Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Empresas e fãs: mais uma situação ridícula...

Pois é navegantes,
Depois que a gente fala, a gente é má... Esta, eu fiquei sabendo pelo Mais de Oito Mil. Motivo, não sou lá muito chegada em tokusatsu. Mas, como a Mara fala de um tudo um pouco, acabei lendo a notícia lá do site que aborda este assunto.
Quando fiz aquele post sobre Melhorias do Mercado Para os Animês no Brasil, aquilo não foi por acaso. Falei em relação ao mercado de animação japonesa, mas parece que tudo que diz respeito ao país do Sol Nascente está viciado no Brasil.
Sério. A Focus cometeu um erro, e o tal site - pelo visto - cometerá um erro maior ainda. Como assim, Sandra? A empresa não deveria ter pedido "ajuda" de site algum. De fã algum. As empresas têm que ter consciência que elas devem fazer um bom trabalho, sem a ajuda de ninguém. Digam-me: para quê uma empresa precisa enviar um material qualquer para um fã? NÃO PRECISA. O trabalho técnico deve ser bom, para todos os produtos. Fã de anime, tokusatsu não é diferente.
Que por sinal, a palavra "ajuda" já tira todo o profissionalismo da coisa. As empresas têm que ter assistentes de marketing, assessorias de imprensa para fazer qualquer tipo de trabalho interno. Não adianta ficar bravo comigo, mas você não vê Disney, Warner pedido "ajuda" de ninguém. Isso é patético.
Agora, mais patético ainda é imaginar que a Focus fará um bom trabalho, mas... Só porque não foi consultado, o site não recomendará o produto. Ridículo. Site não tem que atestar qualidade de nada. Quem tem que atestar a qualidade de alguma coisa é a dona do título, o Afonso e pronto. Por acaso, o tal site é dono de Flashman para aprovar alguma coisa?
E se o trabalho estiver bom? Se a qualidade de som e imagens estiver a contento? Não vão divulgar porque não foram consultados? Vão deixar de divulgar por BIRRA? Mesmo estando bom? Por isso que falo: fã não é profissional. Fã é fã e pronto. Fã tem que fazer seu papel. Quando fã pensa que é profissional, acontecem estas merdas.
E se forem consultados e o trabalho ficar uma "bosta" do mesmo jeito, do ponto de vista de outros fãs? Daí vão recomendar só porque foram consultados?
E isso só acontece porque a Focus deu trela. Cada um tem que se colocar no seu lugar. O fã no lugar dele, e o empresário no seu. O fã deve sim reclamar se o produto não tiver qualidade. Sei que tem gente aí que vai falar que sou isso e sou aquilo. Só que o que está acontecendo é tão ridículo que não tem como ficar quieta. Esta mania de querer "ajudar" ferra tudo.
São as empresas que têm que ter profissionais para fazer um trabalho que elas, empresas, pedem para fãs. Depois que ficam reféns de meia dúzia de moleques mimados, não sabem porque um produto não vende... Não sei quem é pior nesta história ridícula e patética...

←  Anterior Proxima  → Inicio

17 comentários:

Mara disse...

Sandrinha, confesso que não tinha pensado desse modo, e concordo com você.

Na época do boom dos tokusatsus, nenhum canal ou distribuidora usava "fãs" para fazer um bom trabalho, então por que agora esses fãs precisam ajudar para que as coisas saiam do jeito deles?

Eu sou bem contra fã ajudando empresa, porque empresa tem que fazer o negócio direito, pô.

Mas também entendo de certo modo o que o pessoal do site passou, pois o cara se COMPROMETEU a aceitar a ajuda deles. Eu pelo menos acho a palavra algo muito importante, e ainda mais da Focus, que parece que nem sabe tratar bem um tokusatsu (vide o Jiraya).

Fã é tão profissional que, quando está envolvido nessa área, ganhamos uma série exibida às oito da manhã para algumas cidades, cheia de cortes e ainda sem a abertura (isso é IMPERDOÁVEL, não é mesmo minha gente?).

Rafael Kaen disse...

Não sei que site que é, mas se for o tokusatsu.com.br eu sou colaborador e digo que não tão fazendo pirraça, é que o Afonso "garantiu" que dessa vez a qualidade vai ficar boa, ninguém vai deixar de divulgar, mas se a qualidade estiver ruim como em Jiraya eles vão falar que o trabalho não foi bem feito, só isso!
Eu tenho jaspion e changeman completos da focus e posso dizer: Changeman os 3 primeiros DVDs tão com qualidade baixa os episódios e até hoje a focus não deu uma resposta convincente sobre Jiraya!

Lionel disse...

Hahaha só rindo mesmo desta situação.

sandra monte disse...

Rafael,
O site está completamente livre para vir aqui e falar.

O que o Afonso disse é absurdo. Se a empresa comprou, tem que saber o que fazer. Não tem que depender de ninguém!!!

Como eu disse no Twitter, do jeito que está escrito lá no post... mesmo se o material estiver bom, parece que o site não divulgará.

Abração!

Alexandre Nagado disse...

Gostaria de dar um depoimento aqui. Lá por volta de 1996, a Glasslite estava envolvida em apoiar o lançamento no Brasil das séries tokusatsu Kamen Rider Black RX e Solbrain, trazidas pela Tikara Filmes. Daí, eles chamaram a mim e ao Marcelo Del Greco (pois escrevíamos na revista Herói) para uma consultoria. Foi uma consultoria remunerada onde recebíamos por reunião, onde faziam perguntas e ouviam nossas informações e opiniões.

Isso acabou ajudando a coordenar os lançamentos e até a escalar elencos de dublagem, visto que ambas as séries eram sequências de outras já exibidas aqui. As embalagens de vídeo (onde redigimos várias sinopses) e até brinquedos respeitavam a estrutura das séries e isso teve bons resultados.

Foi um caso raro de tratamento profissional. Não fomos lá como fãs, mas como profissionais do meio editorial e nunca pediram "ajuda" em troca de ganhar uns bonequinhos e fitas de vídeo.

Infelizmente, a Glasslite não resistiu à pirataria, mas sempre lembro de como eles fizeram a coisa certa.

sandra monte disse...

Então Nagado...

Você percebe a diferença? Você o o Del Greco já eram profissionais.

Será que quem trabalha na Focus, Playarte, etc não sabme fazer uma pesquisa, ler os comentários na net e afins?

Daí pergunto: o que é esta "ajuda" que todo mundo diz que faz? E que no fim das contas, NÃO ajuda em nada no mercado? Que parece ter cada vez MENOS títulos sendo lançados?

Sim, é um questionamento para a galera...

Tokusatsu.com.br disse...

Sandra, olá.

Na verdade é que levamos o cara da Focus em nosso programa de Web TV e ele garantiu que iria mostrar o material para falarmos aos fãs se estava em boas condições e nos comprometemos em cobrar isto já que fomos acusado de receber dinheiro para promover um material que estava ruim.

Então quem acompanha o Tokusatsu.com.br(um site feito por fãs) esta esperando nossa opinião por este comprometimento que a Focus fez conosco e com os nossos leitores e ouvintes.

Apenas isto, não queremos atestar e nem dar selo de qualidade, longe disto.

Mas nos comprometemos com quem nos acessa que iriamos trazer informações para que ninguem comprasse algo em baixa qualidade novamente.

Não estamos sendo prepotentes, foi apenas uma aviso para as pessoas que sabem do que foi prometido pela Focus e do que nos comprometemos a fazer.

Ainda não vimos nada então como podemos dizer aos nossos leitores que eles podem esperar qualidade.

Já existem movimentos na internet querendo culpar nosso site caso saia algo errado, sendo que a Focus não cumpriu com o que prometeu.

E tem um bom numero de fãs que estão esperando noticias nossas para saber se compram ou não.

Abs.
Tokusatsu.com.br

Rafael Kaen disse...

Sandra, de modo algum o site vai criticar a Focus se o trabalho estiver bem feito, todos os tokus que ela lançou o site anunciou antes de sair!

Patrick Raymundo disse...

Concordo com vocês! Empresa deve contratar profissionais inseridos no mercado e na cultura do seu produto. Usar fãs para o fim de distribuir, criar, divulgar ou inserir os produtos é sinal de falta de profissionalismo. Fã deve ajudar enviando críticas e sugestões, mas nunca se envolvendo tão diretamente na criação do produto.

Tokusatsu.com.br disse...

Também concordamos que profissionais devem ser contratados, mas como levamos as reclamações dos fãs em nosso "programa de fã" ele fez promessa para os fãs.

Erro deles, estamos apenas tentando fazer nossa parte trazendo informação para aqueles que gostam de acompanhar nosso site.

O post da Sandra é totalmente pertinente.

No lançamento do Jaspion que teve participação total do Ricardo Cruz(que é fã e profissional) o produto saiu bem melhor, apenas o brinde que saiu uma porcaria.

Os demais, como disse o próprio Ricardo Cruz tbm em nosso programa ele não teve total participação.

Somos a favor de que profissionais como o Ricardo Cruz, Alexandre Nagado, Marcelo Del Grecco, rodrigo Guerrino, etc, sejam contratados para auxiliar nestes lançamentos.

Apenas deixando claro que nós não estamos auxiliando, e sim queremos como fãs saber se vale a pena adquirir o produto, e a Focus se comprometeu conosco de nos mandar para vermos se esta de acordo com o esperado por nós e pelos fãs que nos acompanham por que gostam de nos acompanhar.

Abs.

sandra monte disse...

Caros do Tokusatsu,

Respondi ao e-mail de vocês. Amanhã, devo colocá-lo online para esclarecer pontos importantes aos fãs.

Só não faço isso agora por pura preguiça de formatar o texto no esquema do blog...

Abração!

Anônimo disse...

"Quando fã pensa que é profissional, acontecem estas merdas."

Simplesmente foi na veia. Pra se fazer um trabalho, qualquer um, tem q ser profissional, não tem jeito.

Se um nicho de "fãs" ficar dando pitaco em tudo, daí todos os fãs vão querer se meter...

Só pode dar merda.

Resumiu tudo, Sandra. Mais uma vez.

Infelizmente, a verdade deve ser dita. SEMPRE!

Ingrid Luise Santos.

Horo-Horo disse...

Po Sandra, não sei se voce concorda, mas o problema nem é o site ficar de birra (aliás, quem eles pensam que são? São só uns tetudos que se acham badass por ter um site sobre um programa de criança). O problema maior é a Focus desanimar em lançar as coisas, vendo que o público alvo é assim, digamos... nojento.

Othon Pereira de Noroes disse...

"LUTO: SBT TROCA TELE SERIADOS POR PROGRAMA CAÇA-NIQUEL"

A partir da próxima segunda-feira, 13 de dezembro, o SBT deixará de exibir o Tele Seriados para colacar em seu lugar o programa caça-níquel "Telefone e Ganhe", apresentado por Hellen Ganzarolli.

O programa vai ao ar de segunda à sexta logo após a edição noturna do “Jornal do SBT” e aos sábados após o Cine Belas Artes”. Ao vivo e transmitido para todo o Brasil, o programa "engana bobo" terá em média 2 horas e meia de duração, ocupando todo o espaço do Tele Seriados.

Esta decisão já era espera, há muito o SBT vem sendo assediado pelas igejas evangélicas interessadas em locar o horário, a emissora (ao lado da Globo) era a única que não exercia esta prática . Após o rombo bilionário no Banco Pan Americano, era bem difícil do SBT continuar com a exibição de seriados eu até mesmo filmes nas madrugadas. Esta representa uma grande perda para todos os amantes dos seriados, e a exibição destes na tv aberta, sem dúvida alguma, ficará mais pobre.

Nós reclamávamos muito do horário que o SBT exibe o Tele Seriados, mas é bem melhor ter o programa em um horário ingrato, do que não te-lo.

As séries "Dois Homens e Meio" e todas as exibidas aos sábados na sessão "Ataque de Risos" deverão continuar sendo exibias. Esta decisão do SBT pode ter consequências drásticas, além da perda de público a emissora também poderá perder a Warner, principal distribuidora dos filmes e seriados que o SBT exibe, que já estava insatisfeita com o fim do Cinema em Casa.

Se o SBT perder a Warner, perde prestígio,telespectadores e audiência. O SBt se enfraquece em um momento em que a Band cresce, risco à vista.

Mas isso pode ter um lado bom, para agradar a Warner o SBT pode se ver forçado a criar um horário alternativo para a exibição de seriados, e quem sabe esse horário não venha no horário nobre da emissora? É uma alternativa, e sempre é bom termos esperanças.
Que pena SBT...

fonte:

http://seriesdatvaberta.blogspot.com/2010/12/luto-sbt-troca-tele-seriados-por.html



muito cuidado TV Abeta é paga imposto pelo governo

Tokusatsu.com.br disse...

Para que ofensas? Somos fãs com um site para fãs, que se comprometeu em mostrar para nós foi a Focus.

NUNCA agimos ou dissemos que somos profissionais, por gentileza leiam o que nós escrevemos. O que postamos são para aqueles que gostam do nosso trabalho de fã, quem não gosta que não nos leia.

A Focus não esta depedendo de nossa opnião e sim se comprometeu em nos mostrar para falarmos como esta ficando para NOSSOS leitores.

E mais uma coisa, vivemos em um pais livre, podemos dar "pitacos" nos assuntos que quisermos, assim como vcs aqui. Mas sempre com mto RESPEITO.

Sandra, mais uma vez parabens pelo blog e pelo post, conforme já nos falamos, não estamos fazendo nada a não ser divulgar e cumprir o que prometemos para nossos leitores.
Mas infelizmente existem pessoas que confundem as coisas.


Abs.

Anônimo disse...

Rapaz... Uma coisa é opinar a respeito de uma série. Dar sugestões, ou mesmo dizer como esse ou aquele personagem é, pra informações é plausível sim.

Outra coisa é interferir no andamento da mesma!

Mas não é bem isso q tem sido visto não. Tanto q o mercado de animes e seriados no Brasil está aonde está.

Mas enfim... Pelo menos isso eu tenho visto claramente, vendo incluisive as matérias feitas aqui no blog com realção a isso.

Perdoem-me se passei da conta. Mas é q como fã, fico cansada em ver seriados e animes indo pro ralo como estão indo. Eu também sou fã de animes e seriados japoneses desde pequena, e nunca vi esse tipo de série estar aonde está e com essa situação exposta pela Sandra.

Enfim.

Ingrid Santos.

Tokusatsu.com.br disse...

Ingrid, olá!

Nós estamos tranquilos em relação a isto, pq nós não estamos fazendo opiniões ou criticas em cima do material como"participação" no andamento do projeto.

Conosco ocorreu algo bem diferente dos demais casos, apenas disseram que iam mandar o produto finalizado para vermos a qualidade e avisarmos nossos leitores se estava bom. Nunca foi solicitado nossa participação no desenvolvimento de nenhum projeto.

E mais uma vez agradecemos a Sandra por deixar dar nossa posição sobre o caso dos produtos do gênero Tokusatsu.

Abs.