Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Direito de resposta à Telefônica

Amigos, todos os visitantes do Papo de Budega sabem do grande número de críticas que faço a Telefônica. A empresa entrou em contato conosco em virtude de uma política de boa vizinhança. Abaixo seguem os comentários da companhia:

A campanha institucional Telefônica em Ação que foi lançada hoje para comunicar aos clientes e à sociedade o trabalho que está sendo feito para aprimorar seus serviços. A campanha terá três objetivos: informar que a companhia está ciente de que precisa melhorar; assumir o compromisso de qualidade com o cliente como prioridade e trabalhar com ações concretas neste sentido.
Durante dois meses, a campanha prestará contas, informando todas as medidas de aprimoramento, a evolução de sua implementação e os detalhes das mudanças já realizadas, tanto na rede de acesso à internet quanto nos canais de atendimento. O hotsite é o www.telefonicaemacao.com.br.

O Papo de Budega aproveitou a ocasião e fez duas perguntas de interesse público.

1) Por que a Telefônica, vendo a ampliação de usuários de banda larga, demorou tanto para fazer esta estruturação tecnológica?
O crescimento do acesso à banda larga e do uso da internet cresceu acima do esperado pelo setor todo. Uma pesquisa do IDC Brasil (International Data Corporation), por exemplo, mostrou que em junho de 2008 já contávamos com 10 milhões de conexões de banda larga no Brasil, índice que era previsto para ser alcançado em 2010. (dados do Barômetro Cisco de Banda Larga, estudo do IDC patrocinado pela Cisco). O tráfego acompanha esse incremento vertiginoso e esse é o maior problema.
A Telefônica, como principal provedora de internet banda larga, sente o impacto mais fortemente. São 2,7 milhões de clientes. Enquanto o número de usuários do Speedy cresceu oito vezes nos últimos seis anos, o aumento do tráfego cresceu 70 vezes.

2) Por que foi necessário a Anatel punir a companhia para que algo fosse feito?
A Telefônica já vinha investindo fortemente na ampliação de sua capacidade. Para 2009 estavam previstos investimentos de mais de R$ 700 milhões na ampliação da rede e aprimoramento do atendimento. Nós apenas antecipamos o investimento que estava previsto durante o ano para ampliarmos já a nossa rede. Como falei acima, o crescimento de banda larga superou qualquer expectativa traçada.
 
Nosso comentário: a segunda resposta foi muito bonita, mas sinceramente, a mim, não condiz com a realidade. Quem acompanha o noticiário geral e especializado (visito sites de comunicação e tecnologia), percebe que realmente foi necessária uma intervenção maior, no caso da Anatel. Acredito que um dos motivos foi justamente o prejuízo dado a algumas instituições públicas. Quem não lembra do caos dos Poupatempos meses atrás?
Enfim, o Papo de Budega agradece aos comentários e resposta da Telefônica, mas continua firme em sua posição de que foi "pouca" a punição dada a empresa. E que isso sirva para outras empresas - vide Net Virtua - tenham cuidado e zelo para com os consumidores, que pagam pelos serviços e por isso, devem ser devidamente respeitados e terem os serviços devidamente prestados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Rafael disse...

A gvt tá perdendo possiveis clientes enquanto não investe em outra cidades! Mesmo a telefônica melhorando a internet assim que acabar o contrato eu irei tirar todo o vinculo que tenho aqui em casa com ela, todo mesmo!

Mari disse...

mtu bom teu post, sandra. vc conseguiu descrever bem a desconfiança q a telefonica trouxe. pq, sim, eu acho bem impossivel crer numa empresa q soh resolve melhorar a sua internet dps de mta pressao e tal... eh mta sacanagem com os clientes.

sorte a minha q eu nao dependo mais desse speedy lixo... troquei pela banda larga da net!! adeus telefonica idiota.