Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Campos de Concentração no Brasil, sim, eles existiram...




Navegantes,
Hoje é supostamente uma dada comemorativa. Em 22 de abril de 1500, Portugal "descobria" o Brasil. Bem, sabemos que o que aprendemos na escola beira a bobagem aguda. Nossa História não foi tão bonitinha quanto todos os governos tentam passar. Esta matéria acima, do programa Mais Você, mostra-nos o quanto o Brasil tem seu lado miserável.
Afinal, antes mesmo do nazismo implementar na Alemanha e em vários países europeus, já existiam Campos de Concentração no Brasil. Onde? No Ceará. Fiquei um tanto perplexa, já que nasci lá. A matéria é bem explicativa e os comentários do professor Carlão também são interessantes.
Esta é a nossa História. Sem máscaras, sem bla bla blá... Talvez seja por isso, que nós mesmos não damos valor ao que aprendemos na escola. Porque fica claro que algo ali está errado. Afinal, se nossa História é tão bonitinha como aparece nos livros, porque há tanta desigualdade social? Se a História fosse mostrada como ela realmente é, acredito que os jovens pensariam mais em melhorar o futuro. E não em repetir as mazelas do passado... Para pensar.


←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Felipe "Morikawa" de Alcântara disse...

Eu também vi esse programa hoje de manhã, fiquei surpreso mas não chocado. Sei lá, eu sempre pensei que muita coisa feia aconteceu e é escondido da gente.

Isso me lembrou um livro que eu li chamado "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" escrito por um jornalista chamado Leandro Narloch.

Não sei se é sensacionalismo que ele escreve, mas parece bastante razoável. É um livro com essa mesma proposta de descontruir a história, contar como ela é e talz.

Eu gosto muito de coisas desse tipo, porque detesto o modo romanceado e embasbacado como se ensina história nas escolas.

Celbi P. disse...

O assunto é interessante. Aliás, as aulas desse professor já foram discutidas no blog do Reinaldo Azevedo. A aula sobre os EUA que está no Youtube é de fazer alguém desprevenido ter um ataque cardíaco. Recomendo uma espiada neste link que fala sobre "A Mentira como médoto".

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/as-nossas-escolas-1-mentira-como-um-metodo/