Desejo: Boas Festas...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Avatar x E O Ventou Levou...

Navegantes,
Há alguns dias, Avatar se tornou a maior bilheteria do mundo. Entretanto, há muitas considerações sendo feitas em relação ao público. Que é maior bilheteria e não maior público. Até hoje, o maior público em um filme teria sido em E o ventou levou. Certo. Quem achou Avatar bobo, adora criticar e pega os dados estatísticos como "prova" de que o filme de Cameron não é bom.
Mas, cara, o que as pessoas desconsideram é um ponto fundamental. O momento histórico de ambos os filmes. "E o vento levou..." foi lançado na Era de Ouro de Hollywood. As pessoas iam muito ao cinema. Não havia a concorrência da televisão. Uma outra grande bilheteria que pegou a Era das Massas da televisão e que foi um estouro foi ET. Houve outros casos no meio do caminho como Jurassic Park e Titanic. Avatar é o primeiro (ou segundo, se pensarmos em O Cavaleiro das Trevas) mega hit da "Era da Informação". Conseguiu sobreviver a pirataria, a distribuição "livre' da internet.
Ou seja, cada grande mega hit foi mega por suas particularidades. Não menosprezem um filme pura e simplesmente com dados soltos. Acho que quando temos sucessos avassaladores como todos os filmes citados - além de Star Wars - é necessário ver em que contexto o título se encontra e relevar o êxito comercial ou não que a obra alcançou.
Só para constar...
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: