Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Salvando Sailor Moon pela internet...

Navegantes,
O pessoal do SOS Sailor Moon está com uma nova campanha acerca de uma redublagem do anime Sailor Moon. Acho válida a campanha, especialmente se a dublagem da primeira fase for a preferida do público!
Mas, tenho outras considerçaões a fazer. Levando em conta o descaso e falta de interesse das emissoras com animes em geral, e especialmente com animes mais antigos - sim, Sailor Moon já pode ser tido como um desenho "velhinho" - fica minha sugestão e que gostaria que os fãs pensassem.
Por que não exibir Sailor Moon via internet em "streaming"? O que é isso? É o tipo de exibição feita nos Estados Unidos com alguns animes. A Viz Media exibiu InuYasha em streaming. Nos moldes americanos, a exibição tem hora marcada para acontecer (tipo 20h) e depois o internauta poderia ver, sempre que quiser, na rede. Levando em conta que a coisa fica online sempre, não há porquê do fã tentar baixar ou coisa afim. Até porque, não seria difícil ser lançado em DVDs. As empresas de DVDs estão mais dispostas aos lançamentos de animes.
A ideia é ter um grande número de fãs acessando um site oficial, com exibição oficial. Óbvio que todos os sites, grupos e fãs fariam "barulho" quanto a exibição. Daí alguém pode dizer: mas são poucos usuários? Será mesmo? Esta pesquisa mostra que já não somos tão poucos assim... Lembram do movimento "cala boca galvão"? Onde a coisa foi parar?A galera tem acesso a net, seja de casa, do trabalho ou lan house... O portal Terra, por exemplo, exibe alguns seriados e até onde sei, a coisa é paga!
Enfim, já imaginaram? Uma exibição perfeita: sem cortes, com dublagem e encerramento. É o sonho de qualquer telespectador. Mas, como não dá para esperar isso das TVs, que venha pela net. E, só para constar, as TVs pagas foram parâmetro - por muito tempo - para as TVs abertas. Só que como as TVs pagas não compram mais animes, por que não mudar o parâmetro para a internet?
Eu sinceramente, gostaria que todos pensassem nisso e discutissem. Como eu disse muitas vezes, a internet pode ser vilã, mas se bem usada, pode ser uma arma estratégia de negócio. Basta olhar para ela com novos olhos!!! Afinal, se a internet é boa para fazer campanhas e pesquisas, por que seria ruim para fazer exibições?

←  Anterior Proxima  → Inicio

39 comentários:

Anônimo disse...

bem...todo mundo já tem acesso aos episódios de sailormoon na internet....e ver no computador não traz a mesma emoçao de assistir no sofá da sala cara.Seria idiota fazer campanha pra algo que já temos.Sem conta que eu acho muito importante recolocar esse tipo de desenho nas tvs de hoje para as crianças.Meu já ligo a tv?a programação é um lixo, n tem nd que preste, principalmente para as crianças.Eu conheço umas que sabem mais quem deu pra quem na novela das 8, do que quem é a sakura card captors rs.Assistir desenho na tv é um direito das crianças, dos fãs, e também de quem não tem acesso a internet.Aposto que você adorava quando criança ficar assistindo CN e Foz Kids não é mesmo?E sem contar que com isso, a marca sailor moon pode trazer brinquedos, jogos, roupas, cds, e dvds...uma nova febre pra galera colecionar( o que tbm é divertido)...enfim, acho melhor você pensar de novo.

sandra monte disse...

Posi é "Anônimo", só que eu tempo foi outro.

Se eu fosse criança hoje, eu ficaria a maior parte do meu tempo na net. Como eu ficco hoje, como adulta. E minha sobrinha também fica... (só para constar)

E, olha, as crianças que têm grana para gastar com brinquedos, jogos, roupas, cds, e dvds... têm acesso a internet e passam muito, mas muito tempo na rede.

Já houve um monte de pesquisas recentes falando disso. O problema - ao meu ver - é achar que a molecada fica direto na TV. Não fica mais. A internet é muito mais atraente. É interativa, como a molecada de hoje é.

Para você ter ideia da mudança do comportamento, até mesmo o ex-Ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que os jovens (inclua crinças) deveriam assistir mais a TV.

Oras, se deveriam, é porque não assistem mais, né?

Temos que olha para o futuro. A TV, sozinha, pura e simplesmente não é mais parâmetro. A internet, que converge com outras mídias, inclusive TVs é o futuro.

E é para o futuro que devemos olhar, e não para um passado que não vai voltar mais.

Anna Paula Andrade disse...

Concordo com vc Sandra!
A gurizada ficam mais tempo na net do q assistindo televisão. Esse negocio de sonhar em assistir a série na televisão é dos fãs mais saudosos (pra não dizer antigos rsrs).
Era uma delicia assistir Sailor Moon colado na tela da manchete (só não digo q era uma delicia maravilhosa no CN pq eu detestava a dublagem).

Essa ideia de streaming é muito válida, mas meu sonho mesmo é ter acesso a todos os caps redublados, legendados e em alta definição em meu blu-ray!

Anônimo disse...

Bem, realmente confesso que sou mais conservadora.Acho errado uma criança ficar direto na internet.Afinal, realmente a internet é mais interativa, e abre portas para as crianças, que nem sempre são as melhores.E os pais, que não estão nem ai...as vezes não vem o que seus filhos estão vendo e fazendo nesse meio de comunicação.Internet pra mim é para quem já tenha tido uma boa formação de idéias.Tanto, que não é incomun ver as merdas que dá essas coisas no noticiario.
Claro...também existem merdas na tv....mas é contra isso que luto...gostaria de ver uma programação mais decente, e confesso que sou a favor de algumas censuras também.
E gostaria de lembrar novamente, que estamos no Brasil, e a maioria da população não tá tao bem assim de grana não...Tem muita gente que não tem acesso a interenet, ou se tem, é pela discada (que inclusive já tive) e é uma merda pra ver as coisas online.Sem contar, que um bom computador já custa caro.Não sou contra texibir Sailor Moon via internet em "streaming"...mas acho que deveria ser feito então junto com a exibição na tv.Assim pronto, agrada todo mundo, certo?

Eder (Digo) disse...

Obrigado SAndra pela nota aqui no site, e muito boa observação quanto ao modo streamming de exibição pela net, mas eu ainda defendo a serie em dvd primeiro, como feito com Cavaleiros do Zodiaco. MAs valeu pelo apoio!

sandra monte disse...

Alguns comentários,

Também prefiro ter a série em DVD!

Atrevo-me a dizer que a maior parte da galera que tem grana para gastar com produtos, tem banda larga hoje em dia. A velcidade do crescimento da internet hoje é avassalador!

Não me admiraria se em 2011, chegarmos aos 90 milhões de usuários.

E, só estou apontando uma nova opção de exibição. A que seria mais próxima do que os fãs desejam.

Esperar algo da TV hoje em dia, sério, é pura bobagem...

E "Anonomo", se você acha que deve existir censura em alguns casos, imagine o que vão fazer com SM...

Digo disse...

Ainda defendo o laçamento em DVD, pois concordo com vc Sandra que ficamos na mão das emissoras para ver uma serie inteira. Sem falar na censura que pode rolar. Nao sei como na primeira exibição das fases S, SS e Stars nao rolou tesoura, pois o conteudo homo é forte (vide UranusxNeptune, Olho de Peixe e as Sailors Stars Lights).

Mas nao sei pq o pessoal ainda insiste em ver a serie na tv aberta. Olhem o sucesso que Lost Canvas esta tendo com o lançamento em DVD, o sucesso que A Saga de Hades teve.
É so a empresa nao abusar nos preços dos boxes, pois sabemos que no japao ja foi lançado boxes compactos contendo toda a serie temporada por temporada!

Mas ninguem enxerga e insistem no lançamento na tv aberta! VOTO NO LANÇAMENTO PRIMEIRO EM DVD, pois so assim acredito que veremos a serie sem cortes, com a dublagem decente e inteira, na integra, sem pararem em determinada temporada!

Anônimo disse...

"fãs mais antigos" haushuahsua, fui chamada d velha ai hein, kkkk
só tenho 17 anos, to na juventude ainda viu o/ kkk
E sim, qm tem banda larga obviamente tem dinheiro p gasta c o resto, dã rs.
Mas não acho q devemos desistir da tv não.è por culpa de pensamentos assim, q a tv tah nessa decadencia.
Eu acredito q a televisao é formadora d opinião.Por isso insisto na melhora da programação.
Adoro audiovisual, e cinema, estou a td custo tentando entrar na Usp e na Unicamp nesse curso, kero no futuro, ajudar a investir nisso.Tbm já fiz curso profissionalizante de animação 2D tradicional, pk sonho em fazer desenhos animados p serem passados na tv p as pessoas.Pode-se dizer que sou uma sonhadora, mas não acho isso ruim.Acho que temos que nos preocupar mais com os outros (que é disso q vc está se esquecendo), e com a formação de pensamentos das pessoas de hoje e de amanhã.Afinal, são essas pessoas que podem fazer coisas boas ou não pelo mundo amanhã.

E qnt a censura...sou a favor da censura bem argumentada.não aquelas coisas ridiculas, como fizeram com inuyasha na globo.(alias, já mandei vários emails p governo, falano q achava q eles estavam exagerando).Acho que cenas com teor alto de sexo, deve ser censurado.Pq , nós somos adultos e crescidos já para ver essas coisas, mas não creio que criança deva ver.Aliás, eu já nem entendo quem curte ver hentai na boa....acho q tem parafuso faltano ¬¬...rs E ultimamente tem sido criado, muitos animes com tematicas fortes de sexo (tanto q até o proprio governo do japao, tbm anda censurando), mas lá o publico alvo é mais os adultos.Aqui, se formos passar as coisas p td mundo ver, de manhã ou tard...se tiver coisa q tem q ser censurada, eu apoio sim a censura.

John's Chronicles disse...

Confesso q nem tinha passado pela minha cabeça essa possibilidade de streaming, de tnto correr pra lá e pra cá no meu dia eu mal tenho tempo de fuçar youtube, mas quando a Sandra falou, fui obrigado a concordar e tirar o chapéu. Com essa ferramenta, os licenciadores têm como medir a força de tal produto e possibilitar o licenciamento de vários produtos. Hj até temos produtos de DBZ no mercado, mas alguém comprou algo com a cara do Goku em 1999 quando DBZ estreiou na Band? Vejo isso tb com produtos Disney, quando eu eu pequeno meu sonho era ter um boneco de Toy Story, mas infelizmente a situação econômica do país ñ permitia termos acesso. Hj em dia vc tem bonecos deles e de mil outros produtos americanos com preço acessível nas Lojas americanas. E p/ mais q eu defenda o relançamento de Sailor Moon, eu tenho muito medo do q possa acontecer. Afinal de contas, é só ver o q a Band está fazendo com Cavaleiros e o q a Globo faz com DBZ q são marcas consolidadas e de sucesso indiscutível.
Com o Streaming o sonho de termos a série em DVD se torna mais real ao meu ver. Eu p/ exemplo comprarei os Boxes e tudo de fofo e feliz q for lançado da série. SM é meu anime preferido q me faz encher os olhos de lágrimas até hj. Aí vc diz, ah, mas nem todo mundo tem acesso a internet. Pode até ñ ter, mas quando SMR estreiou no cartoon em 2000 eu tb ñ tinha TV p/ assinatura (ñ tenho até hj) e nem p/ isso ñ corri atrás. Pedi amigos pra gravarem dei meu jeito pra poder ver os episódios mesmo q fossem fora de ordem e mal gravados. Aposto q vai ter neguinho indo na casa do amigo pra ver SM ou qualquer outro anime q seja. Eles já fazem isso no youtube, pq ñ fariam em alta definição e ainda de graça?

John's Chronicles disse...

Olha depois de ler isso tudo eu só tenho a dizer uma coisa: Sandra vc é FODÁSTICA!!! Mega inteligente!! Parabéns mesmo pelos comentários!!!

EU tenho 26 anos e sou professor em uma escola de idiomas em Vitória ES. Trabalho com crianças de 7 a adultos de 60 anos.
E pelo meu contato com esses públicos posso afirmar q infelizmente (ou felizmente) o mundo ñ é o q costumava ser quando eu tinha 12 anos e SM passou na Manchete. Meus alunos riquíssimos (crianças de 8 anos com I Phones e similares) nem tem tempo de ver TV. Ninguém vê Naruto no Cartoon muito menos no SBT. TODOS fazem download ilegal do episódio mais recente no Japão. Já os menos abastados tb passam pouquíssimo tempo em frente a TV. Mesmo q seja na Lan house, na casa da tia, na colega menos pobre da sala, todos ficam ligados na internet. A pesquisa da folha é real, e posso afirmar q ela já está defasada.

Eu gosto q crianças tão pequenas gastem tanto tempo na frente do computador? Isos ñ importa. Eu gostando ou ñ elas vão gastar esse tempo de uma forma ou de outra. Não quero depreciar a opinião da “anônima”, mas a realidade ñ condiz com nossos gostos. E o q a sandra disse realmente faz com q o sonho de ter Sailor Moon e outros animes (Fullmetal Alchemist, Inu Yasha, Dragon Ball, One Piece [tão mal trabalhado no ocidente] e até mesmo Cavaleiros [q já foi sucesso um dia mas o tempo mostrou q ñ tem a força pra encarar a cencura mais], Sakura, Rayearth) de forma oficial e bem trabalhados no Brasil possa ser uma realidade.

Patrick (Matu) disse...

Eu conheci minha prima de 10 anos esse mês. Conheci porque a família é grande e o pai dela não era daqui. Ela passou dois dias aqui em casa. Posso dizer, então, que a Sandra está correta. O comportamento das crianças de hoje é diferente das crianças do nosso tempo. Tudo para elas é on-line. Ela mesma já possui um notebook só dela e quando perguntei o que ela não gostava de ver na tv, ela disse "desenhos". São os novos tempos! Divulgar animês com exibições na net, ao vivo, e episódios deixados em arquivo para se ver mais tarde, é o que há de melhor a se fazer. Eu ainda sonho com o The Anime Network lançando uma página em português para nós e os nossos irmãos lusitanos. Assistir on-line animês legendados, sem cortes, com op e ed, é possível. Basta investir nisso.

Leandro Clow disse...

Ei Sandra, adorei o seu post. Concordo em tudo o que você disse. O grande problema é que as empresas parecem não enxergar o potencial que a internet tem para a divulgação de suas séries. Só conheço o Crunchyroll, que teve peito para começar essa revolução.

Mas me parece que o problema é muito mais embaixo, ou em cima (depende do ponto de vista rs). As próprias empresas detentoras das séries não liberam o material para ser veiculado dessa forma. No caso de Sailor Moon é uma questão estranha, já até perguntei para o licenciador e sempre obtive a mesma resposta - a Toei não trabalha com esse tipo de serviço. Mas o engraçado é que ela mantem o seu canal on demand restrito ao Japão.

Mas sério, fã fã fã quer mesmo é ter os DVDs na prateleira. O que vier além disso é lucro. rs
Vai entender...

Fernando Ventura disse...

Quem afirma que as fitas originais estão perdidas? O ideal não seria incluir no DVD AMBAS as versões? As "originais terríveis ou não necessariamente tão terríveis, porém históricas" e a "redublagem ideal perfeita graças aos fãs que finalmente foram ouvidos"?

Anônimo disse...

Sandra, ótima ideia, mas duvido que dê certo neste momento. No Brasil, apesar da popularização da internet, a TV ainda é o meio de comunicação das massas.

A exibição na internet provavelmente ficaria restrita a fãs e para quem tem acesso. Consequentemente, isso limitaria o objetivo principal que é lucrar com venda de produtos relacionados à série.

Acho que, nesse momento, a TV pode dar uma visibilidade maior ao anime e beneficiar a todos os fãs.

Um exemplo disso é CDZ. A série nunca teria todos os seus DVDs lançados por aqui se não tivesse feito um sucesso estrondoso na TV Manchete.

Aninha disse...

Faço minhas as palavras da anônima lah em cima =/

Nada a ver passar Sailor Moon na net! O que mais a gente vê na net é anime e é o que a gente mais gostaria de ver na TV! A TV não está totalmente extinta. Com as tecnologias de hoje em dia TV de plasma e etc. Acho que as pessoas não descartariam a TV por mais fanáticos por internet q sejam. Garanto que se passassem animes como antes, as pessoas continuariam a assisti-los na TV. Acho até legal começar um projeto de alguma coisa em "streaming", mas NÃO Sailor Moon! O_o Conheço varias pessoas que tem problema de internet lenta, o Brasil não é feito só de riquinhos e seria injusto só essa classe ser privilegiada com Sailor Moon... por tanto o mais indicado pra exibição e Salior Moon (na minha opinião) é a TV, lógico.

Roney disse...

TV está morrendo. Quem tem a TV como principal meio de entreterimento são os mais velhos (50+). Os jovens, TODOS, tem a internet nesse papel.

Só não sei se ANIME "estrear" exibições por streaming é uma boa.
Anime só "deu certo" na tv porque ela era a rainha da sala. Todos queriam ter acesso a ela. Hoje é algo um tanto banal quando sozinha.

Quando exibições via streaming forem mais comuns os animes podem dar muito certo.

ps. You Tube não conta, a maioria ve um vídeo ou outro, poucos são aqueles que acompanham séries (tipo The Guild, muito bom :p)

DVD continua sendo, a curto prazo, a melhor saída, mas concordo que é complicado a propaganda.

Roney disse...

aninha o problema é que não adianta passar na tv, tendo um custo maior, se quem pode gastar com o produto não vai ver.

Não adianta querer uma nova manchete. Isso não rola. Nem na tv paga, animax é um exemplo (se bem que eu acho que foi mais erro de estratégia da sony mas bl).

As tvs estão evoluindo sim mas como o brasil não aproveita o avanço (como as possibilidades que a tv digital traz) não adianta.

E Anime ainda não é forte o suficiente pra ser pioneiro e a coisa engrenar.

John's Chronicles disse...

Só digo uma coisa

se cavaleiros tivesse estreiado hj em dia ñ teria feito metade do sucesso q faz

e na boa, cavaleiros faz sucesso com o pessoal das antigas. A nova geração nem liga pra cavaleiros
pergunta se alguém de 15anos conhece?

Acho q podemos democratizar isso aí e lançar SM em fases. Começar pela internet, depois tentar vender pra TV aberta pro anime ser picotado

Pq os DVDs de cavaleiros venderam? pq a galera das antigas já trabalha hj em dia e pôde investir nisso

Ou alguém acha q os DVDs de Sm vão se rcomprados p/ meninas de 14 anos? Elas podem comprar cadernos, batons, e outros mil produtos fofos. mas DVDs eu duvido muito... DVD é material supérfluo. aind amais original.

Eu comprei os boxes do He-man só pra unir as lombadas dos boxes e poder ter a imagem de Greyskull. Quem mais teve essa preocupação? Duvido q adolescentes poderiam ter isso em mente. Os pais preferem comprar DVDs piratas, ou (como vi outro dia no shops) fazer as crianças comprarem o volume mais barato pra poder economizar. Ou como amigos meus q simplesmente alugam e copiam.

Apesar de achar TV muito importante, eu realmente tenhomedo de acontecer igual SMR na record. Passarem 20 epis e tirar do ar sem nem falarem nada

Lucas disse...

Acho até a idéia bacana, mas tem o problema da velocidade de conexão. Teriam de disponibilizar pelo menos baixa (500 kbps) qualidade e alta qualidade (1.5 mbps).

Roney disse...

como acontece com cdz hoje pra ter um exemplo mais atual :p

Anna Paula Andrade disse...

Sailor Moon em tv aberta não ficaria livre dos picotes até mesmo nos episódios mais tranquilos. DVD e streaming seria a unica garantia de episódios íntegros sem censura. Espero que a nova dublagem não cometa a mesma censura de transformar o Ziocite em mulher e seja livre como foi o Olho de peixe, e que tradução dos dialogos da Haruka e Michiru sejam mais próximos do original.

yuurei disse...

É uma boa ideia até... mas dificilmente eu veria. Pessoalmente, não tenho paciência para assistir a nada no computador, e as poucas coisas que baixo, passo direto para DVD para ver na TV. É uma pena que atualmente nem nossa TV paga nos respeite. Eu preferiria mil vezes ver na TV, como nos velhos tempos.

sandra monte disse...

