Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sailor Moon e a hipocrisia brasileira...

Navegantes,
Há horas que me espanto com a hipocrisia brasileira. Segundo esta notícia, Ministério diz que autores usam classificação indicativa como desculpa para não exibir beijo gay, não haveria problemas em ter um beijo gay em nossas novelas. Puxa, legal...
Então, em teoria, isso valeria para tudo, né? Ou só para dramartugia? Porque é curioso que certos temas ou certas cenas sejam permitidas com pessoas de verdade, enquanto para desenhos animados não podem. Uma "violenciazinha" aqui e ali pode. Falar direto na TV de morte, estupro e coisas afins? Tranquilo. Agora, um desenho animado mostrar um "sanguezinho"? Nossa!!! Não, vai lesar o psicológico das crianças...
Sei... O curioso é que se houver algum beijo gay na TV e um monte de mães ou religiosos foram correndo ao Ministério da Justiça, é bem capaz do programa ter algum "outro" problema e seja reclassificado. Claro... pode ser só devaneio meu...
Enfim... Então fica meu questionamento para os fãs: espero que quando Sailor Moon voltar à TV (pelo menos espero, né...), ninguém venha questionar a animação e suas personagens lésbicas. Já que em dramartugia com pessoas de verdade pode, animação também, não é mesmo? Ou será que o papo da matéria é só para "inglês" ver???

←  Anterior Proxima  → Inicio

6 comentários:

Felipe Nasca disse...

Sandra, eu acho que a dramaturgia (especialmente a da Rede Globo de Televisão) sempre vai conseguir mais indulgência do Ministério da Justiça.

Quando se trata de animação, o "preciosismo" com o "bem estar psicológico das crianças" impera.

Basta ver o caso de Naruto que ficou famoso no orkut: por conta de UMA simples denúncia, qualquer contato físico agressivo direto entre os personagens passou a ser limado pelo SBT.

O exato momento em que a mão de um personagem encosta na cara do outro em um soco(independentemente de haver sangue ou dentes quebrados ou nada disso) era sempre cortado.

Esse medo de colocar um beijo gay na novela nada tem a ver com classificação indicativa, e sim com a reação do público (e uma possível perda de audiência).

A animação vai ter por muito tempo ainda esse estigma de coisa voltada para crianças (crianças retardadas, diga-se de passagem). Pelo menos até alguns dinossauros velhotes morrerem.

E ainda mais que, cortando e censurando desenhos (principalmente ANIMES), as emissoras fazem pose de paladinas de justiça e salvadoras da moral infantil. Tipo "vejam só como somos bonzinhos, deixamos seus filhos verem o desenho de sucesso no mundo todo só que sem aquelas partes nocivas".

Isso é o BRASIL, cada vez mais terra de um puritanismo hipócrita tão grande quanto ou maior que o dos Estados Unidos.

Roberta disse...

Enfim...o colega acima disse exatamente o que eu queria dizer. Hipocrisia reina no brasil, esse ministerio da justiça que fiscaliza as tv's....cara eles sao muito ridiculos e anacronicros. Otimos post, curto mais direto ao ponto (na ferida).

Betarelli, Ivan D. disse...

Além das duas Sailors lésbicas, tivemos o caso da Zyocite na primeira fase. Yu Yu Hakusho foi picotado pelo Cartoon na luta do Kurama contra o Gama. E o Bruno Gagliasso não pode beijar seu amado no último capítulo da novela América. E assim segue nosso Brasil varonil, cheio de "psicocoisas", como diz meu bom amigo Figueira Junior.

Parabéns pelo blog, fiquei sabendo através do Papo com o Machado.

Ricador Luis disse...

O fato é que isso não vai acabar de um dia pro outro. Si não houver uma pressão maior da população, isto será levado durante anos é anos.

Portanto, pensar assim nos tempo de hoje, certamente não é muito atualizado é tem uma pessima visão de mundo. É assim que o brasil quer ser reconhecido? Si nada for feito, será isso que aconteçera.

leonardo disse...

Caro público brasileiro infelizmente se sailor moon voltar ao Brasil vai sofrer com a "censura". Já tivemos prova disso com animes da REDE GLOBO samurai x e o mais grotesco de todos os cortes em animes power stone e seu personagem gay . Quem não se lembra disso.

John's Chronicles disse...

Eu acho q isso vai dar merda. Pronto! Falei!

Espero qlancem direitinho em DVD pra eu poder ser feliz com Sailor Moon S. Pq na boa. Eu amo essa temporada, e odiaria ver minhas sailors preferidas cortadas da trama de forma ridícula.