Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão: uma lição para todos ...

Navegantes,

O que está acontecendo no Japão nos faz refletir sobre um monte de coisas... Algumas boas, mas acho que a maioria não... Por quê? Bem, primeiro: fazer piada sobre a desgraça alheia é ter merda no coração. Mas, infelizmente, as pessoas fazem piada de tudo. O Japão não é o "privilegiado" neste sentido.

Também lemos absurdos, que também não é privilégio do Japão. Coisas como o país está sendo castigado por isso ou por aquilo. Não falaram que o desastre natural em SC foi castigo divino? No Nordeste, Haiti, região serrana do Rio...? Bobagem. O que aconteceu é um fator natural. Aconteceu agora, aconteceu por séculos e infelizmente para eles, vai acontecer novamente. É a natureza.

Como sempre falo, certas bobagens são ditas e escritas porque as pessoas costumam pegar o que os outros têm de mais frágil. Sim, até mesmo o Japão tem suas fragilidades. Por se mostrar extremamente tecnológico,  "pouco humano e mais robótico", há quem diga que é castigo divino. Há que ache que é castigo pela matança de animais. Não é nada disso. Do jeito que falam, parece que Deus é malvado. E Deus não é mau.

Outra coisa que também percebi com tudo o que está acontecendo: daqui uma semana, todo mundo (tirando os diretamente afetados), vai esquecer. Por quê? Porque infelizmente, a mídia esquece, como esqueceu Santa Catarina e o Nordeste com suas enchentes, esqueceu rápido o Haiti (será porque é pobre?), esqueceu a região serrana do Rio. Esquece. É só acontecer algo mais "importante" que esquece.

Por fim, também acho que além dos exageros de um lado, também houve de outro. Gente twittando direto sobre o assunto, colocando imagens necessárias e desnecessárias - lamentar-se por um Gundam gigante? Matem-se! -, textos diversos, etc. Isso ajuda? Sinceramente, não. Só causa mais pânico em amigos e parentes. Da mesma forma como tem gente que quer "aparecer" escrevendo sandices, há quem quer aparecer escrevendo lamentos. E é sério.

Quer mesmo ajudar? De verdade? Então informe-se como fazê-lo. Ligue para Cruz Vermelha, entra em contato com o Consulado do Japão... Mas, faça alguma coisa, não fique só falando, falando e falando. Twittando, twittando, twittando... Porque até lamentos podem encher o saco, se os mesmos começarem a transparecer hipocrisia... É melhor fazer alguma coisa e não dizer nada, do que falar e ficar só nisso.

E sim, o Japão vai se reconstruir mais rápido do que nós em fazer os estádios da Copa. Quem escreveu isso, seja lá quem for, escreveu uma das maiores verdades ditas sobre toda esta situação. Porque estas poucas palavras refletem claramente a diferença entre eles e nós. O que é triste, para nós...

 
 
←  Anterior Proxima  → Inicio

9 comentários:

L.Karina disse...

Muito bom seu texto.Pois é, tem gente que usa a religião para ser impiedoso e gente atacando quem diz orar pelo Japão pra mostrar o quanto é ''questionador''. Gostei frase sobre o Japão se reconstruir mais rápido do que nosso país terminar de construir os estádios para a Copa do Mundo.

Talvez seja uma ilha ou coisa assim surgindo naquela região,por isso tremores e ondas tão violentos.

panzer disse...

outra coisa que reflete a diferença entre eles e nós:
http://extra.globo.com/noticias/mundo/cupula-de-usina-nuclear-se-curva-como-pedido-de-desculpas-1298712.html

você já viu alguém fazer isso no brasil?

Anônimo disse...

Religiosos prepotentes adoram usar isso como castigo divino, que a humanidade está perdida que a religião deles é a verdade. Por isso que falo que a Religião é um dos lixos mais podres criados pelo Homem, que promete união mas somente dos que acreditam na mesma seita que eles. A dos outros é a errada e eles sofrerão por isso!

Dood ! (Porque se Deus fosse bom, amar não seria mandamento).

Old_Nash disse...

É sempre assim Sandra.
Se algo ruim acontece, é a Justiça Divina.
Lembro que quando o Katrina assolou Nova Oleans, teve um pastor aqui dizendo que foi punição de Deus, pois lá se cultuavam a macumba, vudu, promiscuidade e outras idiotices sem lógica (a pior parte foi dizer que todos lá eram negros vagabundos!).

Infelizmente sempre há aqueles que preferem acreditar nessas pessoas e esquecem completamente das outras.
Impondo-o sua perspectiva fútil e distorcida das coisa.
É triste, mas é a humanidade em si.


Old_Nash
anubis302@hotmail.com

Patrick Raymundo disse...

Por isso gosto da Sutra da Seicho-no-ie, pois ela não impõe castigo. Deus é Amor, Bondade e Misericórdia. Odeio essa história ridícula de Deus castigando pecadores. É a balela mais infame que eu já ouvi. Infelizmente, o Japão está em diversas falhas geológicas e, quando as placas tectônicas se movem, essas falhas se atritam e provocam tremores. Nada de divino, apenas o natural. Sobre o outro ponto, acho que já fiz o que pude divulgando dados. O último dado divulgado era uma matéria da Made In Japan sobre doação. Já doei também. Tentei entrar em contato com todos que eu conhecia e informei o máximo que eu podia. Agora é orar.

Anônimo disse...

Sandra, você doou por onde? Queria ajudar também. Se puder me informe.

sandra monte disse...

Você leu o texto, Anônimo?
Ali está transcrito onde ajudar. E os meios de comunicação como os grandes jornais informam.

Uber disse...

É a primeira vez que comento no seu blog, Sandra.
Tudo bem se eu deixar esse link aí para pessoas como o anônimo que querem ajudar?
http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/associacoes-do-bairro-da-liberdade-vao-enviar-ajuda-ao-japao.html

boltcrank disse...

do mesmo jeito que o Japão se reestruturou depois da segunda grande guerra vai se reestruturar agora, eu dou menos de 3 anos para voltar a ser como antes, apesar de que na época das bombas atômicas se eu não engano o japão de reestruturou sozinho, agora a reestruturação será mais rápida pq eles agora podem contar com o restante do mundo.