Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANIMA INFO 1212

Livro sobre HQs argentinas chega ao mercado

Os brasileiros conhecem pouco do quadrinho argentino. Já leram Mafalda, as mulheres alteradas de Maitena, as tiras de Macanudo, de Liniers, publicadas diariamente no jornal Folha de S.Paulo. A produção do país vizinho é muito maior, como revela o livro Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos, do jornalista e pesquisador Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos.
A obra, da editora Zarabatana, faz um raio-x dos trabalhos, dos autores e da produção editorial de lá, tanto as do presente quanto as do passado, dos títulos impressos às novas experiências virtuais. O livro mostra os quadrinhos mais conhecidos – como os de Quino, criador da questionadora Mafalda – , mas se preocupa também em detalhar outras séries importantes na história do país.
Um caso é ficção científica El Eternauta, publicada pela primeira vez há mais de 50 anos. A obra foi incluída pelo governo argentino entre os cem títulos essenciais para serem lidos pelos estudantes. O autor da série, Héctor Germán Oesterheld, é tido como o principal roteirista argentino, embora quase desconhecido no Brasil – é dele a biografia em quadrinhos de Che Guevara.
O livro é a obra mais expressiva sobre os quadrinhos argentinos já publicada no Brasil. O autor, que também é professor do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo, estuda o tema desde 2007, quando viajou para Buenos Aires. Desde então, realizou mais cinco idas ao país. A última passagem pela Argentina foi em dezembro de 2009, para fazer uma última atualização dos dados.
A capa foi feita pelo argentino Liniers especialmente para a obra. O prefácio é do desenhista brasileiro Adão Iturrusgarai, que mora há três anos na Argentina.

Lançamento

Quando: 1º de maio, sábado
Horário: 19h30
Onde: HQMix Livraria
Endereço: Praça Roosevelt, 142, centro de São Paulo


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: