Desejo: Boas Festas...

domingo, 13 de março de 2011

Cavaleiros do Zodíaco, uma "marca" americana...

Navegantes,
Parece que algunas pessoas levaram na brincadeira ou acham que o cara é doido: Vendo esta notícia do Anime News Network, vemos que um artista entrou com um processo contra a Toei America. O motivo é que a Toei teria usado indevidamente o termo Knights of the Zodiac, o nosso popular Cavaleiros do Zodíaco.
Algumas pessoas têm dito que o cara é doido> A história do tal Isaac A. Potter, Jr é de 1995, enquanto CDZ é de 1987 (isso?). Pois é, isso é verdade. Que o anime recebeu o título "Cavaleiros do Zodíaco" quando foi exibido na França no início da década de 90, também é verdade. Só que a galera esqueceu de um pequeno detalhe: CDZ foi exibido nos EUA somente nos anos 2000.
O que o cara está alegando não é a história em si, mas o termo de marca Knights of the Zodiac. Para se proteger alguma coisa, há leis e órgãos específicos nos países para obras, invenções e marcas. O tal de "trademark" seria o registro de marca. Sabe aquele "errezinho" que tem do lado da Coca-Cola, por exemplo? Então, é mais ou menos aquilo.
Este tipo de coisa costuma dar um pau na justiça que quem está duvidando não imagina. Querem um exemplo? Lembram da revista Wizard? Sim, aquela mesma, sobre quadrinhos e tals... Bem, a Panini teve que alterar o nome da revista para Wizmania porque Wizard já tem registro no Brasil: o curso de idiomas. A coisa aqui foi pacífica. Isso porque a Panini sabia que iria perder, mesmo que a revista Wizard americana exista há anos. Existe há anos lá, mas quem registrou primeiro aqui foi o curso.
Entenderam o pepino que a Toei pode ter se metido? Tipo, não interessa que Cavaleiros seja mais antigo, o que interessa é o registro de marca nos Estados Unidos. E é bom lembrarmos que os americanos são, quase sempre, pelos seus. Acho que o cara não vai ganhar um bilhão como pediu, mas certamente, a briga judicial pode ser longa e chata e mais, com riscos da Toei perder.
Seja lá qual for o resultado, isso mostra uma coisa. A Toei realmente mostrou descuido com sua obra. Deixou de fazer a lição de casa. Era so fazer uma pesquisa de registro de marcas nos Estados Unidos, o que toda mega empresa faz quando entra em outro território. Não fez, passou batido, agora a consequência pode ser desagradável...

←  Anterior Proxima  → Inicio

6 comentários:

Corto Maltese disse...

Solução: Passar a chamar Zodiac Knights de Saint Seiya nos EUA. Simples.

sandra monte disse...

E quem disse que a Toei quer entrar em acordo?

Patrick Raymundo disse...

Ele não ganha, a não ser que a justiça americana seja muito bairrista! Sabemos que marca não é apenas nome, mas insere também símbolos, grafia, tipografia, cores e tudo que o diferencie uns dos outros. Oras, já a grafia de Knights of the Zodiac já é bem diferente de Zodiac Knights 2000. Não há o mesmo tipo de letra, nem as mesmas cores, e o símbolo referente as duas obras é diferente. Se eu fosse juíz diria que esse cara quer é ganhar dinheiro e não proteger a sua obra. Mas americano se protege, não sei como a justiça vai lidar com isso. :)

Anônimo disse...

Que mico, heim Toei?

Cada vez mais surpresa.

Ingrid Santos.

panzer disse...

Eu duvido muito que a Toei perca essa ação, assim como duvido que a apple perca a ação contra o ipad que uma empresa está movendo aqui no brasil. Agora que é uma Burrice incrível da toei isso é.

Old_Nash disse...

Interessante que eles só notaram isso agora XD



(tenho que registrar Desert Rangers, antes do Hain Saban e Chuck Levi ¬¬)