Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crise dos mangás e animes é séria, não é ilusão!

Navegantes,
O último ano mostrou que a "alegria" dos japoneses mundo afora acabou. Segundo o site ICV2.com, houve uma queda razoável nas vendas de mangás nos Estados Unidos. A arrecadação foi de 175 milhões de dólares em 2008 para 140 milhões em 2009.
Agora não sei precisar - devo ter escrito isto em algum tempo passado - mas o mercado de animes também teve reduções financeiras. Ou seja, será que as "novidades" dos anos 2000 chamadas mangás e animes agora não atraem mais? Será que a queda financeira, falta de títulos novos e que sejam interessantes acabou?
Lá no JBox News, houve quem contestou meu comentário, de que não há nada novo saindo do Japão. Produções, óbvio que há. Mas, não há nada que saia de lá e que possa ser aproveitado no ocidente. Como exibir certos títulos sem barrar na classificação indicativa?
Sabe, o retorno de CDZ só mostra que o mercado japonês está em uma crise danada. Porque não há animes novos para virem ao Brasil. Daí vem este “revival” de CDZ, Sailor Moon, DBZ, Naruto, Pokemon...
Além de tudo isso, junte o fato da internet estar ocupando um lugar que as empresas ainda não enxergaram que ela tem. Uma boa solução para eventuais “testes” de animes seria a internet, como postei dias atrás. Mas, as empresas não perceberam, ainda, que a internet é o grande veículo. Vide Lost no canal Terra, que tem uma boa audiência, tendo sido visto mais online do que na própria TV.
Até as grandes “majors” (termo dado aos 6 maiores grupos de entretenimento do mundo: Warner, Disney, Viacom (Paramount), Universal (cinema e não a igreja), Sony e News Corp (Fox) começam a ver que o caminho, agora, é a internet. Vide este link.
O mercado de entretenimento passa, sempre, por mudanças. E ao que parece, este não é o momento dos mangás e nem dos animes. Será necessário haver mudanças e saturação da atual moda - que parece-me, são os seriados da Disney - para que os jovens possam voltar seu interesse novamente a este mercado.


←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Cecilia Cavalcanti disse...

A crise não foi de um dia para o outro, quem esteve para perder a casa sacrificou um pouco a leitura e lazer.

Os títulos lançados são muito clichés. E os que poderiam vir ao Brasil não vêm e são colocados como scans na net. Logo não faturam nada.

Othon Pereira de Noroes disse...

mas também a crise Desenho norte Americano feito por causa séries com Disney e Nick..


Ora mercado desenho Americana 70 ,80 e 90 indo bem ,mas hoje mercado desenho perdeu espaço com séries em hannah montana até Icarly....

pouca novidade até hoje com Ben 10,bob esponja e os simpsons.

é triste...

Infelizmente empresa hanna barbera e Cartoon network lá abaixo...


desenho filmes 2D crise por causa desenho 3D,está muita feia...

faz uma alerta .........

séra medo falência desenhos ????