Desejo: Boas Festas...

domingo, 11 de outubro de 2009

ANIMA INFO 1049

Vejas mais detlhes do DIA

Animação Jobi

Na edição especial Anima Info 1000, o Papo de Budega teceu comentários sobre o Dia Internacional da Animação. Agora, falaremos mais acerca deste importante evento, que realiza-se simultaneamente em diversas cidades do país.
A partir das 19h30 do dia 28 de outubro, simultaneamente, várias cidades de todo o país vão celebrar o cinema mundial de animação com a realização do DIA – Dia Internacional da Animação, evento composto de mostras gratuitas de curtas-metragens nacionais e estrangeiros, que acontece, ao mesmo tempo, em todos estados brasileiros e em mais de 30 países.
O Estado de São Paulo é o recordista de cidades participantes no Brasil. Das cerca de 300 localidades brasileiras, 102 são paulistas. Desse total, em 2009, 66 municípios do Estado vão receber o Dia Internacional da Animação pela primeira vez. Confira a lista completa das cidades paulistas abaixo ou no site oficial do evento.
No Brasil, o DIA é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público a cada ano. Em 2008, 150 cidades promoveram a Mostra Oficial do DIA. Em 2009, cerca de 300 municípios vão realizar o evento graças à iniciativa voluntária dos organizadores locais e dos patrocínios de entidades, empresas e programas públicos.
O projeto é patrocinado nacionalmente pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet. E também conta com parceria da ASIFA – Associação Internacional do Filme de Animação, que faz com que filmes os brasileiros também sejam apresentados em outros países que comemoram o DIA.

Dia Internacional da Animação

O DIA – Dia Internacional da Animação – comemora o aniversário de 117 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. A cada ano que passa, a celebração cresce, contribuindo para a evolução do cinema de animação no mundo.
No Brasil, o DIA é organizado pela ABCA - Associação Brasileira do Cinema -com a atuação de seus associados espalhados pelo país. O evento é sem fins lucrativos, com entrada gratuita em todos os locais onde acontece. É o maior evento simultâneo do gênero promovido no país.
Para 2009, o evento conta com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Santander Cultural, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Cine Brasil TV, CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Paulista de Cineclubes e Fórum dos Festivais.
A diretora de eventos da ABCA e coordenadora nacional do DIA, Luciana Druzina, anuncia que em 2009 duas novidades estarão à disposição das cidades realizadoras, a Mostra de Deficientes Auditivos, produzida com o apoio do Centro de Produção de Legendas, e a Mostra de Deficientes Visuais, produzida com o apoio do Estúdio Beco das Garrafas, eventos que acontecem paralelamente à Mostra Oficial do dia 28 de outubro.
A formação de público e estímulo à produção de animação, em nível nacional, são objetivos do DIA. Por isso, a cada ano, a cobertura aumenta, chegando a todos os estados brasileiros e oferecendo a possibilidade para o espectador das capitais e de cidades de grande, médio e pequeno porte do interior assistir aos filmes de animação produzidos no país e no exterior.


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: