Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ANIMA INFO 1292

Anima Mundi começa hoje em SP

O 18º Festival Internacional de Animação do Brasil, ou simplesmente Anima Mundi, começa hoje de São Paulo. Infelizmente, a cidade recebe apenas quatro dias ede atrações animadas, ante os 12 dias do Rio de Janeiro. Além de exibições para adultos e crianças, também há papos animados e outras atrações. Para conhecer toda a programação oficial, acesse este link.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sandruxa!
Como sempre você se expresa de forma fascinante. Não tiro toda a razão dos comentários do Nelson, mas acho que o caso específico da Sailor Moon deixa os fãs mais tensos pois, por nas duas ocasiões em que a série esteve aqui, OS MESMOS EQUÍVOCOS foram cometidos. E em comum, todos concordam que a direção e casa de dublagem envolvidas com a série no país tiveram uma grande participação nas conhecidas "H"gadas envolvendo a produção.

Independente do momento da série já ter passado, o retorno das marinheiras a TV irá acontecer e me pergunto: porque uma direção ou casa de dublagem não aceitaria uma assessoria gratuita (!) de um fã ou grupo de fãs para que SEU trabalho final atinja um grau de aceitação e qualidade maior?

Sabemos como uma dublagem pode ser um fator importante para o sucesso ou fracasso de uma produção made in japan - que conta com uma geração de fãs que ficaram exigentes com o passar dos anos. Sabemos também que nenhuma produção conseguirá ter o status que um Cavaleiros do Zodíaco teve na década de 90 e sabemos que os japas pouco se importam com a qualidade final das versões - eles querem é vender a série para as TVs e colocar as doletas no bolso...

Mas me pergunto: isso justifica um trabalho de dublagem "nas coxas"? Dispensa uma pesquisa acerca do programa? Acho que um diretor de dublagem tem o livre arbítrio artistico para escalar o elenco que ele considerar mais adequado. Afinal, ele se profissionalizou nisso... Só que sabemos que existem as panelinhas, os filhos ou parentes de dubladores famosos que querem uma "chance"...

Se o Nelson acha válida as criticas dos fãs, no caso específico da Sailor moon, os fãs já não foram vítimas de muitos trabalhos que deixaram a desejar e não possuem o direito de expressar suas opiniões para evitar uma reprise de situações?

Porque só aceitar criticas depois que os erros são levados ao ar? Porque não contar com uma assessoria prévia (concordo que durante, isso vai ser papel do estudio) só pra reduzir o menor numero de erros possiveis?

Não sou profissional, não convivo no meio, mas estou ciente que, como em qualquer área de trabalho, há muitas picuinhas e vaidades nos bastidores que impedem que fulano ou beltrano seja escalado para dublar no estúdio x ou z.

Os fãs, alheios a tudo isso, só esperam que "umas sailor moon" não voltem ao ar ou que seus golpes não sejam trocados em todo episódio.

Leandro "Larc" Oliviera.