Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

ANIMA INFO 1235

Recruta Zero é tema de debate e de exposição

 

O SESC Vila Mariana promove, no dia 10 de junho, um bate-papo gratuito sobre a importância do Recruta Zero, personagem que se tornou ícone das histórias em quadrinhos norte-americanas. O bate-papo integra as atividades desenvolvidas para celebrar os 60 anos de criação da tirinha, criada por Mort Walker e publicada em mais de 53 países e com 280 milhões de leitores diários.

Participam do debate o desenhista Primaggio Mantovi e os jornalistas Gonçalo Junior, um dos maiores especialistas em quadrinhos no Brasil, e Álvaro de Moya, curador da exposição Recruta Zero 60 Anos, em cartaz até 27 de junho no Atrium do SESC Vila Mariana.

A exposição reúne desenhos originais das tiras que chegaram especialmente para a mostra, desenhos animados da série de TV, objetos raros de merchandising, publicações inéditas no Brasil e uma dedicatória do autor em DVD para o público do Brasil. O acervo da exposição é da Creative Licensing Brasil.

O personagem surgiu nos anos 50, época clássica dos quadrinhos norte-americanos e, mais tarde, ganhou uma versão para desenhos animados. Hoje com 86 anos de idade, Mort Walker é o único desenhista de quadrinhos no mundo que continua ativamente produzindo sua tira ininterruptamente desde sua criação, em 1950.

O desenhista deu ao Recruta Zero uma postura antibelicista e satírica perante o exército norte-americano. Com isso, o personagem de Walker se tornou importante para a cultura pop contemporânea.

"Podemos simplesmente gargalhar e passar o tempo, ou aproveitar esse contato para compreender em que mundo essa produção ocorreu e o que ela pode nos dizer ainda hoje", afirma Álvaro de Moya, curador da exposição. Ele explica que o senso de humor constante e diário, em gags completas, desafiou os tempos e passou despercebido pela censura dos tempos da ditadura militar brasileira, mas não passou incólume pelo militarismo pecuniário norte-americano.

Álvaro de Moya foi pioneiro no estudo das histórias em quadrinhos. Autor de muitos livros sobre o tema, o jornalista atuou também como roteirista, produtor e diretor de cinema e TV.  O italiano Primaggio Mantovi desenhou personagens como a menina Luluzinha e o cowboy Rocky Lane, além do próprio Recruta Zero. Ao longo de sua carreira atuou como desenhista, roteirista e coordenador das histórias Disney feitas no Brasil. Gonçalo Junior é jornalista e pesquisador de quadrinhos. Em 2004, recebeu o Troféu HQ Mix por ter escrito o melhor livro teórico sobre o assunto, A Guerra dos Gibis. Atualmente, editor da revista Personalitté.

 

BATE-PAPO RECRUTA ZERO

 

Dia 10/06/2010, quinta, às 20h30

Retirada de ingressos com 1h de antecedência na central de atendimentos.

Auditório (131 lugares)

Duração: 60 minutos

Acesso para pessoas com deficiências

Livre para todos os públicos

Estacionamento: a partir de R$ 5,00 

 
 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: