Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ANIMA INFO 1014

Animania estreia na próxima sexta-feira na TV Cultura


Animania estreia na próxima sexta-feira (18/9) às 19h30 na TV Cultura - SP, trazendo o que há de mais interessante sobre o tema, com novas tecnologias, entrevistas, bastidores, filmes e vídeos experimentais. Com meia hora de duração, o programa tem direção e concepção de Quiá Rodrigues, cineasta, ator e também manipulador de bonecos para teatro, TV e cinema. A nova atração conta com uma parceria entre a TV Cultura e TV Brasil, onde o programa é exibido há dois anos e meio.
O Animania é apresentado pelo esperto garoto Zeca 2D, - um boneco com tamanho e trejeitos de ser humano, manipulado por três pessoas, uma delas o próprio diretor: "Precisamos ter três manipuladores para o Zeca, assim ele fica mais dinâmico quando percorre o cenário", conta o criador. Zeca tem ainda um companheiro bastante atrapalhado e xereta, o ratinho Seth, que leva o lado descontraído da atração. "O Seth já existia em nossa logomarca e resolvemos dar vida a ele. O personagem é todo atrapalhado, mas também louco por animação".
O cenário é o quarto de Zeca e é lá que ele recebe seus convidados para discutir sobre o universo da animação: novas tecnologias, entrevistas, notícias e bastidores dessa mania global. O programa também vai exibir curtas-metragens, vídeos experimentais, clipes musicais e comerciais, tudo em animação. Também haverá dicas de sites, livros e DVDs animados.

Para crianças e adultos

O Animania é dividido em quatro quadros: Fábrica Ótica (sequências de animações em brinquedos óticos); Catavento (quando o garoto Zeca 2D visita estúdios de animação, conversa com diretores internacionais e nacionais e exibe filmes); Via Web (investigação de tudo sobre animação na Web); Córtex (exibição de filmes clássicos e antigos de animação); e o Dica Animada (parte que dá dicas de desenhos e seriados animados).
Há nove anos na área, Quiá dirigiu seu primeiro curta-metragem de animação - De janela Pro Cinema - em 1999, usando a técnica de animação stop motion com bonecos articulados e confeccionados por sua empresa, a Oba (Oficina de Bonecos Animados). "Fomos para Cannes com o meu filme. Com isso, muitas portas se abriram. O Animania, agora também na TV Cultura, traz diversas novidades nessa área e é voltado tanto para as crianças como para os adultos", explica o diretor. "Há cinco anos, mais ou menos, a animação, os desenhos, eram totalmente voltados para o público infantil, mas essa característica já está mudando e estamos entrando com força no mercado adulto".
A atração pretende abrir espaço para animadores nacionais e internacionais, mostrar debates e reflexões do processo criativo de animação: "Estamos passando um momento em que o audiovisual brasileiro está, mais do que nunca, crescendo e enfrentando uma ótima fase no mercado nacional e internacional," diz o diretor.

Fonte: Press Release
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: