Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Projeto de Lei 5.921/01

Pois é. O projeto de lei 5.921/01 é sobre a publicidade infantil. Aquela lei – acho que já falei disso aqui – em que é proibido fazer publicidade para as crianças. Segundo o site da I Conferência Internacional de Marketing Infantil, na última quarta-feira a Câmara amenizou o discurso radical ante o tema.
E tem que amenizar mesmo. Cara do céu, onde já se viu proibir uma coisa destas? Não fazer propaganda, não incentivar o consumo? Em que mundo o senhor deputado Luiz Carlos Hauly (autor original da PL) vive? É um absurdo jogar nas costas somente da publicidade as mazelas atuais de consumismo de nossa sociedade.
É saudável querer as coisas. Mas, é mais saudável ainda quando os pais dizem não. Lembro-me que quando eu era criança, eu queria dois presentes no meu aniversário: um Boca Rica (lembram?) e uma câmera do Snoopy. Minha maãe foi categórica: "os dois não dá. Escolhe um deles!" Tive que escolher. Isso é ruim? A negativa dela foi ruim para mim? NÃO, não foi. É isso que falta hoje em dia. Conversa dos pais e as negativas deles.
Daí, alguns hipócretas podem dizer: "ah, mas e as crianças que não têm condições financeiras alguma de escolha?". Ora, se elas não têm condições nem de escolher, então o problema não é a publicidade, mas sim a distribuição de renda completamente torta deste país.
Assim, vamos encarar nossos REAIS problemas. As causas e não as consequências. Vamos parar de jogar a culpa na publicidade, nos games, RPGs, desenhos animados. Vamos encarar sinceramente o que levam as coisas acontecerem...

←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Dood ! disse...

Sandra quando era pequeno tive a mesma educação que a sua, só que eu era muito pidão. Minha mãe se estressava comigo quando a gente saía, mas com o tempo aprendi meus limites na época.