Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 29 de junho de 2010

ANIMA INFO 1269

Cultura Afro em HQ

Será lançado nesta sexta-feira, 2 de julho de 2010, às 19h, na Livraria Cultura de Recefe (PE), o álbum em quadrinhos AfroHQ: História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Quadrinhos. A HQ foi produzida com pesquisa e roteiro do sociólogo Amaro Braga, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, e teve os desenhos e a pintura das arte-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne, estudantes de Artes Plásticas da UFPE e contou com o incentivo do Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.
Resgatando a história da presença africana no Brasil e suas contribuições para a formação da cultura brasileira, a HQ foi ilustrada em aquarela e apresenta as principais temáticas antropológicas, sociológicas e históricas relativas à cultura afro-brasileira. Narrada pelos próprios orixás, a aventura parte do surgimento do homem na África, passando pela escravidão, a construção do Brasil, seu povoamento e as contribuições advindas de sua cultura material e imaterial tais como dança, música, linguagem, culinária, religião e artesanato, enfatizando o quanto pesa a cultura africana no patrimônio brasileiro.
AfroHQ enfoca com detalhes e sensibilidade a contribuição da cultura africana na formação do povo brasileiro e dá continuidade ao trabalho de uma equipe que vem produzindo quadrinhos para que crianças, jovens e adultos possam conhecer detalhes pouco explorados das contribuições culturais deixadas para nós, por muitos povos, como os Judeus, tema dos cinco primeiros álbuns, chamados de “Passos Perdidos, História Desenhada”; e da interação étnica na formação da Nação Brasileira em “Heróis da Restauração”, o sexto álbum. “AfroHQ”, o sétimo, continua com esta trajetória etno-histórica que tem motivado o trio em seus projetos.

Serviço:
AfroHQ: História e Cultura Afro-brasileira e Africana em Quadrinhos
Lançamento: 02 de julho, às 19h, na Livraria Cultura - Recife (PE)
Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Roberta Cirne
Número de pag.: 90 Preço: R$ 20,00
Informações: afrohq@gmail.com ou AfroHQ


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: