Desejo: Boas Festas...

domingo, 26 de julho de 2009

Teoria da conspiração dos animes!!!

Olá caros navegantes do Papo de Budega. Eis algumas considerações sobre o mercado de animes atual. E refiro-me ao que vem acontecendo lá fora, e possíveis consequências no mercado interno.
Lembro-me que algumas pessoas têm falado da falta de novidades no mercado. Há remakes e novos episódios como Dragon Ball, FMA e o retorno de InuYasha. Mas, por que isso está acontecendo? Simples: os últimos dois anos não nos trouxeram nada de inovador. Ou melhor dizer: nada que tenha chamado a atenção do público.
E, o pouco que há, tem sido mal trabalhado economicamente. É o caso de Naruto. A demora na veiculação dos episódios é o principal problema. E vejam, a culpa não é do SBT, mas sim da própria Viz Media. Até mesmo os americanos têm reclamado da demora na comercialização de produtos de Naruto. E olha que lá nos EUA a crise é forte...
Além disso, aquela que era principal TV a cabo juvenil das Américas não dá mais bola para os animes: o Cartoon Network. E "era", pois houve uma ascensão avassaladora do Disney Channel graças aos seus seriados!
Mas, e outros animes? Bem, a verdade é que até o momento, não houve nada revolucionador. Talvez por isso, tantos retornos. Tirando Dragon Ball, possivelmente o maior hit da animação japonesa fora do Japão, os demais títulos tiveram algum tipo de problema pelo mundo. O caso mais emblemático é InuYasha.
Aqui na América Latina, InuYasha teve uma exibição sofrível. O distribuidor Televix fez uma comercialização capenga. Não exibiu alguns episódios (133/134 e 147/ 148), não exibiu o final... Fez cortes hediondos. Um total descaso e absurdo. Quando o mangá acabou em 2008, acontecia no Japão um evento especial da autora Rumiko Takahashi. Houve um episódio especial chamado Kuroi Tessaiga. Tecnicamente, perfeito.
Agora, após um ano do término do mangá, a Televix perdeu os direitos do título. Ou seja, em uma incrível teoria da conspiração, podemos pensar no seguinte: a Viz Media tem os direitos de InuYasha para TODAS as Américas. Com os novos episódios, é bem possível que haja um intereese em fazer o que a Televix fez mal feito.
Ou seja, comercializar de forma correta o anime InuYasha, com edição que possa ser aceita pelas TVs da região. Loucura a minha? Pode ser. Mas, mesmo que muitos não gostem, o fato é que InuYasha tem um potencial único. E quem sabe, a Viz não queira corrigir os erros cometidos com Naruto? Acredito que os episódios de InuYasha já estão todos pronos - desde o Kuroi Tessaiga - e que algum tipo de comercialização forte está por vir. Só espero que venha ao Brasil.
Vamos esperar...
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

Eduardo disse...

Concordo principalmente na parte de Inuyasha. Um ótimo anime, mas que foi muito mal explorado e sequer teve a chance de fazer algum sucesso. Chegou praticamente morto ao Brasil.

Sandra, agora que a Viz terá que começar Inuyasha do zero, nova edição, nova dublagem e, tomara, novas emissoras ( longe do CN e Globo ), certo?

sandra monte disse...

Olá Eduardo,
Sim, acredito que a Viz - possivelmente - começaria do zero uma nova estruturação em cima de InuYasha.

Dood ! disse...

Gostaria de ressaltar uma coisa: na época em que o anime passou em canal aberto a censura caiu em cima devido ao personagem ser um demônio (youkai) e ficou-se a ver navios. Acho difícil. Já que animações com potencial para emplacar não dão muito certo por causa da censura Naruto consegue se sustentar as duras penas (a Rosita lançou essa semana Bandanas e acessórios ninja do personagem). Ainda se tenta emplacar com produtos.

Dood ! disse...

É dificil quando a canais abertos: a censura cai em cima de umas coisas e outras passa batido. Eu vejo por exemplo o desenho Billy e Mandy que é um dos top do Cartoon (senão um dos poucos dessa nova geração que presta). O desenho foi jogado pra madrugada sem divulgação nenhuma pelo SBT. E falo de um cartoon que tem um potencial genial, tanto que ganhou dvd com as primeiras temporadas nos EUA.

Samuhel disse...

Cartoon Network é pra mim oum dos canais mais inúteis da grade. Só querem saber de Ben10 e uns desenhs de traco tosco. O "anime" que está recebendo atençao do canal é o Bakugan, que parece uma mistura de Beyblade com Yu-Gi-Oh!, e bem pior que esses dois (até que eu gostava de BeyBlade).