Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

ANIMA INFO 654 - especial

Mickey Mouse faz 80 anos


Um dos mais importantes personagens já criados faz hoje 80 anos. Trata-se de Mickey Mouse. O personagem foi lembrado por diversos sites de animação pelo mundo e o Papo e Budega não poderia deixar de homanagear o simpático camundongo.

"It all started with a Mouse" ou "Tudo começou com o Mickey" foram as palavras de Walt Disney. Com o Mickey, todo o império da Walt Disney Estúdios tomou forma e força. Foi pilotando um navio em 18 de novembro de 1928 no curta-metragem Steamboat Willie que Mickey apareceu pela primeira vez. Em verdade, o personagem já havia nascido antes com Plane Crazy (veja esboço), contudo, este título foi lançado depois de Steamboat Willie. Há diversos detalhes históricos que podem ser vistos no especial Mickey Mouse celebra 80 anos do Animation Animagic. Posteriormente, Mickey Mouse apareceria em diversos desenhos animados para televisão, em filmes - especialmente em Fantasia - e nos quadrinhos.

Mesmo contrariando muitas pessoas, revistas como a Forbes colocam o personagem como a marca mais lucrativa do mundo. As proporções desse sucesso podem ser medidas pelos diversos negócios, entre os quais parques temáticos, licenciamento de produtos, canais de televisão e tudo que possa ser incluído no mundo do entretenimento. Tudo nascido a parir do simpático ratinho. Mesmo no Brasil, onde costuma-se desdenhar o camundongo, ele é referência. Afinal, quem não quer ter um personagem ou ser mais popular que o Mickey Mouse?
Ele já "contracenou" com diversos personagens e companheiros como Pato Donald, Pateta, Pluto entre outros. Seja como animação, seja nos quadrinhos. Na atual edição da revista Zé Carioca (edição 2329), por exemplo, o Zé Carioca faz uma visita ao amigo ilustre em Patópolis e obviamente, só arruma confusão.
Mickey Mouse é certamente um dos símbolos - e não o único - do poder americano ante o mundo. Contudo, ele tomou diversas faces e formas conforme os lugares por onde passou. No Brasil não foi diferente. Vários autores nacionais o retrataram nos quadrinhos, mostrando que até mesmo um símbolo americano pode ter um jeitinho brasileiro. É só prestar mais atenção.

Página da HQ brasileira "A Ameaça Espacial", de 1980. Roteiro do Gerson Teixeira e desenhos do Moacir Rodrigues. Fonte: Inducks.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: