Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ANIMA INFO 1035

Falece roteirista Ivan Saidenberg

Por Fernando Ventura


Página da última HQ Disney que Said escreveu para a Editora Abril

Faleceu hoje, vítima de diabetes e insulficiência arterial, o roteirista Ivan Saidenberg, informou sua filha, Lucila Simões Saidenberg. Said, como era conhecido por seus colegas, foi o mais prolífico roteirista Disney brasileiro da Editora Abril.
Criou as primeiras histórias de muitos personagens como o Morcego Vermelho, e Pena Kid, dentre outros projetos. Sua maior contribuição provavelmente foi ter desenvolvido de forma extremamente original o universo do Zé Carioca, juntamente com o desenhista Renato Canini.
Ele criou roteiros para a Editora Abril até meados dos anos 80, quando então se mudou para Israel com a filha e a mulher (que também ajudavam nos roteiros). Em junho de 2005, já de volta ao Brasil, com o auxílio de sua filha Lucila, divulgou sua impressionante listagem de histórias Disney que alcançam 939 registros no Inducks (além de muitas outras histórias nunca publicadas).
O trabalho de Said impressiona até hoje novas gerações de roteiristas como Arthur Faria Jr. e o dinamarquês Lars Jensen, que comentam que, seja qual personagem Disney você escolher, por mais obscuro que seja, Ivan Saidenberg o utilizou.


←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Matheus Guarany disse...

Puxa, mas que pena... triste mesmo...
Vá em paz, Said