Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mutirão Disney: Inducks

O pesquisado de Disney e de histórias em quadrinhos Fernando Ventura fez um extenso estudo sobre a obra de Renato Canini, um dos principais artistas Disney no Brasil. O resultado foi uma monografia de pós-graduação na Universidade Belas Artes e uma detalhada lista de créditos, sempre atualizada, disponível publicamente no Inducks.
Nos últimos anos a Editora Abril republicou muitas HQs de Canini o que levou uma nova geração a conhecer o trabalho do mestre. O editor Paulo Maffia insistiu na publicação de um Mestres Disney de Canini com uma HQ inédita, em 2005, cerca de 30 anos depois de sua demissão. E isso tudo, junto aos créditos levantados história a história, levou o grande público a descobrir que, além de Canini, grandes roteiristas como Ivan Saidenberg, Oscar Kern, Paulo Paiva, Júlio de Andrade, (dentre outros), estavam por trás daquelas boas histórias.
O levantamento de créditos dessas HQs foi feito atrávés de entrevistas, troca de e-mails, scans, conversas com editores, visita a acervos de originais e, principalmente, envio de cópias das histórias aos autores. Mas, além dos créditos, existem os bastidores. Este estudo monográfico está sendo reorganizado e atualizado para se tornar um livro somente sobre o Zé Carioca de Canini. Existe porém um buraco neste estudo. Quando Canini foi demitido como desenhista do Zé Carioca, por pressão dos americanos, ele continuou colaborando com a Abril escrevendo roteiros Disney de diversos personagens até meados dos anos 80. Alguns dos roteiros são conhecidos, mas não todos.
Canini não possui as histórias em sua coleção, mas tem boa memória e confirmou que se cópias das histórias forem enviadas, ele recordará quais escreveu. Porém, são muitas as histórias desse período com roteiristas desconhecidos. O falecimento no dia de ontem de Saidenberg reforça a urgência de estudos desse tipo e por isso, o pesquisador Fernando Ventura vem ao público solicitar ajuda para apressar o catálogo.
Nos links abaixo estão listadas todas as histórias de 1980 à 1986 que não se sabe quem são os autores, período onde estão a maioria das HQs desconhecidas de Canini:

http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1980.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1981.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1982.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1983.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1984.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1985.html
http://inducks.blogspot.com/2007/11/roteiros-no-identificados-1986.html

Ventura pede aos colecionadores auxílio em xerocar essas histórias, as quais ele organizaria e enviaria a Canini, que não possui internet. Por isso, é preciso que essas cópias sejam físicas. Basta que sejam cópias preto e branco legíveis. As histórias que não forem de Canini serão encaminhadas para outros roteiristas e editores do período, para tentar fazer um levantamento o mais completo possível. Os colaboradores terão seus nomes creditados no blog Inducks (e no futuro livro). Os colecionadores interessados podem entrar em contato por e-mail: fernandopventura@uol.com.br.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: