Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dragon Ball Kai: quando o herói vira vilão...

Em verdade, complementarei aqui o que escrevi lá no JBox News.

Hoje, é possível perceber que aconteceu em relação à dublagem de Dragon Ball Kai. Como citado abaixo e em vários sites de animes, o dublador Wendel Bezerra fará o herói Goku. Acho que foi desnecessário tudo o que aconteceu.

Da forma como ele escreveu no Twitter na última semana, o Wendel meio que jogou todo mundo contra o estúdio e contra o distribuidor com aquele papo de (para relembrar):

 

DB Kai foi para BKS. Refleti bastante por alguns dias e todos os motivos me levaram a decidir por não dublar lá. Tá na mão do cliente.

2:51 AM Sep 9th via web
 

…momento, não depende mais só de mim. Talvez este seja o momento de descobrirmos o quão é importante o trabalho de um profissional e …

8:21 PM Sep 9th via web
 

…qual é a força que possui os fãs e o público de Drago Ball e se eles são realmente respeitados pelo distribuidor. Hj me falta um pedaço.

8:23 PM Sep 9th via web

 

Se havia possibilidade dele fazer, não deveria ter escrito o que escreveu. Imagino que Wendel saiba que é ídolo e que é óbvio que os fãs ficariam ao lado dele. Novela desnecessária. E o pior, o herói da história ficou com cara de vilão…

O que aconteceu também deixou uma outra preocupação: o dublador que vier a recusar fazer um trampo na BKS poderá ser visto como malvado, sem amor aos fãs e ao personagem...

Não estou dizendo que ele não deveria ter aceitado. Mas, não deveria ter dado margem a toda sorte de comentários, se todas as possibilidades não haviam se esgotado...

Por conta deste tipo de atitude é que muita gente pede dublagem no Rio ou simplesmente nem vê dublado... O que também é uma pena. Dubladores têm que lembrar que são ídolos como atores "visíveis" e que qualquer coisa que digam pode se tornar estopim para "revoltas" desnecessárias...

 

←  Anterior Proxima  → Inicio

11 comentários:

Felipe Nasca disse...

É fogo... realmente ficou uma bagunça isso tudo. Mas acho que isso é reflexo do tipo de comunicação que o Twitter promove. É o cúmulo do instantâneo, e muita gente tende a tuitar o que dá na telha sem pensar muito.

Mas eu, como fã, aprendi a ter o distanciamento correto dessas questões. Eu só "consumo" DBKAI oficialmente se for com a voz do Wendel no Goku. Tô pouco me lixando como vão fazer isso.

Como fã, aprendi que devo exigir nos resultados, não nos processos.

Rafael disse...

Concordo e assino em baixo com tudo que vc escreveu Sandra. A atitude do Wendel foi de um amadorismo e irresponsabilidade sem tamanho. Primeiro joga os fãs contra o licenciador e a BKS, e agora decide voltar atras e dublar na BKS. Com certeza está rolando um grande jogo de interesses. Depois de tudo q o Wendel falou na imprensa, e agora dublar na BKS chega a ser um desvio de carater, uma falta de respeito com os próprios fãs q foram todos feitos de babacas, espectadores desse circo ridículo.

Eu pessoalmente não consigo mais admirar o Wendel como antes. Parecia ser admiravel a atitude dele de defender os próprios ideais e de tudo aquilo q ele considerava correto, parecia q ele defendia pela própria honra... e agora só tenho a curiosidade de saber quanto q saiu para todos os seus ideais terem sido jogados no lixo.

Anônimo disse...

Sandra, comentário exemplar. Vc analisou a questão de uma forma bem coerente.

Fiquei muito decepcionado com o Wendel. Fica a impressão que ele armou isso para se sentir valorizado ou que aceitou uma grana extra para dublar lá.

Como vc mostrou, a maneira como ele se referiu ao estúdio foi muito forte e contundente. Os fãs caíram em cima da BKS e agora, do nada, ele resolve voltar pq teve uma 'conversa', que provavelmente não saberemos o conteúdo.

Onde estão os princípios que ele tanto valorizou? E as acusações contra a BKS são esquecidas assim?

Um fato lamentável e digno de repudio. Sr. Wendel tentou se valorizar, mas acabou se queimando feio, principalmente com os fãs.

Fernando Bertolini

Fernando Ventura disse...

Para ser bem claro, os brasileiros estão cada vez mais, por pura preguiça, pensando (1), falando (2) e discutindo (3) PUBLICAMENTE NA INTERNET questões PESSOAIS E TRABALHISTAS que deveriam ser feitas DE FORMA PARTICULAR por telefone, código morse, fax, e-mail, carta, pombo-correio e/ou telefone. Depois quando algum maluco feito o José Roberto ou a Mara Mariachi compilam tudo e escracham o povo chia, diz que "os fãs não devem se meter" e querem calar a boca metendo processinho.

Roberto disse...

Sandra, eu acho que ele de certa forma fez o certo por linhas tortas, todo mundo sabe q a Daniela eh dura na queda, ela manda e desmanda na BKS (todo dublador comenta na surdina), se o Wendel nao tivesse feito esse estardalhaço, jamais poderia se impor perante a Daniela, ela ia simplesmente escolher outro, mas ao anunciar isso o Wendel incitou os fãs a revolta, que foram pra cima do estudio e do Angelotti, e isso pos a Daniela contra a parede (adorei esse fato), ela teve de recuar e realmente "valorizar" o dublador, vc nao faria o mesmo sabendo q esse era o unico metodo de conseguir o q vc quer? Essa estoria de talento nao funciona muito por aki, eh tudo meio na base da imposição, quem pode mais chora menos, talento eh bom, mas nao garante nada, hoje em dia vc anoitece, e nao sabe se amanhece. Foi meio tortuoso concordo, mas atingiu seus fins. Eu vou adorar comprar os dvds com a dublagem do Wendel. Vc pode ate me achar meio "torto", mas o politicamente correto nao funciona bem na politica, e isso tb eh politica. Porisso digo, ele conquistou o espaço dele, foi lá, pos o estudio em xeque, o fã xiou, ela teve de ceder, e ele conseguiu o que queria e ainda de quebra redubla seu personagem mais famoso! Gostaria de saber sua opinião profunda sobre isso, sem polemizar. Valeu Sandra Bjs.

Fernando Ventura disse...

Concordo com tudo o que a Sandra escreveu, mas admito que, no final das contas, o que realmente importa para os fãs é que o Wendel dublará seu personagem.

sandra monte disse...

Mas então Roberto...

Há um comentário em faculdades de História que é claro e real: as revoluções só acontecem pela força bruta.

Se o Wendel quisesse ser a favor do fã, ele não deveria ter aceitado agora. Deixaria a bomba explodir, para que a dublagem ajudasse o título a ser um fracaso e ... daí sim, fazer as empresas pensarem em suas atitudes.

Ou seja, ele mesmo não deu margem para esta "revolução".

E lamento dizer... ele não conseguiu o espaço dele. Provavelmene, ele só fará DB Kai lá. Depois, é bem capaz da BKS perguntar quem é Wendel Bezerra...

Mais uma vez: não sou contra ele fazer o Goku. O personagem é dele. Mas, sou contra todo o auê que ele fez, parecendo ter uma "posição" que, no final, mostra ser uma "posição" bem fraquinha...

Eu, como muitos, fiquei decepcionada.

Que tivesse feito o que o Marcelo Campos fez com CDZ Hades, que recusasse definitivamente.

Ou que tivesse esperado para esgotar as possibilidades de uma conversa com o estúdio...

Roberto disse...

Vc tem razão, foi muito prematuro, mas eu sei q ele não pensa só no fã (claro) afinal ele precisa comer hehe, sim e pode acontecer mesmo de a BKS nem lembrar mais dele, tudo pode acontecer, o futuro dirá, mas por agora ele venceu a queda de braço, como vc disse "ver a bomba explodir", eu realmente pagaria pra ver, seria um fiasco... assistir eu nao assistiria, nem perderia tempo. A pessima reputação da BKS fala por si só, e mesmo ele dublando nao ha garantias de que o trabalho será primoroso...(medo) ja q o que vale eh o conjunto, nao apenas o Wendel. Alias, ele venceu uma batalha, de uma longa e infinda guerra. Ele esboçou uma reação, mas nao deu margem a revolução como vc disse, bem essa nao eh uma guerra de um só, e mesmo que el nao tivesse dublado, ia ficar o dito pelo nao dito, ainda nós fãs correriamos o risco de ver o cancelamento de uma serie de coisas... então Sandra, dos males o menor. Ah Sandra, será que isso não foi uma jogada? Pode ter sido, será que os outros dubladores que recusaram vão tomar a mesma linha? Bem o tempo dirá se Wendel fez o certo ou o errado. Mas eu penso que ele fez o certo, eh minha opinião, pensou nele tb (claro neh), afinal são poucos que tem o talento e o desprendimento pra Madre Tereza de Calcuta, ele pensou nele tbb, obvio, talvez totalmente nele.

Roberto disse...

Eu acredito que as pessoas estão sendo moralistas demais, nao existe uma pessoa modelo de correção e primor. O Wendel eh humano, e quem vai dizer que ele errou? Ora bolas eu? Se ele errou o problema eh dele. O fã queria ele. Deixa, o cara tomou a atitude dele, se foi certo ou errado, eh a consciencia dele. Agora falso moralismo eh que não dá, quem me garante que alguem não faz pior que isso? Bem, o Wendel tomou as decisões dele, ele responde por si, quem quiser que questione ele pessoalmente ou que morda o braço hehe. Alguem aqui nunca voltou atras em uma decisão extrema??? Então atire aprimeira pedra quem... vcs ja sabem... hehe

sandra monte disse...

As pessoas voltam atrás Roberto. A questão em relação a ele... foi ter "usado" justamente os fãs.

Isso não foi legal. Mudar de ideia todo mundo muda. Mas, ele instigou algo que não deveria.

Foi desnecessário. Todas as palabras que ele usou em relação às empresas em relação a si próprio foram muito fortes.

Foi o qu eu disse: "ídolos" têm que pensar duas vezes antes de escrever algo. Ele sabe que é ídolo para muita gente.

Isso que foi o cruel...

Mas enfim, ele fará o personagem. Isso que importa. Mas, você pode ter certeza que muita gente não irá mais em palestras por causa dele...

Roberto disse...

Bem, eu continuarei indo, pois a decisão pessoal dele, não tem nada a ver com o trabalho dele em si. Se ele eh um profissional assim como vc, não posso julga-lo por sua vida publica se ele faz um trabalho excelente. Se alguem deixar de ir a palestra por isso, eh porque está levando a coisa tda pro lado pessoal, eu gosto dele pelo trabalho dele, ja que não o conheço como pessoa, valorizo o profissional. Sei existem pessoas extremadas (como vimos nos comentarios de Sailor Moon), mas na suma são pessoas mais jovens, que não conseguem separar o profissional do pessoal. Enfim, acho que o tempo apagará tudo isso na cabeça dos fãs, desde q o trabalho dele seja tão bom qto foi até agora, não vou julgar o Wendel, apenas acompanhar e admirar o excelente profissional q ele eh. Espero que Sailor Moon tenha uma passagem menos conturbada, embora eu não acredite, tb não tenho muita esperança q Sailor Moon estoure, infelizmente como vc ja disse "a mulecada está interessada em Princesas ou Ben10", infelizmente, haja visto o marketing e a estrategia da Disney. Tudo eh uma faca de dois gumes. ex: Se Sailor Moon fosse pra Globo, se não desse audiencia, eles não exitariam em congelar imediatamente o anime e substituí-lo por outro, eles não dão a menor chance. Isso seria o fim. Eu entendo agora sua posição sobre exibição na internet: Eu assisti as tres ultimas fases de Sailor Moon (mais de 110 episodios) pela internet no Youtube (embora o broadcast nao seja oficial), mas me quebrou um galhão, fui lá assisti tudo de forma pratica. Se eles se interessassem na exibição via internet seria outra coisa, mesmo a custo de comerciais ou banners publicitários, mas seria algo oficial. A questão eh q no Brasil tudo parece ser muuuuito complicado, coisas q são simples lá fora, aki viram um cavalo de batalhas... sinceramente espero que SM e DBK não flopem dessa vez.