Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 1 de março de 2010

ANIMA INFO 1158

Brasil terá especial em mostra de animação em Lisboa

Acontece entre os dias 11 e 21 de março, a MONSTRA - o Festival de Animação de Lisboa, que tem como estimativa a presença de mais de 15 mil pessoas. Em comemoração ao 10 anos de existência e o Centenário da República Portuguesa, o evento retratará nas salas de cinema da cidade, o que de melhor foi produzido pelo cinema de animação em Portugal e em outros países do mundo, como Inglaterra, França, Holanda, Suíça, entre outros. Ao Brasil foi reservado um dia exclusivo. No próximo dia 18, o talento brasileiro para a linguagem da animação será o destaque do festival.
Outra participação brasileira importante no evento será a de Wilson Lazaretti. Fundador e diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas desde 1975 (a mais antiga oficina infantil de animação do mundo) e professor de Animação na Universidade Estadual de Campinas desde 1990, Lazaretti ministrará um workshop para pais e filhos, onde serão explorados alguns conceitos sobre cinema de animação.
Além do brasileiro Lazaretti, a "MONSTRA" também contará com a presença do realizador norte-americano Bill Plympton, duas vezes indicado ao Oscar. Em Lisboa, Plympton, 64 anos, terá uma retrospectiva da sua obra - intitulada "Sex, dogs and violence" - e dará uma aula sobre cinema de animação. Os músicos Normand Roger e Nik Phelps, a realizadora tcheca Michaela Pavlatova e o realizador estoniano Priit Parn são outros convidados da edição deste ano.
Haverá ainda a "Monstrinha", um espaço de cinema de animação para o público mais novo que vem ganhando terreno em relação à programação geral, o qual contará com mais de 60 sessões e oficinas sobre a arte de manipular e animar imagens e objetos. Para mais informações sobre o festival, acesse o site oficial.


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: