Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Tezuka já teve trabalho feito por artistas estrangeiros...

Navegantes,
No início desta semana, teci algumas considerações acerca da matéria sobre Maurício de Sousa e o trabalho com Tezuka. Como eu disse, acho que as informações que o periódico japonês colocou online são fruto de algum release - mal feito? - saído aqui do Brasil.
Além do absurdo de comparar Maurício de Sousa ao Walt Disney, a matéria também trouxe outro erro. Segundo nos relata Alexandre Nagado em seu blog, um dos trabalhos de Tezuka já foi produzido por um artista estrangeiro. Veja o trecho que Nagado relata:
Em 1965, na cola do sucesso do animê Astro Boy, a editora estadunidense Gold Key publicou uma versão local, devidamente licenciada. Na época a revista custou 12 centavos. Hoje, uma edição em bom estado, vale mais de 57 dólares na mão de colecionadores, de acordo com o site Mile High Comics. Foi, provavelmente, a primeira adaptação ocidental de um personagem japonês de mangá e animê. E foi justamente o icônico Astro Boy (ou Tetsuwan Atom) de Tezuka, que ganhou recentemente um longa em computação gráfica nos EUA. Além disso, versões locais do famoso herói-mirim foram produzidas também na Argentina, Peru e Venezuela.

É interessante ler o comentário inteiro que Nagado faz. E notar que, nem sempre as notas internacionais - se é que isso foi "internacional" mesmo - trazem informações corretas.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: