Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ANIMA INFO 647 - atualização

Livro sobre animes será lançado este ano


Ainda este ano, chega às livrarias o título Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês. O livro tem como objetivo mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animes.
Definiu-se como universo de análise seis obras, compreendendo o período dos anos 60 à primeira década de 2000, a saber: "Ribon no Kishi" (A Princesa e o Cavaleiro), "Kidou Senshi Gundam" (Móbile Suit Gundam), "Saint Seiya" (Cavaleiros do Zodíaco), "Ranma ½"; "Shin Seiki Evangelion" (Neon Genesis Evangelion) e "Sen to Chihiro no Kamikakushi" (A Viagem de Chihiro).
Para isso, a trajetória de pesquisa baseou-se em elaborar uma lista dos principais desenhos japoneses com a finalidade de encontrar os animês mais importantes historicamente e já consagrados como grandes fenômenos de audiência.
Patrícia M. Borges é a autora do livro. Ela é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês é um lançamento é da editora Via Lettera, a mesma que lançou os títulos de Sônia Bibe Luyten. Há o apoio da Fundação Japão. Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial, que deve ocorrer nas proximidades da Av. Paulista em São Paulo. Outras informações deste lançamento saem em breve.

ATUALIZADO EM 11/11/ 2009 ÀS 21h10.
A Patrícia nos contatou e informou que o livro e o lançamento oficial devem ocorrer em 2009. Ficamos no aguardo pelo título, que acrescentará a bibliografia nacional sobre o tema animes.


←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

Patricia Borges disse...

Olá Sandra,
De antemão, agradeço-lhe o incentivo e a iniciativa de divulgar o livro. Também parabenizo-lhe pelo pioneirismo em popularizar esta informação - o que demonstra o nível de sua qualificação profissional!

Espero que esta publicação corresponda às expectativas dos leitores e resulte numa possibilidade de conhecer pessoas para trocarmos idéias!!
Arigatô.

パトリシア。 

Rafael disse...

Opa! Se puder eu compro esse livro! Cheguei a ler anos atrás um livro chamado: mangá, o poder dos quadrinhos japoneses (acho que é esse o titulo, não lembro)

sandra monte disse...

Sim, é este o nome.
É um dos livros da Soni B. Luyten.

Erikitto disse...

Não pude deixar de comentar.
Conheço a Patricia a algum tempo, e certamente não abro mão de ter este livro de forma alguma!
Tive a oportunidade de ver seu conteúdo antes, e aseguro que é um excelente livro!

Eric Vaz