulo SP.

HQ Mix: Praça Roosevelt nº.142, Centro – São Paulo/SP - Tel.(11) 3259-1528

Livraria Fonomag: Rua da Glória, 242 - Liberdade - 01510-000 São Paulo - SP
Fones: (11) 3104-3329 / 3399 Fax: (11) 3105-2641 e-mail: fonomag@uol.com.br

Pela internet:

Rika Store: http://www.rika.com.br/shop/catalog/product/view/id/4943/s/presenca-do-anime-na-tv-brasileira/

Editora Laços: http://www.editoralacos.com.br/presenca-do-anime-na-tv-brasileira.asp

Comix Shop: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=12377

Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/busca/busca.asp?nautor=1490337&refino=1&p=1


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: