Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cavaleiros do Zodíaco, quando a verdade da audiência é outra...

Navegantes,
Sei que virei uma espécie de sei lá... uma figura non grata no mercado de animes no Brasil. Mas, o fato é que se alguém não fala a verdade, a coisa continua esta porcaria que se encontra.
Saiu uma informação na internet de uma suposta audiência de 5,5 pontos de Ibope de Cavaleiros do Zodíaco. O Papo de Budega teve acesso a informação correta e, por isso, não soltem rojões. CDZ nunca chegou nem a 2 pontos de Ibope.
O "share" de CDZ é de média de 5,5%. Mas, a audiência (número de televisores ligados) está em cerca de 92 mil. Segundo nos lembra Luiz Carlos Azenha, share é diferente de audiência.
Audiência mede o número total de telespectadores de uma emissora. Por exemplo: na Grande São Paulo, um ponto no Ibope significa que aquela emissora é assistida em 58 mil domicílios. Dez pontos, 580 mil domicílios. Share é a participação da emissora no número total de televisores ligados. De cada 100 televisores ligados na GSP no horário do jogo Brasil vs. Portugal, 67 estavam sintonizados na Globo, 20 na Bandeirantes e 13 estavam em outros canais.
Ou seja, para chegar a 5 pontos de audiência, CDZ teria que ter, pelo menos, cerca de 250 mil televisores ligados. Daí, o que percebemos é que, ou quem passou a informação não sabe qual é a diferença de share e audiência, ou sabe, e quer passar uma ideia errada pura e simplesmente para colocar CDZ em um patamar em que não está.
Vocês entendem como está tudo errado? Este tipo de informação equivocada dá aos otakus uma ideia de que tudo está bem, tudo está as mil maravilhas. E não está. As atitudes de alguns fãs, como já mencionei aqui antes, mais atrapalha do que ajuda. Porque isso é camuflar a realidade, o que não ajuda em absolutamente nada na situação de CDZ e pior, na situação dos animes no Brasil..
Para as emissoras são os números que elas têm que importam, e não uma propagação de uma informação errada que não condiz com a realidade. Por isso eu digo, fã ajuda naquilo que lhe cabe, mas atraplha mortalmente quando pensa em fazer algo profissional. Vai ver é por isso que Naruto tem sido o único anime a ter produtos no mercado, pq não tem dedo de fã atrapalhando e nem empresário aceitando isso...
←  Anterior Proxima  → Inicio

11 comentários:

Anônimo disse...

O pior é você ver Album de Figurinhas e chiclete de bola da Buzzy (ela tinha lançado figurinhas dos personagens no revival de 2004) dos personagens aqui no Rio de Janeiro onde passa a programação da Multirio e não passa o anime.

Deprimente...

D00d!

esconderijodokoi.blogspot.com

Anônimo disse...

Nada que surpreende, vindo do "Grande Mentiroso".

O pior é, desculpem o termo, o bando de idiotas que ainda batem palmas para essas pessoas e dizem que "poderia ser pior" sem elas...

Luiz Gustavo disse...

Olha, peguei o bonde andando, mas o que vc falou me lembrou de um ocorrido há alguns anos atrás: vi o animê One Piece no Cartoon Network pela primeira vez, achei uma porcaria, desenho idiota, com enredo confuso e diálogos desconexos. Não vi mais. Algum tempo depois, encontrei no Youtube esse animê, mas legendado por fãs em inglês e em espanhol, vi um pouco para lembrar o que era mesmo o desenho e achei ele fantástico. One Piece era muito melhor que DBZ ou CDZ para mim, aí me toquei que aqui no Brasil temos uma sensura hipócrita que manda editar palavrões e cenas fortes em desenhos, mas não faz nada quanto ao restante do que está ao alcance das "frágeis" crianças brasileiras.
Resultado, One Piece é sensacional, mas na TV brasileira, com edição da WB, vira uma porcaria para crianças de 2 anos que só veem a animação gráfica, resultado, não vai haver audiência nenhuma. A graça do animê é ter enredo distinto. Por isso, diferente de enlatados como Pokemon e afins, jamais teremos animês de qualidade passando íntegros na TV nacional, editados não terão audiência, ainda mais agora, que vc tem à mão na net todos eles difundidos por fãs. CDZ teve uma péssima dublagem, depois teve cortes que tiravam a emoção do enredo, somado à confusão sem precedentes que envolveu sua produtora e seu criador. Resultado, só poderia mesmo ter má audiência.

Othon Pereira de Noroes disse...

é culpa marcia goldsmith..

palhaça da Band ...

Patrick (Matu) disse...

Obrigado, Sandrinha! :) Vou "retwittar" essa notícia.

Rafael Kaen disse...

O fato é que a essa hora pouca gente assiste, eu vi sexta dia 22 só, porque eu não trabalhei nesse dia, eu trabalho de manha e nem tenho como assistir!
Se fosse exibido num horário melhor, talves desse mais ibope!

Rafael Kaen disse...

E pra falar a verdade, os canais brasileiros sempre viram a animação japonesa do mesmo modo que a americana, tem canal que trata muito mal os animes!

Mendoka disse...

Porra! Mudou minha vida, truta... o.O

Ricardo disse...

Ninguem mereçe isso! Todo mundo já sabe que anime no brasil só vai andar mesmo quanto as empressas de lá virem para cá, ou estou dizeno alguma mentira?? Si cv não está dano retorno a culpa é totamente da band, olhem só em que horario ela vai colocar um anime que no maximo deveira ser exibido lá pras 18:00 da noite, então isso não é novidade ele está si dano muito mal. Sabe tem pena da band, o que ela gastou pra trazer esse anime pra tv, ou pro brasil tanto faz, é di dar dó. Enfim, a realidade dói, mas é melhor conviver com ele do que com mentiras atras de mentiras.

cham disse...

Anime ruim e reciclado merece audiência baixa sim. A RedeTV! está investindo em coisas mais novas e está se dando bem (mesmo que os animes do TV KIDS não sejam maravilhas...). E esse horário não ajuda.

Unknown disse...

De kenis MG... olha o problema é a falta de divulgação dos animes, redes sociais no próprio canal praticamente nem fala sobre o anime direito são raro as propagandas a alma do negócio e difulgar o produto... e tem muitas coisas ruins nesta emissora Brasil acho que da para espantar o horário e colocar em diferentes horários os animes tipo a rede manchete fazia antigamente com Cdz poxa coloca a reprise da semana no sábado e no domingo aí quem sabe melhora ne!!! Tem umas séries muito ridículas que passa lá tá na hora de mudar ne colocar uns desenhos também pois já que a globo e band praticamente não se passa mais nada neste seguimento...