Bem, todos já sabem o que penso.

Daí fica uma outra questão: um ponto de IBOPE, equivale a 60 mil televisores ligados em SP.

Pergunto, se CDZ está dando 2 pontos no IBOPE, quer dizer que são cerca de 120 mil televisores ligados.

Ora, não dizem que um evento de animes tem 150 mil visitantes (cerca de 80 pessoas)?

Então... em teoria, fã não falta para ver na net ou compra os DVDS.

E mais: se há pessoas que têm net discada e não poderão ver, se esta galera for a maioria, então, desculpem... Este mesmo povo não terá grana para comprar os produtos licenciados, tipo brinquedos, mochilas, camisetas.

Este pessoal vai se satisfazer com os produtos piratas que iriam surgir. Daí pergunto: tanto esforço para ter o anime na TV é válido?

Como disseram: lá no Twitter: é melhor ter um número menor de pessoas vendo e comprando o que é legal, do que um "monte" adquirindo produto pirata..."


Sandra Monte

Roberto disse...

Agradeço a Sandra pela atenção e reproduzo aqui minha opinião a favor de ambas as midias tv e internet:
Sandra monte, quero comentar, acho a ideia até bacana, mas a TV ainda tem uma força muito grande, principalmente porque ela invade a sua casa! Aparece na sua frente, crianças dificilmente irão atras do que não conhecem, mas na tv fica exposto a cada mudanca de canal!!! A internet tem uma vastidão de opções, como Youtube, fansubbers, uma exibição oficial demanda gastos e operações complexas e o retorno sera menor que na tv aberta. A vantagem da tv talvez seja essa exibição obrigatoria que invade e se impoe em todos os lares, quem não conhece Sailor Moon e a encontrar num dos canais abertos pode se interessar, como foi meu caso (vi ao acaso, me interessei e virei fã), mas na internet eh muito dificil vc concentrar atenção em algo. Na internet concordo que seria legal apenas para os fãs, que já saberão o link do site ou buscarão por ele, quem não conhece Sailor Moon iria ignorar por completo, nem teria a chance de descobrir. Alem do que concordo que muitas crianças não tem acesso a internet, ja tv praticamente todos os lares possuem. Pais desleixados permitem que seus filhos fiquem horas e horas a fio conectados, esse comportamento eh inadequado e deve ser coibido e não alimentado. Tb prefiro e defendo a vinda de DVDs onde a qualidade eh excelente, alem do que o produto será seu para ver qdo bem entender, na lingua que quiser, e levar para onde quiser, sem correr o risco de encerrarem a exibição, quer seja pela internet, quer seja pela tv, os DVDs são exatamente o que eu quero, mas como tb penso nos que não podem comprar, que seja exibido sim na tv. Ressalto que não estou criticando ou condenando a exibição pela internet, apenas acho que no Brasil a tv ainda tem um apelo muuuito mais forte, abrangente e direto a todas as faixas etarias e niveis sociais. Diversificação eh sempre bem vinda, quer seja pela internet ou tv, o importante eh atingir o publico.

John's Chronicles disse...

Concordo com o q o Roberto disse sobre a abrangência da TV. Realmente, a TV serve de vitrine.

De repente se eles lançassem na TV e antecipassem na internet os episódios pra gerar uma certa audiência. Sei lá, tem muitos planos q podem ser colocados em prática aí.

Agora é esperar pra ver se os donos do produto vão saber utilizar o potencial q tem na mão. O problema é q nunca sabem...E depois dá prejuízo e jogam a culpa no consumidor desinformado.

Acho q pra SM dar certo precisa de uma ação conjunta asism como aconteceu no JP na época de seu lançamento.

Roberto disse...

Mas JOHN CRONICLES quem vai comprar
Sailor Moon eh o publico da antiga que ja trabalha como vc disse. E os dvds vaão sair pra que? Pra vender... então elkes nem querem saber se as "crianças vão comprar", estão de olho em quem realmente tem dinheiro pra isso, alem do que crinaças tem um gosto muito volatil (e concorrer com Ben 10, Homem aranha...), dvds sairão para os fãs. e alias meu priminho de 6 anos adora Cavaleiros porque eu apresentei a ele em meus dvds e ele adora e tem 5 armaduras (cloth mythical). E qtos aos mais pobres? acha que eles vao ficar o tempo todo na lan house? com que dinheiro???? pergunto, tem gente aí passando fome... mas a tv tem sim a visibilidade adequada a todas as massas, e a tv não está morta coisa nenhuma. A internet convive perfeitamente com a tv. Defendo primeiramente dvd, tv e internet (respectivamente), alias na internet acho dificil pois a Bandai teme a pirataria virtual que ja assola até o japao, e quer coibir esse tipo de transmissão no ocidente.
A tv serviria como ancora para os outros meios de midia, e para propagar a fama de SM, aí sim, depois do estouro, viriam os meio de divulgação e midia pela internet, etc

sandra monte disse...

Não vou dizer que a TV está morta Roberto.

Mas, exibir CDZ às 8h10 da manhã... Você concorda que hoje, como a TV se encontra, não há público que veja o título.

Ou a galera está na escola, ou dormindo...

Mais uma vez: SM não voltaria para simplesmente dar audiência ou trazer novos fãs. Vltaria para trazer grana para venda de produtos.

Quem não tem grana, os mais pobres, vão comprar produtos piratas. Daí, mais uma vez: isso serve para quem faz o licenciamento?

O que estou dizendo, Roberto, é cruel. Tenho consciência disso.

O que pergunto é se não seria ideal usar a net como parâmetro, e colocar os episódios primeiro na net. Se... se alguma TV interesse depois disso, aí sim.

John's Chronicles disse...

A realidade no brasil é essa q a Sandra falou. Quem é pobre, ñ gasta grana com produto oficial.

Se quiser DVD compra 5 p/ 10 reais na 25 de março.

E mesmo q seja ruim dizer isso, o licenciador ñ se interessa p/ esse público. Eles ñ são e nem serão o público alvo. Se passar na TV pode ser q dê audiência e tudo mais. Meu problema com TV são os cortes e os horários ridiculos. Lembro quando o SBT passava Rayearth sábado 7 da manhã e depois exibiu a série até o fim as 8 no programa da Eliana na época. Rayearth explodiu q nem Sakura? LOnge disso... Só fã hardcore lembra do desenho e olhe lá. Pra Sm dar certo na TV tem q ser num horário viável num canal q tenha grande abrangência. Infelizmente Cavaleiros ñ vai dar certo de novo, pq a Band ñ tá trabalhando direito. E se cavaleiros vai naufragar na TV o q podemos dizer das guerreiras da lua? Só sei q a TV hj em dia só tem espaço pra coisas tipo Beyblade e Bakugan. Se for algo com um pouco mais de complexidade, acaba ñ sendo exibido. Adoraria q XXX Holic passasse na TV aberta. mas onde? em q canal? q horário? Se q SM ñ é XXX Holic, longe disso. Mas é uma anime muito bem feito e poderia sair em DVD e nada foi feito. SM vai voltar pra vender produtos fofos. Se ñ tivese esse potencial eles ñ investiriam. mas apesar de ser equivalente a meninas super poderosas a série está longe de passar despercebida pela TESOURA...

triste fim pra elas.

Vejo a exibição p/ streaming como uma opção. Não excluo TV disso. Acho q poderiam fazer os dois. Assim atingiriam mais gente.

E sobre as pessoas ñ terem grana pra ir numa lan. Só digo algo pela experiencia q vivo: as Fachineiras de onde trabalho q ganham 1 salário tem vida na internet da mesma forma q nós temos. Assim como as filhas delas e tudo mais. Sei q ñ é todo mundo, mas se pessoas tão pouco abastadas conseguem, acho q muitos outros vão conseguir.

E p/ povo q ñ tem grana pra comer, sinto muito, mas o licenciador ñ quer saber deles.

Roberto disse...

Então Sandra, eu acho que tudo eh valido. Eh como dizem, estrategia de marketing, até mesmo na internet um produto corre o risco de não alcançar o seu publico alvo e ficar fadado ao esquecimento. Acredito no potencial da Web, não discordo de vc, mas ainda acredito que a TV como meio pode render e atingir um publico muito maior. Isso porque estamos falando no ambito do nosso querer. Então qdo consideramos Toei, Licenciadores, Empresas, Investidores, capital... aí a coisa muda de figura... ainda existe o temor da pirataria, quem quiser comprar produto pirata, vai comprar independente do que quer q seja, mesmo o dvd custando 14,90 o brasileiro tem o habito pessimo de sempre preferir o q lhe eh mais facil e barato 9independente de ser licito ou não), taí, vemos isso todo dia com mp3, musicas baixadas da Web, quase ninguem compra musica digital, só baixam ilegalmente. O mesmo se daria com sailor Moon, ou vc acredita que seria diferente? Esse eh o temor da Toei, e não eh infundado. Exibir sailor Moon somente na internet, pode ser uma boa ideia, mas será que um fracasso lá, não causaria um estrago imenso, não permitindo o lançamento em DVD, e nem em canais abertos? Por isso digo, amo muito Sailor Moon e não gostaria de arriscar que esse anime perdesse a credibilidade por erros de marketing, que alias aconteceram com CDZ como vc citou, coincordo que passa-lo as 8 e poucos da manhã eh um suicidio comercial! Problema, problemas, problemas... erros de estrategia do canal.
Então Sandra, eu nunca disse que não gostaria de SM na internet, gostaria sim, mas será que os interessados e proprietarios achariam tão bom qto nós? E são eles quem decidem, a Naoko congelou os direitos de Sailor Moon de forma obscura por anos... no fim de tudo, eu quero os dvd hehe pra não correr certos riscos que nós todos conhecemos.
Alias vc sabe sobre algum anime sendo exibido neste formato pela internet (de forma oficial)?
Todos noós quewremos Sailor Moon em todos os meios possiveis, mas nem sempre querer eh poder...

Roberto disse...

JOHN. Bem, se alguem q ganha 1 salario tem vida igual a nossa na internet... eu duvido disso, muuuito mesmo, eu trabalho conectado, eu estou em casa conectado, eu durmo e meu note fica conectado, duvido que eles tenham uma vida como quem tem um computador em casa com banda larga. Sailor Moon jamais seria exibido gratuitamente na internet, nem eh do interesse da Toei, e alias eles nem permitem tal. A exibição na tv sempre serviu e sempre servirá para divulgar, brinquedos, cadernos, bolsas e diversas quinquilharias para vender. Os investidores tb não estão afim de se arriscarem em exibições gratuitas na internet e seus direitos roubados pela pirataria. Pirataria existira, mesmo que seja exibido pela internet, ou pela tv. Portanto risco de pirataria eh certo em qualquer um dos casos. Qto a horarios, eh aquilo erro de estrategia de marketing, nao atingindo o publico alvo, mas existe um contrato que deve ser obedecido perante os licenciadores e produtores (Toei). Infelizmente essa realidade da internet brasileira ainda está engatinhando, perto do primeiro mundo. Trabalho com isso tb, e não eh porque se tem uma boa ideia que ela vai dar certo. Enpresas com otimas iniciativas e otimas estrategias falem todos os dias. E lembramos que essa eh a nossa vontade, o que não quer dizer que seja a vontade dos licenciadores...

sandra monte disse...

Olá Roberto.
Aceito sua posição.

Mas não corroboro.

E sim, há animes sendo exibidos via streaming nos EUA. Nós não vemos aqui pq há restrição territorial.

E o Terra exibe séris online para quem paga. E, diga-se de passagem, a audiência online é boa.


Sandra Monte

Felipe Nasca disse...

Na verdade o Terra TV exibe várias coisas abertas para qualquer um, sendo assinante ou não.

Lá tem Lost dublado (e legendado também), que eu vi. Vi também "Os Incríveis". Tá tudo lá, pra quem quiser ver. Ou seja, é legal (porque se não fosse a Disney já teria agido, não?) e deve dar dinheiro, porque até hoje ainda está lá.

Roberto disse...

Sim, se está lá existe um, contrato e uma permissão! O que não eh o caso para Sailor Moon (vc leu sobre a Naoko congelar SM?). Ora, a exibição acontece nos EUA, como vc disse. No Brasil, isso está ocorrendo com os animes? Logo, são realidades diferentes, Brasil, EUA, o q funciona por lá, pode não funcionar por aki. Ainda mas porque depende sempre de quem tem os direitos autorais.
Não vamos querer comparar o q existe e acontece nos EUA, com o q existe e acontece por aki... nos EUA qquer produto como ipod ou outra coisa custa muuuuito menos do que aki, logo não são mercados similares.
Então, nossa realidade de internet não eh igual a deles.
E se o Terra exibe isso, algo eles estão ganhando, e pagando!!! Nada eh e nem será gratuito! Existe com certeza propaganda e estrategia de marketing por tras disso.
Reafirmo, não sou contra a exibição de quaisquer programas na internet, apenas acho que está longe de acontecer.
Hoje mesmo eu estou começando a assistir Sailor Moon S no Youtube, e eles ja acharam um jeito de "emendar" automaticamente os capitulos em serie de modo q vc pode ve-los sem interrupção entre os arquivos. O Youtube eh uma ferramenta mais agil que qualquer exibição oficial via stream, muito mais variada e versatil, com todo tipo de qualidade, posso escolher a versão que quiser e do que quiser, em HD ou nao. E se disserem "ah ta mas eh ilegal", vcs acreditam que o publico por aqui vai ligar se eh ou nao? Não vao. Então, quero sim uma exibição oficial, mas continuo achando essa uma realidade muito distante da nossa. E fora que ainda se esbarra nas vontades da Toei, afinal é ela quem decide.

sandra monte disse...

Mas então, Roberto,
Se o público que se diz fã não der a mínima, então, desculpe, não é fã.

Eu tentei por diversas vezes, assistir a InuYasha legalmente pela Viz. Só vi no Youtube porque a Viz não permite exibição para a AL.

Sobre o Terra: já disseram acima que a exibição pode ser gratuita. E oras, claro que há estratégia de marketing. Todo lugar tem. Uma exibição de SM também teria. Espero... Daí, não é nossa cabeça que teria que pensar como, mas a própria Toei.

E sim, Naoko estragou tudo, mas parece que o fato está sendo solucionado. Senão não estaria cogitano a volta, certo?

Acho sinceramente que, há coisas que só sabemos de tentarmos. E é justamente isso que não acontece. A tentativa.

Depois que perderem o bonde da História, vão falar que a Disney quer engolir tudo para si. Daí, eu vou rir na cara de tdo mundo, da mesma forma como fiz em relação ao CN. Que perdeu o bonde da História e depois de muito tempo, depois que ultrapassada pela Disney, o CN passou a exibir "series".

Enfim, são pontos de vista. Respeito, mas não concordo.

Felipe Nasca disse...

Eu pensando aqui com meus botões... atualmente estamos sem Sailor Moon na TV aberta (nem InuYasha, nem Shaman King, etc, etc.).

Se alguém resolver disponibilizar algum desses animes de graça na internet a situação não vai ser pior que a atual, vai?

Desconfio que, se esse assunto de transmissão por streaming não tivesse sido trazido à tona, não haveria manifestações tão acaloradas defendendo a exibição na TV, TV, TV, TV...

E ultimamente a gente vê quase toda tentativa de colocar anime na TV aberta fracassando. Aliás, nem na TV paga parece ir muito bem, o Animax que o diga. Só o que "vinga" são essas coisas mutiladas por empresas como 4Kids e Saban, que causam desgosto em muita gente e por vezes são edições que beiram o ridículo.

Tudo indica que insistir na TV (ou pelo menos só nela) é dar murro em ponta de faca. Alguém tem que tentar alguma coisa diferente. Tem o DVD, mas já vimos que não é sempre que isso funciona. Com CDZ parece que sim, beleza... mas é um mega-ultra-master-blaster-hit, né? Sailor Moon foi sucessão, mas é tudo isso? Não sei... sei que FullMetal que teve uma excelente dublagem e, se me lembro bem, deu uma audiência considerável no Animax, foi um fiasco nos DVDs (tanto que o Fucci promete, promete, mas nunca termina de lançar a série).

Alguém tem que fazer diferente, tem que arriscar. Nunca vamos ter certeza do que daria certo até alguém tentar.

Roberto disse...

Okay, hehe, todos temos nossos pontos de vista. Pra vc ver, eu nem sabia q existia essas exibições no Terra, assim como eu existem milahres q não sabem... logo está estrategia me excluiria, e eu sou consumidor.
A Naoko só liberou Sailor Moon mediante um contrato, nada do que não foi autorizado pela Naoko vai acontecer, ela não autoriza esse tipo de exibição, pois um dos motivos dela congelar SM, além de querer uma maior participação (nos lucros, a tia Naoko eh beem ambiciosa, segundo fontes de lá), foi a pirataria (japonesa e mundial), a franquia não está sobtre o livre arbitrio da Toei, portanto tudo depende da tia Naoko. Ela pensou nisso tarde demais. Então, qualquer coisa que não esteja previsto no contrato da Naoko com a Toei não pode acontecer, não sei exatamente se lá está previsto exibição via stream). Mas o contraditorio eh que a Naoko disponibilizou o Manga de Sailor Moon em Flash em seu site japones!!! Lá vc ve um resumo do anime em flash (são videos das folhas do anime, mas com onomatopeias, estrelinhas, flashes, e efeitos em movimento). Taí a evolução que vc gostaria, mas com relação a imagens de papel, interessante não? Mas ela não pense que não posso copiar tudo que há em video flash do site dela. Bem, resta aguardar pra ver se seu sonho se realize o mais rapido possivel. E no Brasil, e que de certo. Alias, vc está ligada na escolha dos dubladores para Sailor Moon? Ta maior bafafa, nos comentarios do SOS Sailor Moon, na primeira materia. Da uma olhada, tem um video pra vc experimentar as vozes q ja dublaram SM e decidir o q vc gostaria que fosse. Tb dei varias opinioes lá, no JBox nas noticias da Sailor Moon tb tem mais comentarios (72) até agora. Bem, eh isso ae Sandra. Se quiser continuar comentando, to por aki. Vc acredita mesmo que a tal exibição exclusiva de Sailor Moon só na internet vai fazer a serie estourar? Abraço

sandra monte disse...

Então Roberto, eu não diria que sera uma exibição exclusiva.

Mas, seria a primeira via. Se fosse para a TV, ótimo! Se não, a internet sreia a primeira via de conhecimento.

Como eu disse, antes eram as TVs pagas. Mas, como estas não exibem mais animes, que as TVs abertas saibam dos animes de outra forma.

Por isso seria importante os fãs acessarem ao site oficial.

Enfim, quanto as vozes, acho que as 5 principais tem que ter as vozes da primeira fase. As demais personagens, óbvio, das fases seguintes!


Abração!

Roberto disse...

Sandra e qto ao Youtube. (Não eh uma ferrmenta legal) Eu estou vendo a serie a partir da fase S lá. E eles estão melhorando o Youtube cada vez mais. As duas primeira fases eu tenho em dvd pirata, mas arquivarei eles assim que os originais sairem. A unica coisa q baixei do Youtube foram os 6 episodios ovas do Shurato (conhece? da mesma epoca de SM), pois eles não podem ser encontrados em lugar algum, eu tenho a serie toda que comprei em um box na China @_@! Gostaria disso tb no Brasil, alem de Rayearth.Vc ja sabe algo sobre a possivel exibição de animes aqui no Brasil pela internet? Alguem ja comentou com vc se existe alguem interessado, ou algum projeto em andamento?? Abraço

John's Chronicles disse...

Eu acho q a discussão perdeu o foco. Nunca passou pela minha cabeça ter Sm só pela net. Eu acho q a fórmula seria disponibilizar em todas as vias possíveis.

Vamos usar a conjunção "E" e ñ "Ou".

è pra ter na TV, Pela net, e p/ DVD e tudo mais. A quetão pra mim era onde rolaria isso primeiro.

Sobre o assalariado ñ ter acesso a internet como a gente. Eu concordo com isso. O q eu tava querendo dizer é q eles tem acesso sim. Pode ñ ser q nem os mais abastados da população, mas q têm eles têm.

Enfim, ao meu ver a exibição em Streaming era uma opção a mais q tínhamos pra poder popularizar mais o anime, apesar de eu duvidar q os envolvidos queiram proporcionar isso pra gente de forma oficial. Vamos ver no q dá...