Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ANIMA INFO 1303 - especial

MEU MALVADO FAVORITO

MEU MALVADO FAVORITO (Despicable Me) chega aos cinemas brasileiros, com cópias dubladas em 06 de agosto, sexta-feira. O título é da Universal Studios e é a primeira animação da nova empresa de produção Illumination Entertainment.
Na história, em um alegre bairro do subúrbio, rodeado por cercas brancas com roseiras em flor, existe uma casa negra com um gramado seco. Sem o conhecimento dos vizinhos, escondido no porão desta casa, existe um grande esconderijo secreto. Cercado por um pequeno exército de minions, encontramos Gru (dublado Leandro Hassum na versão em português), planejando o maior roubo de todos os tempos. Ele vai roubar a lua.
Gru adora todas as maldades. Armado com seu arsenal de raios encolhedores, raios congelantes e veículos prontos para batalha tanto em terra quanto no ar, ele derrota todos que encontra pela frente. Até o dia em que ele se depara com a imensa determinação de três garotinhas órfãs, que olham para ele e enxergam algo que ninguém jamais viu: um pai em potencial. O maior vilão do mundo acaba de encontrar seu maior desafio: três garotinhas chamadas Margo, Edith e Agnes.
O longa-metragem tem algumas particularidades "malvadas" interessantes. Observadores atentos encontrarão nos cenários do filme elementos típicos de humor negro. Em uma referência direta ao pai da Família Addams, há uma pintura na parede no esconderijo de Gru em que uma pedra está caindo de um penhasco e prestes a esmagar um desafortunado ônibus turístico. Animais de caça empalhados afixados na parede mostram um predador engolindo uma presa que por sua vez engole uma presa mais fraca. Além disso, no Banco do Mal, enquanto Gru caminha pelo corredor principal, as pilastras progressivamente exibem infelizes vítimas esmagadas pelas colunas. Essas são algumas das muitas irônicas referências inseridas pela equipe.
Apesar do trailer principal do filme fazer referência a Gru e seus "ajudantes" do mal, os “minions”, não são eles quem roubam a cena, como talvez fosse o desejo da produtora. Mas, sim as três órfãs: Margo, Edith e Agnes. As três garotas têm visualmente, uma imagem encantadora. São típicas garotas da atualidade: elétricas, sensíveis e curiosas. Um ponto interessante é o visual de Margo. A mais "velha" das três tem uma roupa "estilosa". Além disso, ela usa óculos, o que mostra uma evolução nos desenhos animados, que raras vezes apresentavam personagens com óculos.
A tarefa de fazer a música do filme foi do vencedor do Oscar de melhor trilha sonora por RAIN MAN: Hans Zimmer. Ele também fez outros títulos conhecidos como SHERLOCK HOLMES; BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS; KUNG FU PANDA; PIRATAS DO CARIBE – NO FIM DO MUNDO; O CÓDIGO DA VINCI; PIRATAS DO CARIBE 2 – O BAÚ DA MORTE; GLADIADOR; O REI LEÃO entre outros. Vale frisar que a trilha sonora é bem interessante, condizendo perfeitamente com o que é o filme.
MEU MALVADO FAVORITO é uma boa animação, que tenta sair do paradigma criado por Shrek, de animação adulta/ infantil com piadas de duplo sentido. Também é interessante perceber que há referências, quiçá críticas, ao estilo de vida dos "nerds" atuais. Vale a pena conferir.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: