Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tortura de animais? Aqui no Brasil, não! Por favor...

Navegantes,
Em um mega levante no Twitter, eu soube de uma informação lamentável, desastrosa e desprezível. Um deputado do Rio Grande do Sul criou um projeto de lei para que seja permitido naquele estado a tortura de animais em rituais religiosos. Tentei achar alguma informação de que a lei foi retirada, mas não encontrei. O cidadão? Deputado Edson Portilho, do PT. Bem, fui buscar informações acerca do fato para saber mais. O senhor Edson Portilho é hoje vereador de Sapucaia do Sul. Em minhas buscas, verifiquei que ele é professor (!!!) e defensor da cultura afro.
Apoio que cada grupo tenha seus defensores e tenha seus interesses. Mas, desculpem. Estamos no Brasil. Um item da cultura africana, que a nós é total falta de respeito, sensibilidade e principalmente, um atentado a vida, não pode ser colocada como lei. Torturar animais, humanos ou sejam lá que tipo de vida for em nome da "manutenção" de uma cultura, isso não. Desculpem os afrodescentes, mas estamos no Brasil e aqui não devemos, ou deveríamos, permitir matança em nome de nada.
Lamentável que um representante do povo faça uma lei para um grupo e se esqueça de outro. Vocês que moram no Rio Grande do Sul, fiquem de olho. Ele está aí. Quem sabe, ele não esteja pleiteando uma vaga como deputado novamente...? E só para ter certeza que a foto em questão é dele mesmo - e não um homônimo - peguei-a do site da Assembleia Legislativa do RS quando ele era deputado. Para não esquecer... Ok?

←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Felipe "Morikawa" de Alcântara disse...

Me tuitaram o link da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) com essa notícia. Mas como não conheço essa agência ia até te perguntar se tem credibilidade, Sandra.

Só que pelo jeito é real, né? É... não me orgulho disso, mas sou meio apolítico porque essas coisas me cansam muito. Porém uma notícia dessas eu não consigo ignorar. Farei questão de lembrar o nome desse sujeito.

Lamentável.

Celbi P. disse...

Nem vou discutir o conteúdo da lei. O que me espanta é como o twitter e os blogs desinformados conseguem ser tão nefastos quando meia dúzia de "desavisados" decidem se manifestar loucamente. Os veículos tradicionais devem estar vibrando.

Sandra, você pesquisou a data desta aprovação da lei. É de 2003!!! (DOIS MIL E TRÊS). Como é que isso foi repercutir SETE anos depois? Só no Brasil! A “lei 282/2003” que é limitada ao estado do Rio Grande do Sul pode ser pesquisada no Google. Procura aí:

11/11/2004

recentemente foi aprovado na Câmara dos Deputados do Rio Grande do Sul o Projeto de Lei n.º 282/2003, de autoria do Deputado Edson Portilho, acrescentando parágrafo único ao artigo 2º da Lei 11.915, de 21 de maio de 2003, que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, para excluir da vedação do supramencionado artigo o livre exercício dos cultos e liturgias das religiões de matriz africana."

sandra monte disse...

Interessante sua procura Celbi.

Uma pena que - ao que você escreveu - um dos blogs "nefastos" em questão é justamente o meu, não?

Já que não achei a tal informação da data da lei.

De qualqur forma, obrigada em nome dos demais leitores do Papo de Budega.